Pessoas cegas ou com baixa visão podem ouvir ‘O Doutrinal’

O conteúdo foi desenvolvido pela Secretaria de Inclusão da Convenção Geral das Igrejas Adventista da Promessa (SI), um ótimo importante recurso para esse público, no ensino da Palavra de Deus. 

As pessoas cegas ou com baixa visão podem ouvir o conteúdo de O Doutrinal, por meio de audiobooks, disponíveis na TV Viva Promessa: youtube.com/promessistabrasil > O conteúdo foi desenvolvido pela Secretaria de Inclusão da Convenção Geral das Igrejas Adventista da Promessa (SI), um ótimo importante recurso para esse público, no ensino da Palavra de Deus. 

 

Playlist completa: DOUTRINAL (AUDIOBOOK) 

 

Essa lembrança, sobre os audiobooks,  mostram a importância da variedade de forma de inclusão de pessoas cegas ou com baixa visão, e é trazida, após a comemoração, nesta última quarta, 04, do Dia Internacional  do Sistema Braile. De origem francesa, “trata-se da representação tátil de símbolos alfabéticos e numéricos que possibilitam a escrita e leitura, através da combinação de 1 a 6 pontos entre si. É lido da esquerda para a direita, com uma ou ambas as mãos e tradicionalmente escrito em papel relevo. Por ser uma linguagem universal, pode ser adaptado a diversos alfabetos.”

O dia escolhido foi uma referência ao nascimento de seu criador, o francês Louis Braille, em 04 de janeiro de 109, que ficou cego aos 3 anos de idade. O sistema foi criado em meados do século 19. Já no Brasil, o sistema foi implantado por José Álvares de Azevedo, que também fundo a primeira escola para crianças cegas do país, o Imperial Instituto de Meninos Cegos – o atual Instituto Benjamin Constant. Em homenagem a José Álvares, comemora-se no dia 8 de abril, data de seu nascimento, o Dia Nacional do Braille.

 

INCLUSÃO ENTREVISTA

Em março de 2022, a apresentadora e diretora da SI, Dsa. Juliana Duque, entrevistou Patrícia Silva de Jesus, ela é uma referência no Brasil e mundo, que gosta de ser chamada de Patrícia Braille. Criou a hashtag #PraCegoVer, com o fim de sinalizar que o conteúdo vem acompanhado de audiodescrição para pessoas com algum tipo de deficiência visual. Assista a entrevista aqui: 

 

Isso mostra como a igreja tem desenvolvido formas de anunciar o Evangelho a todas as pessoas, fazendo com que tenham fé e esperança no Salvador, por meio das doutrinas bíblicas e de abordar temáticas sobre inclusão. 

 

Por: APC Jornalismo. 

Com informações: Ministério da Educação e CNBB.

#Pracegover

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x