Skip to content

Sábado Abençoado: bem-estar físico e espiritual do ser humano

Uma pesquisa realizada por uma empresa de consultoria, em 13 países, mostrou que o profissional brasileiro é o mais estressado do mundo. As principais causas são: a pressão por resultados e o excesso de trabalho. O problema é que isso tem adoecido a muitos, emocionalmente, trazido fadiga mental, fazendo com que as pessoas durmam e acordem cansadas, tenham mudança repentina de humor e até alteração de peso! Mais do que nunca, precisamos redescobrir as bênçãos do descanso sabático, um presente que Deus deu para a humanidade.

Jesus afirmou: O sábado foi feito por causa do homem (Mc 2:27). O verbo “fazer” poderia ser traduzido, também, por “começar a ser”, “vir à existência”, “ser criado”, implicando a ideia de origem. O sábado foi criado. E quem o criou? Essa fala de Jesus é para fazer lembrar o relato da criação. O Gênesis responde quem criou o descanso sabático: No sétimo dia Deus já havia concluído a obra que realizara, e nesse dia descansou. Abençoou Deus o sétimo dia e o santificou, porque nele descansou de toda a obra que realizara na criação (Gn 2:2-3). O sábado foi feito, quando Deus fez todas as coisas, no início (Ex 20:8; 31:17).

E com que propósitos ele o criou? Jesus ensinou: … o sábado foi feito por causa do homem (Mc 2:27). Aqui, o substantivo “homem” é a tradução para anthropos, e poderia ser traduzido por “ser humano” ou “humanidade”, ou seja, o valor do sábado se encontra em sua relação com o ser humano. Este é o seu propósito original e último: o bem-estar físico e espiritual do ser humano. O sábado existe para servir às pessoas. Deus não o criou para que o homem e a mulher fossem escravos de regras. O sábado é um dia de deleite, não de privação; é um dia de alegria, não de tristeza.

Segundo o livro do Gênesis, homem e mulher foram criados em algum momento do sexto dia. Isso significa que nenhum deles viveu as vinte e quatro horas completas do sexto dia. O primeiro dia completo na vida dos primeiros seres humanos foi um sábado. Eles acabaram de ser criados e já tiveram um dia para contemplar a Deus e sua criação, para louvá-lo por suas dádivas; um dia para demonstrar sua confiança nele. Que tal aproveitar este sábado para fazer estas coisas? Afinal de contas, quando paramos aos sábados, estamos reconhecendo e aceitando o domínio de Deus sobre o nosso tempo, nossa agenda e nossas vidas.

 

Eleiton William. É pastor e mestre em Teologia. É vice-presidente da Convenção Geral da Igreja Adventista da Promessa e Diretor da Editora Promessa.

 

Notícias