Skip to content

Pr. Genésio Mendes, o organizador de “O Doutrinal”, participa do Escola Bíblica Especial

O Pr. Genésio Mendes e o seu filho, Pr. Genésio Mendes Júnior falaram da lição 2 “tempos de renovação” e comentaram a história promessista

 

O organizador do livro “O Doutrinal”, que sintetizou as doutrinas bíblicas da Igreja Adventista da Promessa, Pr. Genésio Mendes, e o Secretário da Convenção Geral, Pr. Genésio Mendes Júnior, participaram do segundo programa Escola Bíblica Especial, da série “Tempos de Avivamento”. A “dobradinha”, de pai e filho, foi exibida na última quarta-feira (5).  

No programa apresentado pelo Pr. Samuel Braz, os pastores comentam a lição que abordou pelo menos seis períodos de avivamentos no Antigo Testamento (veja infográfico abaixo), e claro, fizeram apontamentos com os 90 anos da Promessa. Neste ano, além da denominação, o Pr. Genésio também completará a mesma idade da Igreja, por ter nascido em 12 de outubro de 1932, em Ubirajara (SP), ele faz parte da segunda geração de pastores da denominação. O escritor do promessismo contou um pouco de sua história no programa.

“Eu vim para São Paulo (SP), em 1949. Comecei a trabalhar na gráfica da igreja; depois passei pelos escritórios da igreja; em 1961, fui consagrado ao presbiterato da igreja, e desde então, nós estamos batalhando. Já estou aposentado, mas estou acompanhando o andamento da igreja”, pontuou em sua fala de abertura. 

Veja infográfico abaixo:

O Pr. Samuel Braz conduziu o bate-papo sobre a lição, através das perguntas do estudo, a revista pode ser adquirida no site da Editora Promessa. Um dos pontos levantados, trouxe a importância dos avivamentos para o povo de Deus. “Nada se compara aos avivamentos, pois, não se trata da produção humana, mas do desejo de Deus, movido também pelo desejo de homens e mulheres que se voltam para Ele”, disse o Pr. Mende Jr, sobre a diferença entre as revoluções e os aviamentos. Completando a fala, Braz ressaltou: “O avivamento produz a revolução social, mas a revolução social não produz avivamento”

A Geração de 1961

Em determinado momento do programa, quando falavam da liderança de Moisés e de Josué, o Pr. Mendes Jr. pontuou a respeito da geração de seu pai, consagrado em 1961, e tratou das limitações que são próprias dos líderes e a importância da igreja prestar atenção a isso.

“O estudo de Moisés, de Paulo e dos grandes avivalistas históricos… mostra que são homens com qualidades e defeitos. O senhor falou [Pr. Genésio], da sua geração de 1961: Pr. José da Costa Meneses, Pr. Miguel Corrêa, Pr. Cassiano Domingos de Souza, Pr. Manoel Pereira Brito e outros; tiveram seu valor, são especiais para denominação, mas são homens com qualidades e defeitos. Assim, como o Samuel e eu, com qualidades e defeitos… mas Deus usa esses homens, e Deus escolheu estes homens, mesmo com erros”, ressaltou o Secretário Geral. 

Nessa mesma direção, o Pr. Genésio falou sobre os avivamentos nos Reis e no período de Neemias. O líder histórico disse sobre os momentos de fraqueza são oportunidades de renovação espiritual. Segundo ele, em momentos difíceis a igreja ora e jejua mais. “Deus se utiliza, muitas vezes, destes momentos de fraqueza humana para promover o avivamento. Quando a igreja está ficando muito parada, Deus envia um ‘vento’, ‘explode tudo’ e traz um avivamento”

Além dos conteúdos da lição, partes da história promessista foram contadas no Escola Bíblica, como o episódio de Malacacheta quando supostos crentes cometeram atrocidades no meio dos promessistas, no interior de Minas Gerais; entretanto, o caso foi dado como sem participação da igreja, inclusive inocentada perante à Justiça. 

No fim do Programa, o Pr. Genésio Mendes despediu os internautas e deu uma palavra pastoral: “A igreja está aqui no mundo hoje, até a volta de Cristo, e enquanto ela estiver na Terra, o Espírito Santo sempre estará com ela, derramando seu renovo espiritual”, finalizou. 

Assista o episódio completo aqui:

 

O Programa Escola Bíblica Especial é exibido às quartas-feiras, às 20h, e reprisado aos sábados, às 9h, sempre no canal Promessistas Brasil no YouTube: https://www.youtube.com/c/promessistasbrasil

 

Por: Ministério de Comunicação. 

Notícias