Skip to content

Por meio de projeto de futebol, igreja realiza dois batismos de adolescentes; entenda

Em pouco mais de um ano de projeto, a Promessa Sacramento, em São Gonçalo (RJ), mudou sua visão e ganhou almas para Cristo.

 

Um grupo de adolescentes na faixa etária de 10 a 15 anos pulava constantemente os muros da Promessa Sacramento, em São Gonçalo (RJ), para jogar bola no espaço que ficava nos arredores da igreja. As primeiras reações dos fiéis foram expulsar a garotada, mas, com o passar do tempo e diante de uma orientação divina, a brincadeira deixou de ser uma invasão para se tornar uma estratégia evangelística que alcançou quase 30 adolescentes. Diante de estudos bíblicos com foco nesse público, a igreja já realizou dois batismos: um com três jovens, em 8 de junho de 2024; e o primeiro, com nove pessoas, no dia 3 de dezembro de 2023.

A iniciativa de receber os jovens começou em fevereiro de 2023, quando o casal pastoral da igreja local entendeu que a presença deles ali tinha um propósito. O Vice-Superintendente da Convenção Rio de Janeiro, que na época era Secretário Regional, Pastor Emerson Xavier, e sua esposa, Diaconisa Daniele, decidiram convidá-los para participar de um projeto de futebol e, para surpresa de todos, eles aceitaram. 

“Estávamos vivendo um período de estagnação na igreja, buscando a inclusão nos planos de Deus e desejando ser parceiros em Sua obra. Observamos um grupo de jovens nos fundos da igreja brincando de futebol e, ao ouvirmos a voz de Deus, recebemos estratégia e visão para iniciar um projeto simples de futebol, eu e minha esposa”, explicou o Pr. Emerson.

 

LEIA TAMBÉM: Paris 2024: Judoca italiana perde para brasileira e a incentiva a glorificar a Deus 

PARIS 2024: Olimpíadas, polêmicas e testemunho!

A partir daí, a igreja local se engajou: providenciou materiais esportivos como bolas, apitos, cartões e uniformes. Em fevereiro de 2023, iniciaram o projeto de futebol e, além da prática esportiva, começaram a estudar com os jovens o curso “Vida e Paz” na casa de uma irmã da igreja. Esses nove jovens se tornaram multiplicadores e trouxeram mais pessoas para a igreja. Inicialmente, o grupo era grande, com quase 30 adolescentes e jovens. 

 

Com o tempo, esse número diminuiu, ficando aqueles que realmente aceitariam a palavra. “Foi através desse projeto que os jovens puderam conhecer a Cristo, se apaixonar por Ele e render suas vidas. Percebemos que almas estavam batendo à nossa porta e, inicialmente, não compreendemos que Deus nos enviava pessoas difíceis, com problemas”, esclarece o pastor. “Dos nove jovens batizados, oito não eram filhos de crentes e não conheciam a Jesus. Fomos desafiados a nos reinventar para lidar com esses jovens alcançados pelo poder de Jesus.”

 

Do campinho de futebol para as águas do batismo

Com o decorrer do tempo, em menos de um ano, junto dos estudos bíblicos, alguns dos jovens experimentaram a fé e puderam receber a Cristo publicamente. Em 3 de dezembro de 2023, ocorreu o primeiro batismo desses adolescentes. Nove jovens se batizaram: Kauã, de 20 anos; Wallace, de 14 anos; Cleiton Jr., de 15 anos; Bruno, de 11 anos; Danyel, de 15 anos; Addam, de 12 anos; Maria Eduarda, de 12 anos; Rayssa, de 11 anos; e Lucas, de 13 anos. Em 2024, mais três adolescentes foram levados às águas batismais: Cauê, de 17 anos; Kayky, de 18 anos; e Matheus, de 14 anos, no dia 8 de junho de 2024, após demonstrarem firmeza na fé.

Por meio do acolhimento de jovens e do envolvimento deles em atividades como o futebol, a igreja experimentou um crescimento significativo e fortalecimento da comunidade. Novos membros se integraram e seguiram o caminho do batismo, mostrando que o amor e a dedicação em compartilhar a mensagem do Evangelho geram frutos positivos na vida dessas pessoas. 

O Pr. Emerson explica que a missão não foi fácil, mas foi possível. “Enfrentamos o desafio de lidar com uma faixa etária diferente da que estávamos acostumados, de 14 a 20 anos”. Ele também enfatizou que, graças ao Espírito, a igreja tem marcado gols para o reino de Deus. “Somente com o Senhor pudemos vencer esse desafio. Essa nova direção em nossas vidas mudou nossa mentalidade, mostrando-nos que é através dos relacionamentos que o Senhor deseja alcançar as pessoas. Aprendemos que basta apresentar a simples mensagem de que precisam de Jesus e compartilhá-la na comunidade em que vivemos”.

 

 

Crescimento dos céus

A Promessa Sacramento se multiplica. Recentemente, cerca de 30 membros foram direcionados para a plantação de uma nova igreja no município de Niterói (RJ) no inicio deste ano. Deus abençoou a igreja com uma nova estratégia que já colheu frutos e fez a igreja voltar a crescer.

 

ASSISTA NA TV VIVA PROMESSA: 

 

Por: APC Jornalismo.
Com informações: Comunicação Convenção Rio de Janeiro.
Fotos: Reprodução/Promessa Sacramento.

 

Notícias