Skip to content

O Jesus do Evangelho

Talvez você ainda não O conheça

Estou prestes a concluir mais uma leitura do Evangelho de Jesus, segundo Mateus, Marcos, Lucas e João. Eu o leio todo início de ano, numa versão diferente. Agora mesmo estou lendo A Mensagem: Bíblia em Linguagem Contemporânea, de Eugene Peterson.
Dizem por aí que a maioria dos evangélicos nunca leu o Evangelho de Jesus por completo. Se isso for verdade, e tudo indica que seja, os evangélicos não conhecem o Evangelho de Jesus. É por essa razão que o Jesus de muitos evangélicos não é o Jesus do Evangelho. É o Jesus da Religião.
E o Jesus da Religião não é o Jesus do Evangelho. É só da religião. Mas qual a diferença entre um Jesus e outro? O Jesus da Religião prende. O Jesus do Evangelho solta. Essa é a diferença essencial, nas palavras do próprio Jesus do Evangelho.
Ele, o Jesus do Evangelho, diz: “Eu sou a porta. Se alguém entrar por mim, será salvo; entrará, e sairá, e achará pastagem” (Jo 10:9). Preste atenção, por favor, nos dois verbos: “entrará, e sairá”. O Jesus do Evangelho não salva de uma prisão para prender em outra. O salvo pelo Jesus do Evangelho sai. Entra e sai.
E sai porque o próprio Jesus do Evangelho manda sair. Como assim? Explico: O Jesus da Religião só tem “vem”. Não tem “vai”. “Vai” tem a ver com liberdade, e o Jesus da Religião tem aversão à liberdade. O negócio dele é cadeia. O Jesus do Evangelho, todavia, é o Jesus do “vem” e do “vai”.
O Jesus do Evangelho é o Jesus da liberdade. Ao libertar alguém, liberta verdadeiramente. É por essa razão, que o Jesus do Evangelho diz “vai” para os salvos por ele. Diz “vai” para a mulher perdoada do adultério. Diz “vai” para a mulher que bebeu da água da vida. Diz “vai” para o rapaz liberto da legião de demônios.
Diz “vai” amar a Deus, de todo o coração, e de toda a alma e de todo o pensamento. Vai amar ao próximo como a si mesmo. Vai amar não de palavra, mas de fato e de verdade. E indo, o salvo pelo Jesus do Evangelho, espalha a boa notícia do Evangelho daquele que o libertou, a boa notícia de que quando o Jesus do Evangelho liberta, a pessoa é verdadeiramente livre.
Ah, antes de concluir, quero deixar o convite do Jesus do Evangelho (Mt 11:28-29) para quem não aguenta mais o Jesus da Religião: “Vocês estão cansados, enfastiados de religião? Venha a mim! Andem comigo e irão recuperar a vida. Vou ensiná-los a ter descanso verdadeiro. Caminhem e trabalhem comigo! Observem como eu faço! Aprendam os ritmos livres da graça! Não vou impor a vocês nada que seja muito pesado ou complicado demais. Sejam meus companheiros e aprenderão a viver com liberdade e leveza”.

Pr. Genilson Soares da Silva é responsável pela IAP em Vila Camargo (Curitiba – SP).

Notícias