Skip to content

SÁBADO ABENÇOADO: Uma ‘ilha’ no mar semanal

o sábado se apresenta como uma dádiva, como uma ilha no mar semanal que estamos atravessando.

Por causa do tempo em que vivemos, o sábado pode ser considerado um verdadeiro recurso para o esgotamento emocional humano. No dia do Senhor, também somos lembrados de que, em Deus, podemos encontrar o renovo de que tanto necessitamos. 

O Salmo 92, que se dedica ao dia especial, trata sobre como Deus pode aumentar nosso “poder” ou nossa “força” e sobre o óleo novo que Ele pode nos dar. O salmista testemunha: “… derramaste sobre mim óleo novo” (v.10). Esse óleo novo é uma referência a uma “consagração nova, para servir a Deus”, ou seja, um renovar de nossa dedicação e consagração ao Senhor. 

Chegamos ao fim da semana extenuados; então, no sábado paramos tudo para desfrutarmos da bênção daquele que pode revigorar as nossas forças, revitalizar-nos espiritualmente. Em nosso tempo, marcado por estresse, ansiedade, esgotamento físico e mental, materialismo, competição, consumismo etc., o sábado se apresenta como uma dádiva, como uma ilha no mar semanal que estamos atravessando. Assim, oferece renovação tanto espiritual quanto emocional. 

É claro que, em todos os dias, precisamos encontrar em Deus o revigorar espiritual e emocional de que necessitamos, mas, no sábado, desfrutamos disso de modo mais intenso, pois temos um tempo dedicado para esses propósitos. Assim, não é exagero dizer que, diante do significado espiritual do sábado e de suas bênçãos espirituais e emocionais, ele consiste num tipo de oásis em meio à aridez de nossa semana atarefada e agitada.

 

Por: Lições Bíblicas “O sábado abençoado e santificado pelo Criador”. São Paulo: Editora Promessa, 2018, Lição 3, pp. 26.

 

Notícias