Skip to content

Você é “analfabeto” em Libras?

Começo a nossa observação, definindo a palavra analfabeto. Dentre algumas definições encontramos: 1. que ou aquele que desconhece o alfabeto; que ou aquele que não sabe ler nem escrever. 2. que ou aquele que não tem instrução primária. 3. que ou o que é muito ignorante, bronco, de raciocínio difícil. 4. que ou aquele que desconhece ou conhece muito mal determinado assunto ou matéria.

Confesso que até dias desses eu era totalmente “analfabeto” em Libras. Libras é a sigla para Língua Brasileira de Sinais, um sistema de gestos que permite a comunicação entre pessoas surdas e/ou deficientes auditivas. É uma língua natural da comunidade surda brasileira.

Tive o privilégio de fazer dois cursos rápidos em Libras, na Escola de Governo do Estado de Mato Grosso. A sensação é a mesma daquela pessoa que ouve uma outra pessoa falando inglês e não entende nada. Você olha o surdo e/ou deficiente auditivo e também não entende nada. Daí a expressão “analfabeto” em Libras.

A Lei nº 10.436/2002 legitima a Libras como idioma advindo das Comunidades Surdas Brasileiras. O Decreto n. 5.626, de 22 de dezembro de 2005, determinou a inclusão da disciplina de Libras como obrigatória nos cursos de fonoaudiologia e na formação de professores. A Lei nº 14.191, de 3 de agosto de 2021, alterou a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional), para dispor sobre a modalidade de educação bilíngue de surdos.

A Língua Brasileira de Sinais, Libras, é ensinada em diversas Universidades e Faculdades brasileiras, em cursos de graduação e pós-graduação. Veja a importância. Hoje, a Universidade ou Faculdade que não ensina Libras está atrasada historicamente. Hoje, fala-se na educação do Ensino Bilingue de Libras.

Bem, a reflexão é a seguinte: você é “analfabeto” em Libras? Ou vai continuar “analfabeto” em Libras? É importante que, tanto você como sua igreja local, se engajem no aprendizado e ensino de Libras, afinal, é mais uma oportunidade de levar as boas novas de Cristo a um público maior de pessoas. Que Deus nos ajude a ter mais sensibilidade com o próximo na arte de tentar comunicar e entender as pessoas.

Pr. Luciano Souza de Arruda Teólogo, Advogado, Filósofo, Mestrando em Teologia, colaborador da Secretaria de Inclusão da Convenção Geral.

Notícias