Renovados no Amor de Deus

Por toda sua vida o ser humano busca pelo amor em toda sua plenitude. Essa saga pode ser cansativa, e muitas vezes até frustrante quando buscada em fontes insuficientes. Hoje em dia temos visto o amor tornar-se escasso e até mesmo inexistente, e isso nos deixa desanimados, sem esperança, doentes. Por outro lado, pensando mais coletivamente, constatamos a existência de problemas como violência, egoísmo, desequilíbrio na convivência em sociedade, que nos permite concluir claramente o quanto carecemos de Amor.

Mas para encontrar a cura, a solução e o alívio que desejamos para esses problemas, precisamos entender o que é o amor, para que então consigamos vivê-lo. Observemos então as diferentes opiniões que encontramos sobre o amor:

Na psicanálise, Freud afirmava: “Como fica forte uma pessoa quando está segura de ser amada”. Por outro lado, a filosofia ensina que “Quem ama, deseja algo que não tem…” Já os poetas sustentam que “amor que é amor não definha…” Embora estas citações sejam tentativas de explicar o amor, nenhuma delas pode ser comparada à grandeza da afirmação “Deus é amor!” (1Jo 4:8).

A definição mais adequada do significado do Amor está baseada numa pessoa, a saber, Deus Todo Poderoso Pai do céu, que nos amou primeiro, em sua infinitude e perfeição divinas, sem exigir nada em troca, doando assim o Maior Amor que alguém poderia dar a outra pessoa: a vida do seu Filho pela nossa. 

Quando entendemos o quanto Ele nos quer amar e aceitamos seu amor revelado em seu filho Jesus Cristo (Rm 8:31), experimentamos, ao mesmo tempo, a renovação plena das dimensões da vida terrena, e uma prévia da vida na eternidade. Esta experiência nos traz esperança de um futuro eterno sem pesos e defeitos, além de ânimo para vencer a crueldade de um mundo cada vez mais vazio de amor. Somente por meio do amor que Deus doa, e da pessoa de Jesus habitando em nós, é que venceremos e seremos renovados por seu amor.

Diante disso, o segredo para uma busca que tenha sentido, está revelado na Bíblia Sagrada, que é a única fonte infalível e inesgotável do entendimento sobre o Amor, isto é, Deus. A essa altura de nossa reflexão, apresento uma oração parafraseando o texto do apóstolo Paulo, descrito em Efésios 3:16-19:

“Pai de Amor, generoso e glorioso, renove e fortaleça cada coração e mente com seu Poder… encha-os do seu Espírito, e que assim seu Amor se enraíze de forma profunda, por meio da fé, para que assim vivamos a largura, o comprimento, a altura e a profundidade do seu Amor divino, e que compreendamos de forma plena e transbordante, o Amor revelado em Sua Santa Pessoa. Amém!”

Rosana Ronca | esposa do Pastor Carlos Eduardo S. da Silva, congrega na Igreja Adventista da Promessa em Xaxim em Curitiba-PR, gestora de recursos humanos, graduanda de Psicologia.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x