“O vento sopra onde quer, e ouves a sua voz; mas não sabes donde vem, nem para onde vai; assim é todo aquele que é nascido do Espírito.” (Jo 8:3)
Sorriso no rosto, pernas a correr na direção do campo de terra batida, no bairro cidade nova, na cidade de Óbidos, Pará. Pipa nova, linha com cerol à espera do vento perfeito. Ele vinha e a gente o recebia de peito aberto e feliz. Pipa no ar. Ela subia e se exibia, pancosa no céu de Deus. Alegria, festa, felicidade, gritaria, diversão garantida pra dezenas de curumins. Tive infância feliz amados!
Você soltou pipa alguma vez? Se não, pelo menos viu o vento a levar solene, pra bem perto das nuvens?
Já andou de jangada? Ou pelo menos já viu o vento a conduzir mar a dentro em parceria com o jangadeiro?
Pois é, Jesus compara a ação gloriosa, poderosa e imprescindível do Espírito Santo ao vento que levanta a pipa às nuvens e leva a jangada além mar.
O vento, você sabe, é uma força poderosa que a gente sente, mas não o vemos. Nós sabemos que ele é real, nós o experimentamos, mas nós não o enxergamos. Ele é invisível mas real.
Assim é o Espírito Santo, diz Jesus. O Espírito Santo é presença misteriosa e real dentro dos salvos em Cristo Jesus. Ele habita em nós para nos dar forças, ânimo e sabedoria. Ele habita em nós para criar em nossa natureza caída o caráter de Cristo, e assim garantir a nossa plena salvação. Ele arranca a gente de todo o marasmo e ignorância, nos fazendo produtivos e otimistas quanto ao futuro, afinal é Ele quem nos guia em toda a verdade.
É esse Deus misterioso e real que sopra onde quer, faz o que lhe apraz dentro de nós, muitas vezes contra a nossa vontade, contra a nossa frieza, descrenças, acomodação, teimosia, impaciência, em fim, Ele prepara a nossa “pessoa interior” para receber as novas missões e desafios que Jesus tem pra nos dar nesta vida.
Atenção amado e amada: o Espírito Santo é misterioso mas Ele sabe muito bem para onde quer levar você: moldar o seu caráter ao de Cristo Jesus.
Quer ser levado pelo Espírito Santo às “nuvens de Deus” como o vento faz com a pipa? Quer ser levado ao “mar de Deus” como o vento conduz a jangada?
Peça ao Pai, em oração contrita e perseverante, em nome de Jesus.
O Pai o atenderá e fará você “voar” e “navegar” no Espírito de Deus.
Pr. José Lima, segundo secretário geral da IAP