Skip to content

Promessas de Deus aos que guardam o sábado

Pr. Valdeci Nunes de Oliveira: Muitas são as promessas de Deus aos que guardam o sábado. Neste texto, destacamos as seguintes:

1) UMA COMPENSAÇÃO MATERIAL, PELA AUSÊNCIA DO TRABALHO NO SÁBADO – Essa promessa consiste numa compensação material, para aqueles que descansam nesse dia. Isto ficou exemplificado quando da descida do maná no deserto: “Eles, pois, o colhiam cada manhã, cada um conforme ao que podia comer; porque aquecendo o sol, derretia-se. E aconteceu que no sexto dia colheram pão em dobro… Seis dias o colhereis – disse Deus –, mas o sétimo dia é o sábado; nele não haverá” (Êx 16:21, 22-26). A ausência do maná, no sábado, não resultava em prejuízo para aqueles que dele se utilizavam, porque no sexto dia, havia porção dobrada, isto é, havia uma compensação.  

 

2) UM LUGAR E UM NOME MELHOR DO QUE O DE FILHOS E FILHAS“Também lhes darei na minha casa e dentro dos meus muros um lugar e um nome, melhor do que o de filhos e filhas: um nome eterno darei a cada um deles que nunca se apagará”. Esta promessa não é privilégio exclusivo dos judeus; Deus a fez, inclusive àqueles que não fazem parte da linhagem de Israel: “E aos filhos dos estrangeiros, que se chegarem ao Senhor, para o servirem, e para amarem o nome de Senhor, sendo deste modo servos seus, todos os que guardarem o sábado, não o profanando, e os que abraçarem o meu concerto, também os levarei ao meu santo monte, e os festejarei na minha casa de oração; os seus holocaustos e os seus sacrifícios serão aceitos no meu altar…”, Is 56:5-7.

 

3) A BÊNÇÃO DA EXALTAÇÃO – As expressões: “Te farei cavalgar sobre as alturas da terra” e “também os levarei ao meu santo monte”, falam de exaltação, ou seja, vem acompanhadas do significado: levantar, elevar, engrandecer, louvar e glorificar. O Senhor diz, através do profeta Isaías: “Então te deleitarás no Senhor, e te farei cavalgar sobre as alturas da terra, e te sustentarei com a herança de teu pai Jacó; porque a boca do Senhor o disse” (Is 58:13 e 14). Para a nova terra, temos a promessa de que, todos aqueles que aqui aprenderam a obedecer a este mandamento, terão o privilégio de comparecer à presença do Senhor, para o adorarem. “E será que desde uma lua nova até à outra, e desde um sábado até ao outro, virá toda a carne a adorar perante mim, diz o Senhor” (Is 66:23).

Estas promessas são para os guardadores do sábado, mas não constituem monopólio ou reserva de domínio de um determinado grupo; todos aqueles que as desejarem, poderão usufruí-las, desde que decidam observar, guardar e santificar o santo dia do Senhor. Um feliz sábado para todos.

Por: Pr. Valdeci Nunes de Oliveira | Pastor, Teólogo, Psicopedagogo e autor de “Mensagens de fé e advertência para o nosso tempo”, da Editora Promessa

Notícias