Neste, 24 de janeiro de 2022, a porta continua aberta para entrarmos e vivenciarmos outros marcos que pontilham a história.
24 de Janeiro de Janeiro de 1932 é a data símbolo do nascimento da Igreja Adventista da Promessa. Pode-se dizer que, a denominação “nasceu” dentro de um quarto simples, numa tarde de domingo, há 90 anos atrás. No meio de uma oração, fruto de um coração que acreditou nas promessas do batismo com Espírito Santo, mas que não queria morrer no meio de dúvidas. Ele, Pr. João Augusto da Silveira, recebeu o que o Pai prometeu, como relatou no livro de história da denominação, o “Marcos que pontilham o caminho”:
“Como em ocasiões anteriores, senti, também, minha alma feliz. Perguntei a Deus, dentro de mim mesmo: por que experiência tão gloriosa, que a Igreja de Jesus Cristo nos primeiros dias recebeu, cuja promessa não tem limite de tempo, lugar e pessoas, não era recebida, agora, pela Igreja cristã hodierna? Não obstante ser dito que a bênção de Abraão seria extensiva aos gentios por Jesus Cristo e para que, pela fé, nós recebamos a promessa do Espírito? (Gl 3:14). Nesse momento algo de sobrenatural me impulsionou a entrar no meu aposento. O que fiz e ali, ajoelhado, perto de minha cama com as mãos e olhos erguidos aos céus, pedi a Deus, como quem conversava com a maior confiança de um filho a seu pai, que reciprocamente se estimam, que alegrasse minha alma e não me deixasse ser surpreendido pela morte em circunstâncias espirituais tão incertas. Ah! como a história se repete. Não pedi para ser batizado com o Espírito Santo, mas Aquele que prometeu o Consolador aos seus discípulos e o deu lá no Cenáculo e, posteriormente, à sua Igreja, respondeu à minha oração. Em línguas estranhas e glorificações ao Pai e ao Cordeiro Exaltado, o Espírito Santo completou em meu ser a obra excelsa da Trindade.”
Portanto, a história do promessismo está encravada, não no homem João Augusto, mas no Deus que o batizou no Espírito Santo. E ele sabia disso. A história daquela “Tarde da Promessa cumprida”, revela que, verdadeiramente a igreja caminha “no poder do Espírito”.
Deve-se lembrar, que, ao rememorar as leituras bíblicas de Atos 1 e 2, o pioneiro teve poder para levantar e dizer a pioneira Marcionila, sua esposa, que sairia para testemunhar, “tanto em Paulista, como no Recife, em Pernambuco, no Sudeste, e através de milhares de promessistas, até os confins do mundo”, que Jesus é o que salva e batiza com o Espírito Santo. Que deve ser obedecido e que voltará pela segunda vez.
O batismo no Espírito Santo, em sua vida, foi como uma “porta aberta” para uma vida missional. Não fosse o Espírito, a fé em Jesus e a intimidade com o Pai celestial, o Pr. João Augusto não teria entrado nessa “porta”, depois de tanto ter batido, insistindo em oração e recebido de Deus, que é um bom Pai, o batismo capacitador (Lc 11:9-13).
Sendo assim, somos convidados pelo “presente” , a olhar para os fatos ocorridos em nosso “passado” , a fim de nos fortalecermos e construir um “futuro” ainda melhor. Acreditamos que um novo ciclo se inicia na Igreja Adventista da Promessa. Em nossos 90 anos de existência, continuamos desejando ardentemente o renovo que vem do alto, mantendo assim nossa essência como igreja.
Queremos viver diariamente, sendo conduzidos no poder do Espírito Santo, com a certeza que o nosso descanso não é aqui. Vivemos com os pés na terra, mas com o coração na eternidade. Não à toa, o selo da campanha de aniversário da igreja apresenta a ideia, em um 90 anos estilizado, que nos mostra que “o presente é a porta que conecta ao passado e ao futuro”.
Deus deseja então, que nós entremos por essa porta, para um tempo de avivamento e testemunho: “No poder do Espírito, até a volta de Jesus”. Neste, 24 de janeiro de 2022, a porta continua aberta para entrarmos e vivenciarmos outros marcos que pontilham a história. Você aceita entrar nesta porta chamada “presente”, e caminhar, rumo ao centenário e a eternidade?
A Convenção Geral das Igrejas Adventistas da Promessa convida a todos os promessistas, a vivenciarem, em unidade, em suas plataformas digitais, um momento de tantas lembranças, uma verdadeira linha do tempo por meio do documentário “Rota 32: A história de João Augusto da Silveira” (veja o trailer 2 abaixo), entre outras novidades apresentadas neste momento comemorativo.
A Super Live Promessa 90 anos, será transmitida nesta segunda-feira (24), às 19h, no Canal do YouTube Promessistas Brasil. Você, sua família, seus amigos e as igrejas locais, são convidados a participar deste momento histórico.
Por: Ministério de Comunicação.