Entenda como funcionam estes dois importantes órgãos da Igreja Adventista da Promessa.
Neste sábado (04), a Câmara Teológica está reunida no Espaço Promessa, em Cosmópolis (SP), para apreciação de mais três capítulos do Livro de Teologia Sistemática da Igreja Adventista da Promessa. O Promessistas.org explica o que são essas duas importantes “casas” da denominação. As definições foram retiradas do Regimento Interno da Convenção Geral, disponível neste link (páginas 10 e 11).
Comissão Teológica
A Comissão Teológica tem o propósito de estudar os temas doutrinários e teológicos encaminhados a ela pelas Assembleias Gerais ou Regionais, Juntas Gerais ou Regionais, Diretorias Gerais ou Regionais, além das Assembleias das igrejas locais.
Ela é constituída por 15 membros — pastores, missionárias e presbíteros — todos com formação na área teológica, indicados e aprovados em Assembleia Geral.
O Regimento Interno também estabelece os limites de sua atuação, como: receber, analisar e emitir parecer sobre pontos a ela encaminhados; solicitar a colaboração e o apoio de outras pessoas por ela indicadas, sem direito a voto.
Câmara Teológica
Já a Câmara Teológica é um órgão da Assembleia Geral, segundo o artigo 29 do Regimento Interno. Ela estuda e emite parecer sobre os assuntos doutrinários propostos pela Comissão Teológica ao longo do intervalo entre uma Assembleia Geral e outra.
A composição da Câmara Teológica inclui: a Diretoria da Convenção Geral; um representante de cada Ministério da Convenção Geral; e até quatro representantes de cada Convenção Regional do Brasil e do exterior, indicados bienalmente pela Junta Regional Deliberativa, aprovados pela Assembleia Geral da Convenção Regional e encaminhados à Assembleia Geral da Convenção Geral para ciência, podendo ser reconduzidos.
SOBRE AS REUNIÕES
As reuniões da Câmara Teológica são presididas pelo presidente da Convenção Geral ou por seu substituto legal. O quórum de instalação é de maioria simples de seus componentes.
Para aprovação dos temas relacionados à Confissão de Fé Promessista (31 pontos de O Doutrinal e a Fé que Professamos) é necessário voto favorável de 75% dos presentes. Para os demais assuntos, é exigido voto favorável de 50% mais 1 (um) dos presentes.
Os assuntos doutrinários, propostos pela Comissão Teológica à Câmara Teológica, devem ser disponibilizados a todos os membros da Assembleia Geral da Convenção Geral com antecedência mínima de 30 dias. Os componentes da Câmara Teológica, dentro do prazo definido pela Secretaria Geral, podem enviar emendas ao texto para análise da Comissão Teológica, desde que encaminhadas com pelo menos 15 dias de antecedência à reunião da Câmara Teológica.
SOBRE AS DELIBERAÇÕES
Após ouvir a Comissão Teológica, a Câmara Teológica dará parecer aos temas apresentados e prestará relatórios anuais à Assembleia Geral, assim, diante disso, a AG delibera, aprovando ou reprovando, os pareceres apresentados pela Câmara Teológica.
Os pareceres da Câmara Teológica, aprovados ou desaprovados pela Assembleia Geral da Convenção Geral, que não necessitem de regulamentação pelas respectivas comissões competentes, deverão ser implementados nas IAPs imediatamente após o recebimento da ata da Assembleia Geral.
Por isso, é necessário que a igreja tanto participe quando necessário por meio de suas assembleias, e ore pelas lideranças, teólogos e teólogas da Igreja, para que sejam sempre iluminados pelo Espírito Santo e permaneçam fiéis à Palavra de Deus.
Texto: Agência Promessista de Comunicação (APC)
Fotos: APC