Skip to content

Quando a imprudência faz do lugar mais seguro do mundo, uma armadilha

Quem vai sobreviver aos cataclismas circunstanciais deste presente mundo?

 

Creio que para muitos de nós o melhor lugar do mundo é a nossa casa! Em nossa casa estamos mais a vontade, descansamos melhor e temos a forte sensação de que estamos protegidos por estar em casa. Outros se sentem mais seguros ainda por estarem em um prédio, quando neste conjunto de prédios é dentro de um condómino fechado.

Esta mês se viu que não há lugar seguro neste mundo quando o que faz a segurança ou resistir as intempéries não é levado em consideração.

Fiquei chocado ao ver através de vídeo um prédio de 5 andares desmoronando-se por conta dos abalos sísmicos, na Turquia. Mesmo através do vídeo é impactante, mesmo sabendo que estava vazio. Terrível é pensar que muitas vidas estavam dormindo quando os abalos aconteceram. Sem tempo para reagir, sem tempo para pensar no que fazer ou a quem salvar, centenas de prédios vieram abaixo!

A pergunta que sussurra dentro da minha alma, comovida com tudo isto é: Porque centenas de prédio vieram abaixo ceifando milhares de vida enquanto muitos outros prédios vizinhos ficaram intactos, permanecendo em pé?

Certamente quem os construíram, negligenciaram as normas ou leis das quais a força da natureza é composta.

Foto por: REUTERS/Nir Elias/Reprodução.

 

Nós seres humanos temos a mania de achar que nada acontecerá conosco e nem na minha casa. Quando acontece eventos como este, vemos o quão frágil é o ser humano e ao mesmo instante quanta negligencia existe na alma do homem com certas situações que muita delas não há como prever!

Este evento na Turquia me faz lembrar a parábola que Jesus contou aos seus, no que diz respeito a construir uma casa. Mateus 7, há vários ensinos preciosos de Jesus, mas a partir do versículo 24, Ele deixa muito claro sobre as regras para se construir uma casa. Em termos espirituais, o Arquiteto e Engenheiro do universo, diz para seus “construtores” que não podem ignorar as leis estabelecidas por Ele, quando diz. “Aquele que houve e pratica minhas palavras, será comparado ao um homem sábio, que construiu sua casa sobre a rocha.”

Jesus adverte em seu ensino, em específico nesta porção do evangelho, que virão sobre aqueles que o seguem, coisas imprevistas por ele ilustrada como:  vento, águas tempestuosas, inundações violentas! São coisas que não se pode prever ou lidar com as mesmas senão, resisti-las. Qual a lei estabelecida por Ele para resistir ao imprevisto ou aquilo que é maior do que nós? Jesus disse: “Ouvir e praticar sua Palavra!”

Quando o homem passa a negligenciar coisas que são fundamentais para sua segurança ou para sua salvação, “o prédio, a casa, a vida, a família, negócio” ruirá diante das circunstâncias em que se apresenta. Quem vai sobreviver aos cataclismas circunstanciais deste presente mundo? Jesus afirma dizendo que somente quem estiver alicerçado em sua Palavra ou quem tiver amparado pelos princípios eternos resistirá, caso contrário será imprudente, ruirá, pois, construiu sua “casa na areia” ou de acordo com seus próprios conceitos e vontade.  

 

O que se vê hoje é, que para construir alicerçado na rocha vai exigir força, transpiração, persistência até alcançar a rocha e perfurá-la fincando ali os alicerces. Nas areias imediatista, do mundo virtual e tecnológico que nossa sociedade vive é muito mais fácil e rápido construir um conceito de vida ou de existência!

 “Momentânea e superficialmente tudo se resolve”, quando se usa de certos tipos de comportamento, pensamento, vontade não regeneradas para aplicar como elementos na construção do que será a vida ou casa como ilustra Jesus. Certamente a pessoa que segue por este viés corre um sério risco, pois toda a humanidade esta exposta a dias difíceis e turbulentos.

Chego a uma conclusão de que o ocorrido na Turquia, pode ter sido a negligencia em alguns espectos, na construção anos atrás que fez com que hoje centenas de casas não suportassem os fortes abalos da terra, tornando-se uma armadilha mortal para quem ali habitava.

Jesus diz que pela negligencia, por causa do imediatismo, aquilo que serviria para abrigar, ser a melhor coisa, pode ser o motivo da armadilha ou da ruína para muitos. Quando aquilo que é feito ou praticado sem a sustentação da Palavra de Cristo e quando ruir, a pessoa vai junto, Jesus afirma que ela não escapará das consequências da queda.

 

Por isso está em questão o fundamento de nossa existência aqui e permanência para a eternidade sem ser tragado pelos reveses desta vida.

Se a sua existência e construção de vida for de acordo com a palavra de Jesus, nada nesta vida o abalará, você estará seguro, ainda que..!, como disse Habacuque capítulo 3. Você se alegrará no Senhor!

Portanto o conselho de Jesus é: Não seja imprudente ao tratar com imediatismo e negligencia o que é fundamental para a sua segurança e salvação enquanto neste mundo, a palavra de Cristo, isso é muito sério!

 

Por: Pr. Moisés Gomes | Plantador da Igreja Adventista da Promessa em Angola.

Notícias