Skip to content

Voluntários da Missão: projeto na Convenção Norte leva serviços gratuitos para comunidades

Na primeira ação do grupo, cerca de 80 atendimentos em saúde foram realizados na Igreja Adventista da Promessa no Benguí, bairro de Belém (PA).

 

Adriane Silva, que estava a passeio no último final de semana na casa da mãe, no bairro do Benguí, em Belém do Pará, ouviu falar sobre a Ação Social promovida pelos Voluntários da Missão, órgão da Convenção Norte em parceria com a Igreja Adventista da Promessa do Benguí. Ela não pensou duas vezes e foi até o templo, onde no domingo, 31 de agosto, ocorreu a iniciativa com a presença de vários profissionais de saúde, como clínico geral, nutricionista, psicólogos, podóloga e enfermeiras.

“É um serviço essencial, porque nem todo dia a gente tem a oportunidade de estar no médico, principalmente para quem trabalha fora. Essas ações vêm agregar muito na necessidade do povo”, explicou. Adriane, que levou a filha e foi um dos 80 atendimentos realizados no local, e destacou a oportunidade de acesso rápido a diversos serviços: “Não é todo dia que a gente pode medir pressão, conferir glicose. Principalmente para quem não tem plano de saúde, poder passar por vários profissionais como psicólogo, clínico geral, nutricionista, agregou muito, porque não precisamos marcar uma consulta e esperar meses”, declarou com um sorriso ao Promessistas.org após os atendimentos.

Assim, a Primeira Ação Social dos Voluntários da Missão, já reconhecida como instituição aprovada na Assembleia Regional da Convenção Norte, foi realizada na Promessa do Benguí, coincidindo com a programação que celebrou os 47 anos de fundação da igreja, louvando a Deus e servindo à comunidade.

O superintendente regional, Pastor Francileu Sousa, que também é responsável pela igreja local, expressou alegria pelos serviços prestados. “Nós fizemos aqui esta ação para o bairro, principalmente nas redondezas da igreja, onde tivemos vários médicos e outros profissionais atendendo a comunidade. Várias pessoas passaram por aqui no decorrer da manhã e foram atendidas. Isso mostra como a igreja pode servir as pessoas para a glória do nome de Jesus e como forma de demonstrar nosso amor pelo próximo”.

Quem também avaliou a iniciativa como muito positiva, foi o vice-superintendente regional, Pr. Ary Magalhães, que é coordenador do Voluntários da Missão. “A igreja local se mobilizou, os profissionais vieram. Foi uma manhã de bênção! Penso que a igreja local deve focar também na comunidade, na obra filantrópica. Foi um pontapé para a igreja se abrir mais à comunidade e levar o Evangelho às pessoas”, pontuou.

Uma missão, várias mãos

Uma mobilização como essa, sempre é resultado de esforço coletivo. A missionária Ana Cristina Soares ajudou na articulação local para realização da ação, com apoio dos promessistas locais. Ela destacou a alegria em obedecer ao Senhor. “Nesses 47 anos está sendo realizada uma grande ação social. Isso é tudo para a comunidade, é o cumprimento da Palavra do Senhor, o ‘Ide’. Estamos levando a Palavra, saúde mental e o cuidado de Deus para essas pessoas. É um dos momentos mais felizes da minha vida”.

O Presbítero Rubilar Neves, da Promessa Marco, ressaltou o apoio da Casa do Diabético, instituição sem fins lucrativos que atua desde 2003 em Belém, prestando serviços gratuitos a pessoas com a doença. Segundo ele, pessoas que se enquadram no perfil de atendimento, podem ser acompanhadas pela organização. “Participamos destas ações e encaminhamos os pacientes para tratamento em nossa organização, de forma gratuita, com apenas uma contribuição livre se puder. A casa existe de portas abertas para o cuidado desses pacientes”.

A médica voluntária, doutora Flávia Brito, ligada à Unidade Básica de Saúde do Benguí, ressaltou a integração entre fé, ciência e amor ao próximo, que segundo ela “carregam em si o reflexo do amor de Cristo”.

Ela refletiu: “Quantos em nossa comunidade passam a semana inteira dedicados ao trabalho, sem acesso à saúde básica, sem tempo para olhar para si? É nesse espaço, no final de semana, que juntos oferecemos não apenas atendimento clínico, mas acolhimento, dignidade, respeito e esperança”, reforçou. “A ciência se alia à fé, e a fé fortalece a ciência, para que a cura alcance não apenas o corpo, mas também a alma”, completou Flávia, que disse sentir-se privilegiada em servir ao Senhor por meio da inciativa. 

Voluntários com uma missão

O projeto Voluntários da Missão nasceu de uma iniciativa da Diaconisa Dilce, do Pr. Ary, da diaconisa Sandra (esposa do líder) e do Pb. Rubilar, apresentada ao superintendente regional, Pr. Francileu Sousa e diretoria regional, que abraçou a proposta aprovada na Assembleia Regional de 2025 como instituição voltada para a área social, filantrópica e espiritual na região. 

Antes de se oficializar como grupo de ação social, programações semelhantes já haviam sido realizadas em 2025, na Sacramenta (Belém), Benfica – Centro e Monte das Oliveiras (Ananindeua), esta última, com bazar, correio da esperança com mensagens de consolo, estética, podologia, aferição de pressão arterial e glicemia, entre outros serviços. 

Próximas ações

O grupo de voluntariado já tem compromissos agendados para os próximos meses em Benfica, Benevides (PA), Tajapuru (Breves) e Águas Lindas (Ananindeua). Para maiores informações, entre em contato com o Pr. Ary: (91) 98182-6934. 

Texto: Andrei Sampaio/Agência Promessista de Comunicação (APC).

Fotos: Divulgação/Promessa Bengui.

 

Notícias