Skip to content

O Facebook está em cima do muro. E nós?

O desafio da Geração Metanoia deve nos levar às muralhas
Em 30/03/2012, o portal Terra publicou a seguinte notícia: “Facebook quer facilitar busca por status, “curtir” e vídeos”. E o que isso tem a ver com estar em cima do muro? Já respondo.
Cerca de 24 pessoas estão envolvidas nesta melhoria. E o que isso tem a ver com estar em cima do muro? Eu já respondo.
O Facebook tem mais de 850 milhões de adeptos pelo mundo, cerca de 15% da humanidade tem uma conta, mas eles não estão satisfeitos. Eles querem mais (por isso a melhoria). E o que isso tem a ver com estar em cima do muro? Respondo: na nossa cultura, estar em cima do muro é não ter atitude ou decisão sobre algo. É ser morno! Porém, quero convidar você, amigo leitor, para viajar um pouco nas Escrituras Sagradas e aterrissar no livro de Habacuque e, assim, entender por que o Facebook está em cima do muro.
O livro de Habacuque é conhecido pelo capítulo 3 e versículos 17 e 18 que diz: Ainda que a figueira não floresça, nem haja fruto nas vides; ainda que falhe o produto da oliveira, e os campos não produzam mantimento; ainda que o rebanho seja exterminado da malhada e nos currais não haja gado. Todavia eu me alegrarei no Senhor, exultarei no Deus da minha salvação”. Também é conhecido por ter um nome diferente “HABACUQUE” que significa “abraço” (algumas coisas parecem feias e estranhas à primeira vista, no entanto, quando olhamos mais de perto, ficam bonitas e interessantes).
O livro é escrito em meio a uma ameaça de cativeiro que seria dada pela Babilônia. O povo é avisado por Deus de seus pecados e de suas culpas, mas não se atentam em ouvir e respeitar a voz de Deus. O jovem profeta questiona Deus e toma uma atitude! Vai parar em cima do muro.
Jerusalém é conhecida por suas fortes muralhas e era exatamente ali onde, certamente, os inimigos iriam atacar primeiro. Ou seja, ele está em cima do muro sim, mas não como estamos acostumados a ver. Ele tomou uma decisão. “Sobre a minha torre de vigia me colocarei e sobre a fortaleza me apresentarei e vigiarei, para ver o que me dirá, e o que eu responderei no tocante, a minha queixa” (Habacuque 2:1).
Entendeu? Os “caras” que comandam o Facebook estão cheio de atitudes, estão “em cima do muro”. E nós?  Geração Metanoia, vamos ficar em cima do muro? Vamos criar? Vamos arriscar? Vamos tentar trazer ao reino mais “adeptos”, convertidos e salvos?
Talvez plantemos algo que não venhamos colher, assim como, possivelmente, aconteceu com Habacuque, mas a palavra de Deus nos conforta dizendo que: “Paulo plantou, Apolo regou, mas o crescimento vem de Deus” (I Coríntios 3:6).
Assim deixo o convite para que estejamos juntos “em cima da muralha”.
Que você possa ser um cristão ajudando seu pastor e, por fim, possa ouvir o que Habacuque ouviu: “mas o justo vivera pela fé” (Habacuque 2:4).
Dc. Anderson Zanella congrega na IAP em Itatiba (SP) e é vice-diretor da Rumap Paulista

Notícias