Skip to content

“O meu chamado é para a área de educação!”, conta em entrevista, Ms. Célia Beltran, nova Diretora do Cetap Geral

A primeira mulher a dirigir o Centro de Estudos Teológicos Adventista da Promessa (Cetap) fala sobre o seu chamado na área do ensino, conta como foi receber o convite para dirigir a instituição, conta ainda sobre os projetos da gestão e analisa o cenário teológico brasileiro. 

Célia Corrêa do Nascimento Beltran, de 69 anos, é a primeira mulher a ser Diretora do Centro de Estudos Teológicos Adventista da Promessa (Cetap) da Convenção Geral. Ela assumiu o cargo desde maio de 2022, na última Junta Geral Deliberativa, a convite da Diretoria da Convenção Geral. Célia já foi secretária por duas gestões, quando a instituição teológica se chamava Fatap. Ela pastoreou várias igrejas, principalmente em São Paulo, e fez missão em Quito, no Equador, de 1992 a 1995, ao lado do esposo Luís Carlos Beltran, que descansou no Senhor em 2016. Ela tem dois filhos, Camila e André. E três netos: Lívia e Beatriz (filhas do André) e Pedro (filho da Camila). A teóloga, missionária, mãe e avó espera que sua posição, além de glorificar a Deus, sirva de incentivo para outras mulheres. 

Ela contou ao Promessistas.org a sua surpresa ao ser chamada, em plena aposentadoria, para dirigir a principal instituição teológica da igreja. “O convite para eu assumir o Cetap foi uma surpresa grande, porque eu já estou aposentada; foi feito o culto de despedida ministerial e eu achava que já deveria ter ‘pendurado as chuteiras’”, testemunha a Ms. Célia. Mesmo assim, diante do convite, “calçou as chuteiras de novo” e aceitou o desafio, movida por sua convicção ministerial. “O meu chamado, eu entendo dessa forma, é para a área de Educação! Eu sempre amei ensinar, é algo que me dá muito prazer, muita satisfação”, reitera.

Durante a entrevista, a nova diretora do Cetap, que é professora de várias disciplinas, falou sobre as metas de abrir novas turmas, colocar cursos no ar, na plataforma CTL ON-LINE, e focar em treinamento para a Escola Bíblica. “Temos o desafio também de fazermos o treinamento da Escola Bíblica, que, para mim, é o principal, porque a Escola Bíblica está na igreja local, e eu entendo que ela precisa ser o ‘carro-chefe’ da igreja”. Confira a íntegra da entrevista com a Ms. Célia Beltran. 

 

Promessistas.org: Como a senhora recebeu o convite para ser a Diretora do CETAP Geral e qual a sua relação com a educação teológica Promessista?

Célia Beltran: “Na minha juventude eu frequentava a igreja da Vila Maria, como professora do MCA (Ministério de Crianças e Adolescentes). Na época, nossa líder, Mirian Freschi, convidou o pedagogo Efraim Lima, que eu admiro muito, e pediu que ele treinasse os professores para uma aula mais eficaz. Uma vez por mês, nós nos encontrávamos, aos sábados à tarde, e o Efraim dava textos para a gente estudar e depois debatia os textos; perguntava sobre o nosso comportamento em sala de aula. Assim, ele corrigia o que precisava ser corrigido. Nessa época, eu estudava matemática, que não era voltada especificamente para a Pedagogia, e foi ele que me despertou para esse conhecimento. Então, desde a minha juventude (15 ou 16 anos) eu me envolvi nesta área e sempre me interessei por ela. 

Cheguei a fazer um ano de Pedagogia, mas aí fui para o Equador, em Quito, e lá eu fiz a Faculdade de Teologia com meu marido. O meu chamado, eu entendo dessa forma, é para a área de Educação! Eu sempre amei ensinar; é algo que me dá muito prazer, muita satisfação. Não meço esforço; para mim não há barreira para uma aula que eu precise ministrar, e eu devo esse despertar a esse querido irmão Efraim.   

O convite para eu assumir o Cetap foi uma surpresa grande, por que eu já estou aposentada. Foi feito até o culto de despedida ministerial e eu achava que já deveria ter “pendurado as chuteiras”. Mas quando eu retornei, após o pior momento da pandemia, de dois anos na casa do meu filho, no Mato Grosso do Sul, fiquei surpreendida por esse convite do Pr. Adelmilson para dirigir o Cetap. Eu encaro isso como um presente de Deus, pelo tanto de tempo que eu sirvo ao Senhor. Eu vejo que, já no final do meu ministério, ele me dá um presente desse tamanho. Eu me sinto uma pessoa extremamente privilegiada”. 

 

Promessistas.org: Quais os novos projetos que os alunos do Cetap e futuros discentes podem esperar em sua gestão? Quem é a equipe que está junto à senhora?

Célia Beltran: “Recebemos do Plano Ministerial, que alinha as ações da igreja, o desafio de abrir 19 turmas até o final desta gestão (2023). Já estamos concluindo algumas turmas, como a de Belém e Macapá, e, até o final de Julho, mais um Cetap, instalado na Promessa do Alvorada, terá sua formatura na Convenção Paulistana Leste (CPL). Nós temos, atualmente, seis turmas em funcionamento, mas vamos trabalhar para aumentar. Nós temos o curso de Bacharel em Teologia, iniciamos duas novas turmas de Pós-Graduação e o Mestrado.

No Curso de Ordenados, gravamos as aulas, que terão 10 encontros para Diáconos e Diaconisas e os 10 encontros para Presbíteros. Só faltam os últimos retoques para disponibilizarmos na plataforma CTL On-Line. Temos o desafio também de fazer o treinamento da Escola Bíblica, que para mim é o principal, porque a Escola Bíblica está na igreja local, e eu entendo que ela precisa ser o ‘carro-chefe’ da igreja. Então, a gente precisa ter aulas dinâmicas, aulas atrativas, para fazer as pessoas gostarem de estar ali. A meu ver, os professores devem se dispor e se preparar. 

Outro desafio é editar uma revista teológica – estamos vendo como fazer – para publicarmos os escritos e os artigos do povo da nossa igreja. E ainda temos o desafio de um programa para a Web TV Viva Promessa com conteúdo teológico. Estamos batalhando para chegarmos lá, estabelecendo as prioridades para conseguirmos”. 

 

Promessistas.org: Ao que parece, a senhora é a primeira mulher a presidir o Cetap, mas sempre foi uma mulher líder. Fale desse olhar feminino sobre a obra ministerial. A senhora vê que sua experiência pode incentivar outras mulheres a almejarem cargos de liderança?

Célia Beltran: “Ao nível geral, sim, e eu fiquei muito feliz de receber este privilégio, ainda mais por estar caminhando para o final do meu ministério. Na minha cabeça, talvez os líderes nem se lembrassem mais da minha pessoa, ainda mais por estar dois anos longe do ministério. Fiquei muito feliz com o convite da Diretoria Geral, muito mais porque a nossa igreja é composta de mais mulheres que homens. Quando a gente anda por aí pelas igrejas, eu sempre fico observando o comportamento das mulheres, e em todos os lugares elas estão envolvidas na liderança. 

Então, eu acho que falta um pouco mais de estímulo para essas mulheres se destacarem, seguirem mais adiante. Já fizemos vários cursos de Bacharelado em Teologia em que várias delas se formaram. Um dos meus objetivos é fazer um levantamento sobre elas, para ver onde estão, o que estão fazendo, se precisam de uma ajuda para seguirem adiante. 

No nosso quadro de professores, nós temos poucas mulheres. Quero ver se a gente consegue ampliar isso, e eu peço a Deus que elas, ao olharem a minha figura nesse lugar agora, pensem: ‘se ela chegou a esse lugar, eu também posso chegar!’. Que elas se inspirem no meu trabalho, que não é perfeito, mas reflete alguém que sempre esteve diante da igreja de Cristo liderando: pastoreei igrejas por quase 20 anos, e ao lado do meu esposo, foram cerca de 30 anos, somando os dois. Se eu trabalhei tantos anos é porque meu trabalho teve resultados. Hoje eu olho para trás e vejo quantas vidas foram alcançadas pelo trabalho realizado. 

Claro que quem salva, quem liberta, quem converte é o Espírito Santo. Nós somos os agentes, mas esses agentes precisam estar habilitados para que o resultado seja eficaz. Eu sempre encarei dessa forma. Por isso, quando vejo as pessoas que passaram por meu ministério – e algumas que até lideram –, vejo como é gratificante! E quando penso na minha equipe! Eu tenho como Vice-Diretor o Pr. Mateus Silva de Almeida, que foi meu aluno no Seminário, e tenho como Secretário o Pr. Michel da Silva, que foi da mesma turma. Eu os vi ‘meninos’ e hoje eu os vejo líderes e responsáveis pela igreja. Além desses, há outros, como o Pr. Eleilton, que vi chegando ‘menino’ no Seminário e hoje é o Vice-Presidente da igreja. Isso me dá satisfação. Claro que não foi resultado só do meu trabalho, mas dá um prazer muito grande, e eu espero que muitas mulheres possam olhar e enxergar essa possibilidade de que podem ir além”.

Promessistas.org: A igreja brasileira vive um momento teológico superficial na sua opinião? Qual o papel do ensino teológico para estes tempos difíceis e como o Cetap pode contribuir para o aprofundamento da fé?

Célia Beltran: “Vivemos um momento muito superficial. É o momento das coisas imediatas. As pessoas não querem compromisso, como gastar tempo estudando, pesquisando. Então, tudo fica muito superficial, e qualquer vento de doutrina pode abalar uma igreja. Daí a importância do ensino teológico. Podemos contribuir, sim. O melhor olhar, além da formação de líderes através dos cursos de que o Cetap dispõe, é fortalecer a nossa Escola Bíblica. Vamos trabalhar com os pastores para, por exemplo, não mudarmos de professores a cada ano, pois treinamos um grupo, e quando há a troca, é necessário fazer o trabalho novamente. 

Então, que o pastor busque na igreja local aqueles que têm o chamado para área de ensino, que deixe esses professores por um bom tempo, que os treine, dê suporte, para que sigam adiante na Escola Bíblica, que tem fundamental importância na igreja. A Escola Bíblica precisa ser o carro-chefe, além dos Pequenos Grupos, de boas mensagens, palestras e tudo aquilo que possa desenvolver um bom ensino teológico, mais profundo, para que a nossa igreja não seja abalada”. 

 

Por: Ministério de Comunicação.

Notícias