Pr. José Miguel Soares, um pregador do evangelho e defensor da doutrina
Um importante trabalhador da obra do Senhor faleceu neste domingo (27), aos 87 anos, em Vila Medeiros (SP). O Pr. Jose Miguel Soares Filho teve sua vida inteira dedicada ao Reino de Deus. Ele presidiu a IAP entre 1969-1972 e 1976-1979.
Nascido em Sapé (Paraíba), em 23 de junho de 1926. Casou-se, aos 21 anos, com a Diaconisa Aparecida Correa e juntos tiveram 4 filhos: Enos, Paulo Roberto, Williams e Wellmer, todos pastores. Mais tarde todos se casaram respectivamente com: Divalda, Rute, Lilian e Eliana, todas diaconisas. Destes casamentos, o Senhor agraciou o Pastor José Miguel e a diaconisa Aparecida com 11 netos e 4 bisnetos.
Aos 12 anos de idade, o pastor José Miguel aceitou o evangelho de Jesus Cristo, na região Noroeste do Estado de São Paulo. Na adolescência veio para a cidade de São Paulo, passando a integrar a juventude promessista. Iniciou seu ministério na cidade de Osasco/SP, em 1957, como missionário. Naquele mesmo ano ele participou de uma comissão, juntamente com o pastor João Augusto da Silveira e outros, que cuidaria da criação do curso pré-missionário (embrião para o surgimento do 1º seminário de preparação de obreiros da IAP). Neste curso pré-missionário, exerceu o cargo de tesoureiro e ministrou a disciplina de história geral. Também foi no ano de 1957, que o pastor José Miguel se formou como contador.
No ano de 1959 foi enviado para a cidade de Maringá/PR, como missionário, onde inaugurou o 1º templo da IAP nessa cidade. Após 3 anos foi para a cidade de Brasília/DF, trabalhando no Distrito Federal, Goiás e no Mato Grosso.
Durante sua segunda gestão como presidente da IAP (1976 a 1979), em 1978, o IBAP (Instituto Bíblico Adventista da Promessa) foi transferido para a cidade de São Paulo, sendo que, para tal, foi construído um edifício no terreno da IAP em Vila Maria, na Rua Margarinos Torres, 771.
Foi o responsável pela implantação da IAP no estado de Rondônia, em um tempo em que as viagens duravam cerca de 40 dias, o que acarretava em um longo período longe da família. Também foi autor de folhetos evangelísticos, amplamente utilizados pela IAP ao longo das décadas.
O pastor José Miguel foi um grande empreendedor na construção de templos da IAP. Sua grande marca foi seguir fielmente a ordem de Cristo: “ide por todo mundo e pregai o Evangelho a toda criatura”, e não mediu esforços para que isso acontecesse. Quem o conheceu, certamente se lembrará da pergunta que ele fazia a qualquer pessoa: “você conhece a Jesus?”, “Guarda os mandamentos?”. A partir daí, sempre pregou o amor de Deus pelos pecadores, como também, foi um fiel defensor da doutrina bíblica promessista.
Seu corpo foi enterrado no Cemitério Primavera II, em Guarulhos (Av. Silvestre Pires de Freitas, 1579), na segunda-feira. Oremos para que Deus console toda a família