Além de uma celebração especial no último sábado (23), a igreja assistiu a um documentário que conta sua trajetória.
No último sábado (23), a Igreja Adventista da Promessa de Santana, na zona norte da capital paulista, completou 30 anos de história com uma celebração de gratidão a Deus pela vida da comunidade. O culto festivo contou com a participação de promessistas locais e de muitos irmãos e irmãs que já passaram por Santana ao longo dessas três décadas. Houve apresentações do coral, do grupo de louvor e, como ponto alto da noite, a exibição do documentário Família Santana.
O Secretário da Convenção Paulistana Central e Pastor responsável pela igreja, Kennedy Matos, informou ao Promessistas.org que a comunidade tem atualmente 110 membros cadastrados. “Uma característica forte da igreja para alcançar pessoas secularizadas em um contexto como o de São Paulo é a classe de discipulado, onde recebemos muitas pessoas. Essa iniciativa se tornou uma porta de entrada para o alcance de novas vidas”, explicou.
Ele acrescentou ainda: “Uma das características fortes da Promessa Santana (como ela se identifica) é o acolhimento e a recepção das pessoas, além de um apreço muito alto pelo ensino da Palavra.”
Documentário especial de 30 anos
Com 1h07min55s de duração, o filme reúne relatos marcantes da trajetória da igreja, como uma frase do primeiro pastor da época, Lucas Medes: “Antes um sonho, agora uma realidade”, relatou a secretária da igreja, Diaconisa Cleo, sobre a inauguração do local. Entre os testemunhos, o casal Dsa. Mariluzi Dalava e Pb. Juraci Sales relembrou a época em que presos ouviam os louvores e mensagens transmitidas pela igreja — localizada próxima ao antigo presídio do Carandiru. Um desses homens, após ser libertado, procurou o templo para testemunhar sua conversão dentro da prisão, cumprindo um voto que havia feito.
Outro destaque foi a história do Diácono Valdeir, que dedicou cerca de 20 anos evangelizando um casal que hoje faz parte da congregação.
Marcos anteriores em Santana
Antes da fundação da igreja local, o bairro já havia sido palco de acontecimentos históricos para o promessismo. A segunda edição do livro Marcos que pontilham o caminho registra que, na década de 1940, a sede geral funcionou por alguns anos na Rua Dr. César, 1203. O imóvel amplo abrigou reuniões do Presbitério Geral, um pequeno parque gráfico com as primeiras máquinas impressoras adquiridas pela igreja e também as edições iniciais do Brado de Júbilo, que chegou a reunir 247 hinos.
Além de servir como escritório administrativo, o local recebia cultos marcados por grande fervor. O Pr. Otoniel da Silveira lembrou no livro: “Lugar que nos traz gratas recordações, quantas reuniões avivadas, todas cheias de vigor espiritual.”
Um pouco da história
De acordo com informações da liderança, a igreja foi inaugurada em 1º de julho de 1995, na Rua Ezequiel Freire, em Santana, com a presença de irmãos vindos principalmente de Vila Medeiros e Vila Maria. O projeto foi iniciado pelo Pr. Lucas Mendes, em parceria com o Pr. Miguel Correia. Posteriormente, o Pr. Brito assumiu a congregação, onde permaneceu até o fim de sua vida.
Assista a celebração de 30 anos aqui:
A Promessa Santana fica localizada na Rua Voluntários da Pátria, 1168, Carandiru, São Paulo (SP).
Texto: Agência Promessista de Comunicação (APC)