Skip to content

Secretaria de Inclusão participa de Audiência Pública da Assembleia Legislativa do Amazonas sobre Estímulo Precoce

A Dsa. Juliana Duque e a Doutora Jacy Odani participaram da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, no legislativo amazonense.

A Diretora da Secretaria de Inclusão da Convenção Geral das Igrejas Adventistas da Promessa, Dsa. Juliana Duque, e a colaboradora dessa pasta e líder da SI, na Convenção Amazônica, a Doutora Jacy Odani, participaram de uma Audiência Pública, para a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), na última segunda-feira, 22 de agosto. Dra. Jacy liderou a Audiência e a Dsa. Juliana, de maneira remota, direto de São Paulo (SP), entre as temáticas, enfatizou que a Promessa luta para ser uma igreja de Inclusão.  

Para tornar o Estímulo Precoce em uma política pública, ela com uma equipe, com participação da OAB-AM (Ordem dos Advogados do Brasil), levou à Aleam, o Projeto de Lei, apelidado de PL da  Yumi, em homenagem a sua filha, detectada com um tipo de nanismo, em 2019, no quarto mês de gestação, e que veio a falecer (natimorto). O Projeto está em tramitação na casa (Projeto 041/2020), agora em regime de urgência. Segundo a Dra. Jacy, em entrevista ao Promessistas.org, é a primeira Lei relacionada a esta causa no Brasil. “Esperamos que isso possa inspirar o nosso país, em outros lugares, a fazer leis semelhantes”, ressaltou.  

Mas o que é Estimulação Precoce na primeira infância? Segundo a Dra. Jacy, esse estímulo é, “como se fosse uma potencialização estratégica, didática, para o desenvolvimento cerebral das crianças, e para crianças com deficiência e/ou comorbidades. Esse estímulo se faz ainda mais necessário, e é feito por uma equipe multidisciplinar, focada naquilo que a criança precisa, na primeira infância (0 a 3 anos)”, contou ela, no Programa Inclusão Entrevista, da TV Viva Promessa. Assista a entrevista aqui:

Fé e ciência. Juntas – A Dra. Jacy congrega na Promessa Tancredo Neves, é assessora pedagógica – na gerência de Creche da Secretaria Municipal de Educação da Secretaria Municipal de Educação (Semed), em Manaus, e coordena o Observatório Infantil, relacionado à Estimulação Precoce, com atuação em todas as creches da capital, e com presença no município de Presidente Figueiredo (AM). A equipe é multidisciplinar, com profissionais da Educação, Saúde e Assistência Social, inclusive, profissionais que fazem parte da Promessa, da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) e da Universidade de Harvard, dos Estados Unidos. 

A assessora pedagógica também convoca as reuniões, dessa temática, na Aleam, junto a parlamentares, e encabeça a Frente da Pessoa com Deficiência, tendo cadeira cativa, como pesquisadora e observadora, analisando projetos que chegam a casa. O exemplo da Doutora Jacy, como ela mesma afirmou ao Promessistas.org, é para a glória de Deus, e mostra, como uma cristã poder ser sal e luz, agente de mobilização, numa sociedade que necessita de boa influência. 

 

Por: Ministério de Comunicação.