Até que ponto suas escolhas são influenciadas por outros?
“Entrai pela porta estreita; porque larga é a porta, e espaçoso o caminho que conduz à perdição, e muitos são os que entram por ela; e porque estreita é a porta, e apertado o caminho que leva à vida, poucos há que a encontrem”. Mt 7:13,14
“Você Decide” foi um programa interativo exibido pela Rede Globo entre 1992 e 2000. Em cada episódio eram encenados casos especiais, com um final diferente a ser escolhido pelos telespectadores através de votações via telefone.
Três finais eram apresentados ao público, que tinha por meio de ligações telefônicas o poder de escolher o final que achava ser o certo para aquela história.
Quase sempre o final escolhido era o final feliz, dando assim ao público que o escolheu um gosto delicioso de poder ter decidido.
Você já ouviu, alguma vez, falar de livre-arbítrio? Livre-arbítrio quer dizer livre escolha, livre opção. Em todas as situações da vida, sempre temos duas ou mais possibilidades para escolher. E a cada momento a vida nos exige decisão. Sempre temos que optar entre uma ou outra atitude. E sempre você decide.
A verdade é que nesse contexto da história humana somos levados a tomar decisões que nem sempre são nossas.
O marketing, a propaganda, tem influenciado nas decisões das pessoas e na maioria das vezes negativamente. Ouça essa história que eu li esses dias:
“Duas criancinhas de oito anos conversam no quarto:
– O menino perguntou para a menina:
– O que você vai pedir no DIA DAS CRIANÇAS?
– Eu vou pedir uma Barbie, e você?
– Eu vou pedir um O.B.! responde o menino.
– O.B.?! O que é isso?!
– Nem imagino… Mas na televisão diz que com O.B. a gente pode ir a praia todos os dias, andar de bicicleta, andar a cavalo, dançar, ir ao clube, correr, fazer um montão de coisas legais, e o melhor… SEM QUE NINGUÉM PERCEBA…”
No texto inicial de Mt 7:13,14, Deus nos dá a oportunidades de decide entre dois caminhos, é o “você decide” de nossas vidas, onde a história que está sendo apresentada é a sua, a minha, a nossa. Nessa história, dois finais nos são apresentados, um que nos leva a vida e o outro, à perdição. A diferença entre as duas opções não está somente no final delas, mas também no decorrer. O que leva a vida é difícil, estreito, apertado, cheio de obstáculos. O que leva a perdição é largo, espaçoso, fácil de caminhar, cheio de oportunidades, sucesso, de propostas que enche os olhos. Mas independemente das possibilidades que ambos oferecem a decisão continua sendo minha e sua.
Qual tem sido a sua decisão? Será que o marketing do mundo tem influenciado na sua decisão? Será que temos sido conquistados pelas propagandas mentirosas do inimigo, lembremo-nos que quando se fala de mentira ele tem doutorado em mentir, pois nos diz a Bíblia em Jo 8:44 que ele é mentiroso, e o pai da mentira.
Desde tempos remotos ele tem enganados as pessoas, levando-as a tomarem decisões que lhes afastam de Deus. Adão e Eva, no Éden, quando decidiram desobedecer a Deus (Gn 3:6); o rei Saul ,quando decidiu desobedecer a ordem de Deus (1 Sm 15:21-29), os antediluvianos que decidiram não acreditar no dilúvio e morreram todos (Gn 7:21). Lembre-se, meu amigo, é você quem decide.
Eu quero concluir com um conselho dado por Deus em Deuteronômio 30:15,16: “Vê que proponho, hoje, a vida e o bem, a morte e o mal; se guardares o mandamento que hoje te ordeno, que ames o Senhor, teu Deus, andes nos seus caminhos, e guardes os seus mandamentos, e os seus estatutos, e os seus juízos, então, viverás e te multiplicarás, e o Senhor, teu Deus, te abençoará na terra à qual passas para possuí-la”.
No “você decide” de nossas vidas temos duas escolhas: a vida ou a morte. Qual é a sua decisão? Você decide.
Pr. Arimateia Oliveira Costa é superintendente da Convenção Goiás e integrante da equipe do Departamento Ministerial da Convenção Geral da IAP
- Início
- Quem somos
Quem somos
A DENOMINAÇÃO
NOSSA HISTÓRIA
DIRETORIA EXECUTIVA
- Ministérios
Ministérios
Secretarias
- Notícias
- Lições Bíblicas
- Downloads
- TV Viva Promessa