No sábado, fazemos a vontade de Deus, não a nossa, e servimos aos outros, não a nós mesmos.
Em Isaías 58:13 o profeta joga luz sobre a forma correta de guardar o sábado, o dia do Senhor. Vamos relembrar o texto?: “Se desviares o teu pé do sábado, de fazeres a tua vontade no meu santo dia, e chamares ao sábado deleitoso, e o santo dia do Senhor, digno de honra, e o honrares não seguindo os teus caminhos, nem pretendendo fazer a tua própria vontade, nem falares as tuas próprias palavras”.
Esse texto da palavra de Deus ensina a sair da mesmice do cotidiano, e nos põem a vislumbrar o novo de Deus no sétimo dia. Então, como sair da rotina semanal?
Primeiro. O texto diz que devemos reconsiderar nossas atitudes: “Se desviares o teu pé do sábado, de fazeres a tua vontade no meu santo dia”. No dia do Senhor, é necessário verificarmos se nossas ações condizem com seu santo propósito. Ele nos chama a pensar na forma que guardamos o sábado, se o que fazemos traz glória a Deus ou na nossa própria vontade.
O texto diz também que precisamos desacelerar os pensamentos e as emoções: “… e chamares ao sábado deleitoso, e o santo dia do Senhor”. O sábado deve ser um tempo de deleite, não de estresse e peso. Nesse dia, podemos tirar algumas horas para dormir, pois isso nos ajuda a aquietar e descansar. O que não devemos é pensar em nossos negócios, ocupar a mente com os problemas rotineiros da semana e outras preocupações. Devemos colocar nosso foco em Deus.
Segundo o texto, precisamos também redirecionar nossas atividades. Precisamos ver o sábado como “dia de honra”, não seguindo os nossos caminhos, nem pretendendo fazer a nossa própria vontade, nem falando as nossas próprias palavras, ou seja, não podemos fazer o que bem quisermos no dia do Senhor. Isso significa que, no sábado, fazemos a vontade de Deus, não a nossa, e servimos aos outros, não a nós mesmos.
DICA: Algumas ações podem nos ajudar a viver mais intensamente o propósito espiritual do sábado e sair da rotina, como:
- Desligar o celular
- Evitar as redes sociais e a TV
- Evitar todo tipo de conversa que não edifica
Por que? Tudo isso tem sido fonte de distração das coisas espirituais, no dia do Senhor. Cuidado! Reserve o seu melhor para o sábado.
+ Textos sobre o sábado – CLIQUE AQUI
Por: Lições Bíblicas “Sábado: abençoado e santificado pelo Criado”. São Paulo: GEVC, 2018, p. 38-39.
Publicado por: APC Jornalismo.