Skip to content

SÁBADO ABENÇOADO: Duas razões para celebrar o dia do Senhor

O sábado, memorial do poder criador, é também um memorial de nossa salvação em Cristo. 

Qual razão você encontra para trabalhar todos os dias? Talvez, essa pergunta não encontre resposta fácil, mas pode-se lembrar da própria sobrevivência, da família, dos filhos… Assim, como se tem razões para trabalhar, encontra-se na Palavra de Deus, razões para descansar. Confira, duas delas para se guardar o sábado, o dia do Senhor. 

Em Êxodo 20:11, temos a primeira boa razão para adorar a Deus no dia de sábado: a sua criação. O texto diz: Porque em seis dias fez o Senhor os céus e a terra, o mar e tudo que neles há, e ao sétimo dia descansou; portanto abençoou o Senhor o dia do sábado, e o santificou.”

Visto que a criação manifesta o poder de Deus, o sábado é o tempo ideal para celebrá-lo por seus atos criadores. No dia do Senhor, declaramos que não apenas o tempo lhe pertence, mas também toda a criação (Sl 95:6; Rm 1:20). No sábado, devemos celebrar o fato de que Ele nos criou. 

A segunda razão para celebrarmos a Deus, nesse dia, é sua obra redentora. Observe que, em Deuteronômio 5:15, Israel é exortado a guardar o sábado, lembrando que foi escravo no Egito, mas Deus o libertou com mão forte.Porque te lembrarás que foste servo na terra do Egito, e que o Senhor teu Deus te tirou dali com mão forte e braço estendido; por isso o Senhor teu Deus te ordenou que guardasses o dia de sábado.”

De igual forma, a santificação do dia do sábado requer de nós reconhecimento dos atos graciosos de Deus em libertar seus filhos da escravidão do pecado. 

No sábado, devemos celebrar o fato de que ele nos libertou e nos deu salvação. A devoção que oferecemos a Deus no sábado atinge seu sentido pleno, quando percebemos como o mandamento é uma expressão da graça de Deus manifestada em Cristo, nosso redentor, por meio de quem tudo foi feito (Jo 1:3; Cl 1:13- 16). O sábado, memorial do poder criador, é também um memorial de nossa salvação em Cristo. O sábado sinaliza nosso repouso em Cristo.

 

Lições Bíblicas “Sábado: Abençoado e Santificado”. São Paulo: GEVC, 2018, lição 02, adaptado. 

 

Por: Editora Promessa.

Editado por: APC Jornalismo. 

 

Notícias