Gente que não se ilude com a alegria momentânea
Muitas pessoas pularam no carnaval. Quem assistiu televisão, leu noticiários, acessou a internet pôde constatar como a festa atraiu um público considerável, em todos os lugares em que foi realizada. Nas principais capitais do país, as pessoas se apinhavam nas ruas, dançando, bebendo, cantando, “pulando carnaval”.
Junto com toda esta aparente “alegria”, os noticiários, no último dia da festa, não pararam de falar sobre o carnaval de São Paulo. Ao que parece, até então, várias escolas de samba se uniram para osquestrar um boicote na apuração dos resultados do carnaval. Mas, o que esperar de uma festa que incentiva a promiscuidade? Uma festa em que mulheres desfilam seminuas (para não dizer “nuas”) pelas avenidas, expondo-se como que se estivessem numa estufa a céu aberto? O que esperar de uma festa onde o que vale é satisfazer os apetites da carne?
Mas, a festa ainda deve continuar por alguns dias para grande parte dos que “pularam carnaval”. Por exemplo, a “emoção” dos carnavalescos da Unidos da Tijuca, campeã do carnaval do Rio de Janeiro. Eles vão pular muito ainda por estes dias, comemorando o resultado. Quão passageira é esta alegria! Quão “cegos” estão, vendados pelo deus deste século!
É… Graças a Deus, nestes dias não houve só gente pulando carnaval. Muita gente “pulou do carnaval”. Em retiros espalhados por todo país, muita gente reservou o feriado prolongado para buscar a Deus, para estudar sua palavra; para pensar em coisas que realmente vale a pena. Gente que participou de eventos que não tinham toda a opulência estética dos “carnavais”, mas que tinha o objetivo de glorificar àquele que é maior que tudo e todos. Gente que chorou, correu, brincou. Gente que gastou dias sorrindo. Mas não um sorriso baseado em externalidades. Gente que sorriu porque tem motivos verdadeiros para sorrir. Gente que tem Cristo no coração; que já teve preenchido o vazio que acompanha todos aqueles que não o têm – e que às vezes, longe do zunido do carnaval, chora querendo encontrar sentido para vida.
Por tudo isso, parabéns para todos àqueles que pularam do carnaval! Parabéns a todos os que já entregaram a vida a Cristo e buscam viver debaixo do seu senhorio neste mundo complicado. Parabéns para quem anda como gente sábia, remindo o tempo (Ef 5:16). E é bom que se diga que a ideia de “remir o tempo”, segundo a Escritura, é “pechinchá-lo”. Nosso tempo é importante demais para vivermos a nossa vida gastando-a com futilidades.
Parabéns para quem não é insensato e “busca entender a vontade do Senhor”; que não é dominado pelo vinho, mas se deixa encher pelo Espírito (Ef 5:18). Damos graças a Deus, em nome do nosso Senhor Jesus Cristo, por todos estes, que não deixarão de proclamar as virtudes daquele que os chamou das trevas para sua maravilhosa luz, para que, quem sabe, até o próximo carnaval, engrosse o número dos que pularão para bem longe do carnaval. Que assim seja!
Pr. Eleilton William de Souza Freitas é colaborador do Departamento de Educação Cristã (DEC) da IAP.
- Início
- Quem somos
Quem somos
A DENOMINAÇÃO
NOSSA HISTÓRIA
DIRETORIA EXECUTIVA
- Ministérios
Ministérios
Secretarias
- Notícias
- Lições Bíblicas
- Downloads
- TV Viva Promessa