Skip to content

Onde está a sua alegria?

Como “permanecer” no Senhor pode fazer toda a diferença

O livro de Habacuque me chama muito a atenção. Ele conta a história de um profeta, um homem temente a Deus, conhecedor da Palavra, mas totalmente indignado, triste, abatido com a condição do povo de Judá. Ele faz muitas perguntas para o Senhor e começa seu livro com essa: “Até quando, Senhor, clamarei por socorro, sem que tu ouças? Até quando gritarei a ti: ‘Violência!’ sem que tragas salvação?” (Hb 1:2).
Deus, por sua misericórdia, traz repostas a Habacuque, mas as respostas não eram favoráveis, as coisas iriam piorar. E mesmo diante de tamanho caos, o profeta termina o livro declarando que: “Mesmo não florescendo a figueira, não havendo uvas nas videiras; mesmo falhando a safra de azeitonas, não havendo produção de alimento nas lavouras, nem ovelhas no curral nem bois nos estábulos, ainda assim eu exultarei no Senhor e me alegrarei no Deus da minha salvação.” (Hb 3. 17-18)
O profeta começa o livro de forma tão intensa, tão questionadora, inconformado com o que estava vendo ao seu derredor, mas ele termina declarando que mesmo que tudo vá mal, a alegria dele está colocada no Senhor, Deus da Salvação.
O que aconteceu com esse homem? Como pode mudar tão rápido de postura? Eu encontrei a resposta no primeiro versículo do capítulo 2: “Ficarei no meu posto de sentinela e tomarei posição sobre a muralha; aguardarei para ver o que ele me dirá e que resposta terei à minha queixa.”
Habacuque decidiu permanecer na presença do Senhor.
Nem sempre Deus vai mudar as circunstâncias da nossa vida, porque na realidade o maior interesse de Deus é mudar o nosso coração.
O coração desse homem foi tocado, a forma dele enxergar a vida foi transformada, a maneira de falar, de se comportar foi mudada porque ele decidiu permanecer na presença do Senhor e nesse tempo com Deus, nesse tempo de espera, ele entendeu que a alegria dele não poderia depender de nada mais, somente do Pai.
Pode ser que você esteja orando por uma situação há anos, na sua igreja, família, trabalho, nação, e talvez as coisas estejam apenas piorando. Sempre se lembre dessa verdade absoluta encontrada no livro de Habacuque: Deus deseja transformar o nosso coração a tal ponto que nossa alegria dependa somente dEle!

Danúbia Guarnieri é missionária da IAP na Argentina

Notícias