Skip to content

Pr. Manoel Pereira Brito, líder histórico no promessismo, participa do Escola Bíblica Especial

O programa contou também com a presença do Pr. Hermes Pereira Brito, e falou sobre a lição 4 “Ao chegar o dia de Pentecostes”. 

O quarto episódio do programa Escola Bíblica Especial teve como convidados, o Pr. Manoel Pereira Brito, líder histórico da Igreja Adventista da Promessa, escritor e considerado da segunda geração de pastores; e seu filho, o Pr. Hermes Pereira Brito, Diretor Jurídico da Convenção Geral das Igrejas Adventistas da Promessa e pastor em Jardim Tranquilidade, Guarulhos (SP). No centro da conversa, estava a lição 4 “Ao chegar o dia de Pentecostes”. 

O semanal, exibido nesta quarta-feira (19), apresentado pelo Pr. Samuel Braz, trouxe comentários que enriquecem a aula dos professores das escolas bíblicas, para o próximo sábado (22), além de muitos destaques da história do promessismo, como contou o Pr. Brito: “Eu sou contemporâneo da igreja. Sou dela desde meus 14 anos e tenho estado com a igreja, sido abençoado junto dela”, testemunhou. 

Sobre o conteúdo da quarta lição, vários comentários do programa são destacados, para explicar o dia em que o Espírito desceu sobre a Igreja.  “O pentecostes é uma bênção vinda do céu para nós”, destacou Pr. Brito. Nessa direção, O Pr. Hermes esclareceu, neste dia de festa para os judeus do mundo todo, que era o começo efetivo do “Israel espiritual”: “Foi o dia em que os céus proclamaram a inauguração da igreja”. 

Anúncio [continua após a imagem]

Pentecostes: Uma experiência possível 

Durante o programa, o apresentador destacou a importância dos antigos ajuntamentos da igreja, vigílias por exemplo, era um grande estímulo para a experimentação do poder do Alto. “Uma coisa é estudarmos o texto em si, outra coisa é experimentar o poder. Embora o poder seja para todos, a maneira da reação  é muito específica para cada pessoa”, pontuou Samuel Braz. 

Sobre isso, o Pr. Manoel Brito relatou que aos 14 anos, ele e mais 11 pessoas, na hora da oração de um almoço, onde trabalhavam, foram batizados no Espírito Santo, em 10 de Fevereiro de 1944. Para ele, o fato foi uma resposta a um voto que sua avó tinha feito. 

“Todos os sábados minha avó jejuava, para que seus filhos e netos fossem batizados no Espírito Santo. Quando fui batizado, foi algo que me fortaleceu para enfrentar todas as dificuldades”, contou.  

Outra experiência apontada pelo Pr. Hermes, esclarece que a descida de Deus, sobre os 120 discípulos, trouxe unidade para o começo da igreja, obra que Ele continua a fazer no meio de pessoas tão diferentes. “Nós somos como tijolos diferentes, e o Espírito é a massa que iguala a todos”. 

O Diretor Jurídico da Igreja mostrou que numa experiência tão conturbada aos não crentes, a descida do Poder do Espírito foi de fato, uma ação do Senhor em Jerusalém. 

“Se reunirmos 120 pessoas num ambiente, e essas pessoas falarem alto, quem ouvir de fora não entenderá absolutamente nada. Iriam dizer que havia uma bagunça lá dentro. E eles entenderem, como se cada um falasse na própria língua. Essa é uma prova cabal da intervenção divina, agora para salvar”, disse sobre o dia de Pentecostes, em Atos 2. 

No encerramento do programa, uma palavra de incentivo sobre a busca do batismo no Espírito Santo. O escritor do livro “A sombra da Cruz”, chamou a atenção de como o cristão deve fazer isso.

“Devemos buscar o Espírito Santo porque ele é a pessoa de Deus que nos orienta, que nos ajuda, que ordena o nosso viver e nos dá força para tudo. Temos que pedir, orar, esperar, confiar em Deus.”, concluiu. 

Veja o episódio completo aqui: 

O Programa Escola Bíblica Especial é exibido às quartas-feiras, às 20h, e reprisado aos sábados, às 9h, sempre no canal Promessistas Brasil no YouTube: https://www.youtube.com/c/promessistasbrasil

Por: Ministério de Comunicação.