Skip to content

REPOUSO

Confira uma análise profunda da palavra “confiar”, do Salmo 37:5. 

 

Estou aproveitando um pouco das férias para, dentre outras coisas, dar uma desenferrujada no hebraico. Arrisquei-me hoje a ler e a fazer uma tradução literal do Salmo 37:5: “Entrega para Yahweh o teu caminho e confia nele, e ele fará”.

Foto: Arquivo pessoal do autor.

Faço um destaque ao verbo “confiar”. No hebraico temos “batah” (בָּטַח), cujo significado é bem mais do que simplesmente acreditar, diz respeito a “sentir-se seguro” (Léxico Hebraico e Aramaico do AT, p. 50). Indica aquela atitude de confiar plenamente em algo ou alguém e repousar tranquilo.

Ao ler sobre o significado deste verbo me veio a mente uma criança que dorme sozinha em seu quarto, tranquila, pois sabe que no quarto ao lado estão seus pais. Não foram poucas as vezes que tive que ficar com minha filha mais nova no quarto até ela pegar no sono quando tinha medo, enquanto a ensinava que podia repousar tranquila, mesmo num quarto escuro. Com o tempo ela aprendeu.

Neste texto o salmista nos desafia/ordena a confiarmos em Deus. Qualquer outra pessoa ou coisa em que tentarmos encontrar segurança nos frustrará. Quando decidimos “simplesmente confiar”, não significa que não enfrentaremos dificuldades, mas que em todas elas, ele estará lá. Podemos nos sentir seguros! Aliás, a segunda parte do Salmo diz: “… confia nele e ele fará”.

Por isso, reforçamos o convite do salmista: entreguemos nosso caminho ao Senhor e “repousemos tranquilos”. Lembre-se disso, especialmente diante dos dias agitados em que vivemos.

Pr. Eleilton Freitas | É Vice-Presidente da Convenção Geral das Igrejas Adventistas da Promessa e Diretor da Editora Promessa.

Notícias