“Meu dia foi longo…” Tenho ouvido essa frase em várias ocasiões. Como se as horas se estendessem além da conta, gerando cansaço físico, mental e emocional.
Você está com a sensação de que seus dias estão “longos”? Pare um minuto para meditarmos juntas sobre isso.
Às vezes, por mais que tenhamos organização e disciplina, o cansaço chega… sorrateiro, e se não cuidarmos dele, as coisas podem ficar mais difíceis na vida.
Lá no livro de Isaías 40:31 tem uma lição muito importante sobre renovar as forças em momentos assim: “Aqueles que esperam no Senhor renovam as suas forças. Voam alto como águias; correm e não ficam exaustos; andam e não se cansam”.
No início lemos sobre “esperar no Senhor”, e aqui está um exercício de fé: acreditar que não estamos sós e que Deus pode trazer soluções. Esperar faz parte do alívio desejado.
Observe que a seguir lemos sobre “renovação de forças”, e não sobre a ausência do cansaço… sabe por que? Simples: todos se cansam, sem exceção. Alguns mais do que outros… e alguns de forma extrema…
É importante saber que quando enfraquecemos, precisamos buscar forças em Deus. Somente Ele pode nos dar essa esperança.
E se tudo ficar difícil podemos, também, buscar ajuda em pessoas-anjos que o Pai coloca em nosso caminho. Amigos, familiares e até mesmo profissionais qualificados que nos ensinam muito sobre a manutenção das nossas forças, ou da ausência dela. Pense um pouquinho… vai se lembrar que tem muitos deles em sua vida. Não seguimos sozinhos… Deus nos guia. Em Salmos 25:5 lemos assim: “guia-me com a tua verdade e ensina-me, pois tu és Deus, meu Salvador, e a minha esperança está em ti o tempo todo”.
Precisamos compreender que há momentos de pausa, de descanso, para deixar Deus agir e nos renovar, e esperando, acreditar que Ele está no controle de tudo. Temos limites e quando os conhecemos, aprendemos a respeitá-los.
A parte boa é que tem um segredo maravilhoso nesse texto bíblico de Isaías 40:31: depender de Deus nos garante renovação de forças e então podemos descansar. Temos esse direito! Necessitamos de um período de refrigério para nossas vidas e quando renovadas seguimos adiante, crendo que Deus continua conosco dia a dia.
Com seu amor infinito o Pai enviou seu Filho amado para nos garantir essa manutenção de força, paz e alegria: “Porque Deus tanto amou o mundo que deu o seu Filho Unigênito, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna. (João 3:16). Ele nos ama e através de Jesus Cristo esse alívio é derramado sobre nós.
Jesus assim nos fala, confirmando o cuidado do Pai sobre nós, ao nos oferecer descanso, em Mateus 11:28 a 30: “Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração, e encontrareis descanso para a vossa alma. Porque o meu jugo é suave, e o meu fardo é leve”.
Com essa certeza no coração seguimos leves, passo a passo, ou voando alto como águias, confiantes, serenas, sabendo que temos um Pai cuidadoso e Criador cuidando de tudo e renovando nossas forças sempre que necessitamos!
Genilda Farias, casada com Silas Farias e mãe do Pedro José. Formada em Letras e Pedagogia. Congrega na Igreja Adventista da Promessa em Vila Maria- SP.