“Embraçando sempre o escudo da fé, com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do Maligno.“ (Ef 6:16)
É muito claro na vida espiritual que existe uma guerra ininterrupta, na qual não somos vitoriosos por nós mesmos e que precisamos nos proteger. Dardos inflamados, ou se preferir “setas incendiadas”, são atiradas constantemente contra a nossa integridade. A Bíblia apresenta para a nossa defesa o “escudo da fé”.
A fé nos permite abraçar a graça oferecida por Jesus (Ef 2:8), a justificação espiritual e a paz com Deus (Rm 5:1). A fé é irmã inseparável do amor e da esperança (1 Co 13:13). É a chave para entendermos o futuro, o invisível, a criação, como agradar a Deus, o segredo da vida dos irmãos do passado e nos dar um motivo digno para viver (Hb 11). Por isso, a fé, é um escudo para nos proteger das setas inesperadas.
A mesma fé que um dia nos salvou, agora nos protege. A fé que nos levou a aceitar o convite especial de Deus, agora nos inspira a avançar, apesar do zumbido incessante dos dardos inflamados. A fé que nos libertou, agora nos impulsiona a “estar com Cristo onde a luta se travar”.
Mas o que seria essas setas incendiadas? Muita coisa pode estar incluída nesta expressão. Pode ser tudo que visa ferir ou matar o cristão como: pecados, obras da carne, ódio, dúvida, medo e tristezas. Porém, as mais comuns vêm das palavras como falsos julgamentos, calúnia, ofensas e insinuações maldosas.
E essas ações, como desde o princípio, têm como articulador o Maligno, que é sempre sutil.
Os escudos dos soldados romanos protegiam-nos por inteiro. Conforme Wiersbe, o tamanho era de 1,20m de altura por 60 cm de largura. Assim, também a fé, que é a confiança plena, a certeza de que cremos num Deus verdadeiro e nunca estamos sós, não pode afastar-se de nós. Ao contrário, deve estar conosco, como um escudo firme em nosso braço e à nossa frente, protegendo-nos inteiramente.
Setas incendiadas são lançados contra os filhos de Deus e, principalmente, contra quem trabalha para o Senhor. No entanto, diante de uma fé verdadeira, as setas não apenas são debeladas, mas sim, extintas. Em 1 João 5:4 lemos: “porque todo o que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo: a nossa fé.”
Pelo Senhor, avante.
Pr. Elias Alves Ferreira integra a equipe do Departamento Ministerial – Convenção Geral