O homem que Deus usou para concretizar a Reforma Protestante
Em 31 de outubro de 1517, o Monge Agostiniano, Martinho Lutero, fixou na porta do Templo em Wittenberg, na Alemanha, 95 teses protestando contra o Cristianismo dominante da época, surgindo assim o Movimento de Reforma Protestante. Embora tenham havido outros movimentos e vozes, que não aceitavam a forma de como viviam o evangelho na época, por exemplo, os Grupos Monásticos, Albigenses, Pedro Valdo, John Wycliffe, John Huss e Girolamo Savonarola, entre outros, o movimento iniciado por Lutero, foi o mais impactante deixando marcas espirituais, religiosas, culturais, políticas, econômicas, tecnológicas, sociais e intelectuais.¹
Mas, o que provocou esta gigantesca reforma? As áreas principais foram: Teológica (Venda de perdão divino, “indulgências”; venda de objetos sagrados, “relíquias”; ensinos de Pelágio, que entre outras heresias negava o pecado original; sacerdocialismo, onde o sacerdote centralizava toda a vida espiritual). Moral (declínio moral do Clero). Administrativa (forma religiosa de dominar).²
Mas quem foi Lutero? Lutero nasceu em 10 de novembro de 1483, em Eisleben, na Alemanha. Morreu na mesma cidade, em uma viagem no dia 18 de fevereiro de 1546. O pai possuía uma mina e pertencia à classe média alta. O pai de Lutero queria que ele fosse advogado. Porém, quase morreu atingido por um raio certa tarde de verão enquanto andava sozinho pela estrada. O raio derrubou-o no chão e, cheio de medo, clamou à sua padroeira “Santa Ana, ajude-me e me tornarei um monge! ”. Pouco depois, o jovem estudante universitário vendeu todos os livros de Direito e bateu à porta do mosteiro agostiniano em Erfurt, tornando-se monge. Como monge experimentou crises do que chamava Anfechtungen – ansiedade espiritual aguda sobre o estado da alma. Em suas in certezas castigava-se para compensar essa deficiência e conseguir mérito diante de Deus. Disse, posteriormente, que toda a sua vida no mosteiro foi a “busca de um Deus gracioso”. Mas, em vez de amar a Deus e descobrir que ele era gracioso Pai Celeste, Lutero o temia e passou a odiá-lo porque só sentia sua ira e não seu amor. Obteve doutorado em Teologia na Universidade de Wittenberg em 1512 e passou a lecionar matérias bíblicas. Neste período debateu-se muito com as questões da graça e da justiça de Deus. Mas, um dia pode escrever: “Finalmente, pela misericórdia de Deus, meditando dia e noite, dei ouvidos ao contexto das palavras: “A justiça de Deus se revela no evangelho, de fé em fé, como está escrito: O justo viverá por fé” – Rm 1.17. Aqui, senti como se renascesse totalmente e entrasse no paraíso pelos por tões abertos. Ali, uma faceta totalmente nova da Bíblia revelou-se para mim.”
Após a experiência salvífica, se opôs aos caminhos tomados pela igreja da época, principalmente à venda de indulgências. No dia 31 de outubro de 1517 fixou então as 95 teses contra o que achava de errado. Em poucos meses, tornou-se herói popular alemão por ter desafiado o poderio religioso e estrangeiro de Roma.³
Qual a importância da Reforma Protestante para nós? Apesar de não ter sido completa, foi um avivamento sem precedentes na história e temos o sentimento de gratidão e desafio. De gratidão, por que muitos valores espirituais e teológicos tiveram origem nesta Reforma. Aliás, nossos próximos artigos versarão sobre esta herança maravilhosa. E de desafio, principalmente de perseverança, por que a Reforma Protestante tem em sua história exemplos de coragem e fé. Os reformadores foram corajosos e muitos pagaram com suas próprias vidas. Assim também, não podemos negar as verdades bíblicas num mundo de trevas espirituais. Temos que permanecer fiéis a Cristo, que deu a Sua vida por nós na cruz, re ssuscitou ao terceiro dia e nos comissionou a fazer discípulos de todas as nações, não negligenciando quaisquer detalhes de Seus ensinos.
Pr. Elias Alves Ferreira é responsável pela IAP em Jales (SP) e integra a equipe do Departamento Ministerial – Convenção Geral.
¹Chaves, Gilmar Vieira, Reforma Protestante, Central Gospel, Rio de Janeiro, RJ, 2017, Cap 2.
²Idem, Cap.1.
³Olson, Roger, História da Teologia Cristã, Editora Vida, São Paulo, SP, 1999, Cap 24