Skip to content

Sábado Abençoado: Um dia especial

Não se trata de um dia qualquer, mas do único dia santificado pelo próprio Deus. 

As datas importantes da vida são dificilmente esquecidas. Comemoramos com muito gosto o dia do nosso aniversário. Não são poucos os casais que rememoram, ano após ano, a data em que subiram ao altar, ou então, o “mês-versário” dos filhos. 

Mas há um dia especial que não devemos ignorar, embora muitos premeditadamente o façam: o sábado. Deus, o seu legislador, adverte-nos: “Lembra-te do dia de sábado, para santificá-lo” (Ex 20:8). Não se trata de um dia qualquer, mas do único dia santificado pelo próprio Deus. 

Ao povo liberto, Deus ordenou: “Lembra-te do sábado para o santificar” (Ex 20:8). Nossa atitude em relação ao sábado, deve ser a seguinte: devemos santificá-lo, isto é, cultivar para com ele uma relação de reverência, pois, diferentemente dos demais dias, ele é singular. Para santificarmos o sábado, a nossa rotina deve mudar, a começar pela reavaliação das nossas atitudes.

O sábado é um dia em que descansamos e renovamos as energias consumidas durante a semana. O próprio Deus observa sobre esse dia: “[…] não farás nenhum trabalho…” (Ex 20:10). Descansar no sábado é uma questão de saúde física, mental e espiritual do ser humano. 

[compartilhe uma imagem para este sábado – o texto continua abaixo]

Ao mesmo tempo em que renovamos as energias evitando a rotina dos seis primeiros dias da semana, também o fazemos por meio da atitude devocional, que nos conduz à adoração ao Senhor. Duas razões para adorarmos a Deus no sábado merecem destaque: A primeira delas é a criação e está expressa em Ex 20:11a: “porque, em seis dias, fez o Senhor os céus e a terra, o mar e tudo o que neles há e, ao sétimo dia, descansou”. Esse texto sagrado nos instiga a adorar a Deus pelos seus atos poderosos. 

A segunda razão para adorarmos a Deus no sábado é a redenção, como diz Dt 5:15a: “porque te lembrarás que foste servo na terra do Egito e que o SENHOR, teu Deus, te tirou dali com mão forte e braço estendido”. Sejamos gratos e adoremos o Senhor, por ser nosso Criador e Salvador, no seu sétimo dia, o sábado sagrado. 

Lições Bíblicas “Os Dez Mandamentos”. São Paulo: Editora Promessa, 2019, Lição 07. São Paulo: GEVC. 

Publicado por: Ministério de Comunicação/APC Jornalismo.

Notícias