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O Pacto de Lausanne e a inclusão de pessoas com deficiência na igreja

A forma como a igreja inclui e acolhe pessoas com deficiência serve como um poderoso testemunho do amor de Cristo.

Tive a oportunidade de realizar uma viagem de férias com meu marido, o Pb. Ton Corso, para a Europa. Sim, Deus realiza nossos sonhos e faz ainda mais: nos ensina quando estamos dispostos a aprender. Nesta viagem, fui visitar minha grande irmã e amiga Sandra Nunes, que hoje vive em Londres, UK. Quando visitamos pessoas tão queridas, geralmente levamos mimos. E digo mimos porque não é o valor que importa, mas a intenção.

Aproveitando que as filhas da minha amiga estão vivendo a delícia do primeiro amor com Cristo e que estou intimamente ligada à inclusão na igreja, achei por bem confeccionar camisetas com os temas da Secretaria de Inclusão. Temos que pregar o Evangelho em tempo e fora de tempo, e a inclusão se comporta da mesma maneira: devemos praticá-la em tempo e fora de tempo.

Dois dos mimos eram camisetas com a frase “O Evangelho todo, para o homem todo, para todos os homens”. Na ocasião, eu não conhecia a história dessa expressão e, infelizmente, não pude explicá-la. Porém, ao retornar de viagem e voltar à minha rotina, pesquisei e relacionei o significado da frase à inclusão.

 

A explicação
A expressão “O Evangelho todo, para o homem todo, para todos os homens” surgiu em um Congresso Evangelístico em Lausanne, na Suíça, em 1974. Um dos pontos discutidos nesse congresso foi que nem todos os males da humanidade são espirituais. Concluiu-se que o homem é matéria e está neste mundo, onde sofre com diversas coisas, como fome, medo, tristeza e relacionamentos. O homem está sujeito a adversidades físicas e psíquicas, então não pode ser visto apenas da perspectiva espiritual; suas necessidades materiais, sentimentais e psíquicas também devem ser satisfeitas.

Essa frase significa exatamente isso: o Evangelho não veio apenas para nossa vida espiritual, ele vai além. O Evangelho é sinônimo de misericórdia, e devemos usá-lo em sua plenitude para encontrar remédio para toda a nossa vida e a do próximo. Já encontramos a resposta para a segunda parte da frase: o Evangelho não é apenas para aqueles que têm plena capacidade mental ou para quem consegue se comunicar perfeitamente, nem só para quem é considerado “normal”. Agora, temos toda a frase representada.

A relação com a inclusão
Agora que já entendemos o contexto da Convenção de Lausanne, podemos nos perguntar: qual é a ligação entre essa convenção e a inclusão de pessoas com deficiência na igreja? A ligação é total e se dá de várias maneiras, refletindo sobre a missão integral da igreja e a necessidade de atender a todas as dimensões da vida humana. Aqui estão sete conexões entre o evento e a pauta da inclusão:

  1. Universalidade do Evangelho: O Evangelho é para todos, sem exceção. Isso inclui pessoas com deficiência, que muitas vezes enfrentam barreiras sociais, físicas e espirituais. A inclusão dessas pessoas na comunidade de fé é fundamental para que o Evangelho seja verdadeiramente acessível a todos (Romanos 3:23-26).
  2. Dignidade e Valor: A mensagem do Evangelho afirma a dignidade e o valor de cada ser humano, independentemente de suas capacidades. A inclusão de pessoas com deficiência na vida da igreja e da sociedade reflete a crença de que todos são criados à imagem de Deus e merecem respeito e amor. “Criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou.” (Gênesis 1:27)
  3. Atendimento às Necessidades: O conceito de “homem todo” implica que a igreja deve se preocupar com todas as necessidades das pessoas, incluindo aquelas com deficiência. Isso envolve a criação de ambientes acessíveis, programas de apoio e ministérios que atendam às suas necessidades específicas (Mateus 25:40).
  4. Participação Ativa: A inclusão de pessoas com deficiência na vida da igreja permite que elas participem ativamente da missão e do ministério. Isso não apenas enriquece a comunidade, mas também oferece oportunidades para que compartilhem suas experiências e dons, contribuindo para a edificação do corpo de Cristo (1 Coríntios 12:12-14).
  5. Quebra de Barreiras: A missão integral do Evangelho desafia a igreja a quebrar barreiras que excluem pessoas com deficiência. Isso inclui não apenas barreiras físicas, mas também preconceitos e estigmas que podem existir dentro da comunidade (Gálatas 3:28).
  6. Cuidado e Apoio: A inclusão também envolve o cuidado e apoio às famílias que têm membros com deficiência. A igreja pode ser um lugar de acolhimento e suporte, oferecendo recursos e assistência para ajudar essas famílias a enfrentar os desafios que encontram (Gálatas 6:8).
  7. Testemunho de Amor: A forma como a igreja inclui e acolhe pessoas com deficiência serve como um poderoso testemunho do amor de Cristo. Isso demonstra que a comunidade de fé é um espaço onde todos são bem-vindos e valorizados (João 13:35).

A inclusão de pessoas com deficiência está intrinsecamente ligada ao princípio de “O Evangelho todo, para o homem todo, para todos os homens”, pois reflete a missão da igreja de atender a todas as pessoas em suas diversas necessidades, promovendo um ambiente de amor, aceitação e dignidade.

Texto: Alessandra Corso – Secretaria da Secretaria de Inclusão – Congrego na IAP Taipas.

Edição: APC Jornalismo. 

 

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