Diaconisa Luzia Regina Guedes Padovan conduziu um momento na Câmara Municipal e falou da importância de políticas públicas para pessoas com deficiência auditiva.
*Foto: Angelo Cardoso / Câmara Municipal de Araçatuba
A líder do Ministério de Libras (Língua Brasileira de Sinais) da Igreja Adventista da Promessa de Araçatuba, Convenção Noroeste Paulista, Diaconisa Luzia Regina Guedes Padovan, conduziu um momento na Câmara Municipal, onde abordou a necessidade de políticas públicas efetivas para a população surda no município. A promessista representou a Associação das Senhoras Cristãs Benedita Fernandes.
Durante as atividades da 38ª sessão ordinária do ano, na segunda-feira (17/11), segundo o Portal da Cidade, ela destacou a contribuição da comunidade surda para a sociedade, com ênfase na necessidade de atenção do poder público para assegurar a acessibilidade às pessoas surdas.
Ela também mencionou a data de 26 de setembro, Dia Nacional do Surdo no Brasil, em alusão à inclusão de pessoas surdas na sociedade. “Quero parabenizar porque dia 26 de setembro foi celebrado o Dia Nacional do Surdo. Não é só uma data, pois todo dia é dia do surdo. A data é importante para reconhecer, valorizar e difundir a língua própria da comunidade surda”, ressaltou Dsa. Luzia.

A líder ainda destacou outra data e conquista importante: o Dia Internacional das Línguas de Sinais, instituído pela Assembleia Geral das Nações Unidas (23 de setembro); e a Lei Libras (Lei nº 10.436/2002), que reconheceu a Língua Brasileira de Sinais como meio legal de comunicação e expressão para as pessoas surdas no país.
Luzia reforçou a necessidade de que órgãos públicos assegurem os direitos da comunidade surda. “O dia do surdo é marcado por uma luta histórica de preconceitos, e a comunicação dos setores públicos deve tornar o discurso acessível a qualquer pessoa. As ações são necessárias e urgentes.”
O discurso foi encerrado na Tribuna Livre, apontando a necessidade de reconhecer as barreiras linguísticas existentes para os surdos. Por fim, a representante da associação também solicitou a realização de uma audiência pública na Casa de Leis para debater políticas públicas voltadas às pessoas surdas do município.
Novidade – A Secretaria de Inclusão da Convenção Geral vai lançar o curso Adaptação de Materiais para o Ensino Cristão Inclusivo, voltado especialmente para o Ministério de Crianças e Adolescentes (MCA). Em breve, o curso estará disponível na plataforma Centro de Treinamento Missionário, da Convenção Paulistana Central (CPC). No próximo dia 15 de dezembro, uma live de lançamento será realizada no Instagram da secretaria com todos os detalhes da capacitação.
Texto: Agência Promessista de Comunicação (APC)
Com informações: Portal da Cidade – Araçatuba









