Nesta quinta-feira (25), o professor e autor promessista faz aniversário. No dia 21 de dezembro, uma celebração especial a Deus foi realizada na Promessa Alvorada, em Guarulhos (SP).
Nesta quinta-feira, 25 de dezembro, o Pastor Valdecir Nunes de Oliveira completa 90 anos de vida. Um dos pastores mais respeitados da Igreja Adventista da Promessa, ele celebrou a Deus por essa data especial no domingo (21), na Promessa Alvorada, em Guarulhos (SP). Familiares, entre filhos, netos e bisnetos, além de amigos e admiradores, participaram da celebração de gratidão a Deus por sua vida.
Assista a celebração aqui (texto continua após o vídeo):
Em mensagem enviada ao Promessistas.org, o histórico pastor, professor e escritor afirmou: “Considero essa data como fruto da graça e misericórdia de Deus, a quem devo a honra de ter chegado onde cheguei”.
A celebração foi dirigida pelo Pastor Local, Josiel Euzébio Peixoto, e contou com diversos momentos que relembraram sua trajetória de vida e ministério. Em histórico escrito por ele próprio, formado em Pedagogia e pós-graduado em Psicopedagogia, ele relata os 48 anos dedicados à obra de Cristo. Desse período, 36 anos foram de atividades pastorais. Mesmo jubilado, continuou servindo por mais 12 anos, encerrando oficialmente suas atividades em 31 de outubro de 2012.
Marcos em sua saga de vida
Entre os marcos de sua trajetória ministerial na denominação, Valdecir Nunes de Oliveira, nascido em 25 de dezembro de 1935, em Bodocó (PE), aceitou o Evangelho na Assembleia de Deus, já residindo no estado de São Paulo. Em 1955, após um período de aprofundamento doutrinário, aderiu à Igreja Adventista da Promessa. A partir de então, desenvolveu seu ministério em diversas funções: foi consagrado ao diaconato com imposição de mãos do fundador da denominação, Pr. João Augusto da Silveira. Dois anos depois, tornou-se presbítero, com participação do Pr. Genésio Mendes.
Sua atuação administrativa também foi ampla. Exerceu funções como secretário geral, diretor no Paraguai, diretor do Departamento Ministerial, hoje MVP, diretor e professor do antigo FATAP, atualmente CETAP, diretor do antigo DECR, hoje na Editora Promessa, diretor da antiga Junta Beneficente Pastoral, ambos da Convenção Geral, além de superintendente de várias convenções regionais.
Uma homenagem ao peregrino
Representando os filhos, a Missionária Elza Oliveira escreveu uma crônica sobre a história do pai. Entre os registros, destacou: “Celebrar os 90 anos de um pai é um momento único e emocionante, repleto de significado. Um marco de uma vida longa, cheia de histórias, desafios superados, sabedoria acumulada e momentos inesquecíveis. É comemorar uma vida inteira de experiências”.
Ela também expressou a gratidão da família: “Estamos felizes e gratos a Deus pela oportunidade de estar ao seu lado nesse momento tão significativo”. Sobre a celebração, observou: “Hoje estamos aqui reunidos, amigos, irmãos em Cristo, filhos, netos e bisnetos, para te honrar. É um momento de reverenciar a pessoa incrível que você é e tudo o que construiu ao longo dessas nove décadas de vida”.
Elza ainda destacou o discipulado exercido pelo pai no ensino da Palavra aos filhos: “Aproveitamos esse momento para agradecer pela forma simples com que nos ensinou a amar a Deus e a obedecê-lo, pelas histórias que nos foram contadas”. Ao final, declarou: “Como seus filhos, queremos dizer que temos muito orgulho da pessoa que você se tornou. Sua vida é uma inspiração. Nos sentimos honrados em poder celebrar mais um ano ao seu lado. Você é uma bênção e um presente precioso que Deus nos deu”.
Participações na TV Viva Promessa e publicações
O Pastor Valdecir foi o primeiro entrevistado do programa “Sala de Leitura”, da TV Viva Promessa, em agosto de 2025. Na ocasião, falou sobre a escrita do livro “Aconselhamento: um ministério, uma necessidade”. Veja abaixo:
No segundo episódio, apresentou sua obra mais recente, “Mensagens de fé e advertência para o nosso tempo”. Assista aqui:
Os dois livros podem ser encontrados na loja virtual da Editora Promessa: www.editorapromessa.com.br.
Além dessas publicações, o autor lançou, em 2019, pela Editora Recanto das Letras, a autobiografia “A saga de um peregrino”, na qual relata sua trajetória de vida, conversão ao Evangelho, vida familiar e história ministerial.
DADOS HISTÓRICOS DA VIDA DO PASTOR VALDECI NUNES DE OLIVEIRA. (MOTIVOS DE GRATIDÃO)
VALDECI NUNES DE OLIVEIRA nasceu em 1935 e comemora o seu aniversário no dia 25 de dezembro. Aceitou o evangelho no dia 28 de dezembro de 1952, na Assembleia de Deus, do Bairro Água do Cristal, município de Martinópolis, SP, onde foi batizado com o Espírito Santo no mês de março, e nas águas, em abril de 1953. No final do ano 1954 foi consagrado ao diaconato daquela igreja, assumindo em seguida a direção de uma congregação no povoado denominado Ouro Branco, município de Caiabú.
Ali, casou-se no dia 20 de junho de 1955, com Leonisia Elvira de Oliveira, com quem criou 12 filhos. Sua história na Igreja Adventista da Promessa, começou no dia 31 de julho de 1955, ele e sua esposa uniram-se à esta igreja, graças ao doutrinamento persistente e sistemático do então diácono Menote Alves da Silva, diretor de uma pequena igreja que ele construíra no seu próprio sitio, no Bairro Aviação.
No dia 29 de abril de 1956, ele e Leonisia foram batizados nas águas pelo pastor Vicente Muniz Falcão. Mudando-se para o Estado do Paraná, em maio ou junho de 1957, continuou atuando sempre com muito boa vontade nas atividades da igreja. Então, já tendo servido como secretário, professor e diretor da Escola Bíblica, alcançou também a graça de ser escolhido para servir como diácono. Foi assim que, no dia 19 de março de 1960, em reunião distrital da igreja, realizada em Jaguapitã, PR, foi consagrado ao diaconato, com a imposição das mãos do pastor João Augusto da Silveira.
Depois de trabalhar mais de 2 anos como diácono-missionário, foi ordenado pastor, na mesma cidade onde fora consagrado ao diaconato, sendo que, desta vez, recebeu a imposição das mãos do pastor Genesio Mendes. Esta cerimônia foi realizada no dia 11 de agosto de 1966.
Contraiu segundas núpcias, anos após o falecimento da primeira esposa em 30 de maio de 1998; com a Diaconisa Kátia Cristina, casou-se no dia 22 de março de 2001. Depois de uma relação de muito amor e companheirismo, ela faleceu em abril de 2021.
Como pastor, exerceu o seu ministério em várias Regiões administrativas da Igreja: Norte do Paraná; região da Média e Alta Sorocabana, no Estado de São Paulo; regiões Paulistana e Paulistana Leste, na capital de São Paulo, tendo presidido por 11 anos, a Região Nordeste, quando formada pelos Estados da Bahia, Sergipe, Alagoas e Pernambuco. Foi monitor da Região Paraguaia por uma gestão de 4 anos.
Concluindo sua formação acadêmica em Pedagogia e Administração Escolar, atuou como professor e diretor do Seminário e da Faculdade de Teologia Adventista da Promessa. Exerceu muitas dessas atividades, de forma cumulativa: Foi Diretor do antigo DECR – Departamento de Educação e Cultura Religiosa; diretor da antiga Junta Beneficente Pastoral; 2º Secretário Geral Executivo; Segundo Secretário do Departamento de Missões e Evangelismo; membro da Junta Geral Executiva e Diretor Ministerial, atual Ministério de Vida Pastoral.
Suas atividades fora do país a serviço da igreja, consistiu em duas viagens à Argentina e várias visitas feitas ao Paraguai.
Todo o tempo que trabalhou para a Igreja, foi 48 anos. Depois de 36 anos de atividades ministeriais, foi jubilado, mas continuou trabalhando por mais 12 anos, encerrando essas atividades no dia 31 de outubro de 2012.
Guarulhos, 18 de novembro de 2025
Pr. Valdeci Nunes de Oliveira
Texto: Agência Promessista de Comunicação (APC)| Andrei Sampaio
Com informações: família Oliveira
Fotos: Arquivo pessoal










