Dicas da lição 8: “Seja um bom cidadão”


Mais conteúdo: baixe os slides desta lição (link:http://portaliap.org/licao-para-viver-bem-slides/). Veja também, os comentários adicionais no Portal IAP (link:http://portaliap.org/wp-content/uploads/2015/07/303-2013-Jan-Mar_COMENTARIOS-ADICIONAIS.pdf) e leve mais conteúdo para a sua aula. Nos comentários, você encontrará os seguintes temas: “Sistema judicial honesto”, que o ajudará a entender um pouco como funcionava o judiciário da época; “Penalidade equilibrada”, para você compreender mais o “olho por olho; dente por dente”; “Juros, nem pensar!”, para você saber sobre essa prática, se existia ou não; “Preservação territorial”, que o ajudará a saber os limites territoriais de cada tribo, e “Homem e mulher”, para você entender mais a fundo o significado da expressão “homem não vestirá roupa de mulher e vice-versa”.
1. Teste de honestidade: Como a lição trata de leis que ajudariam as pessoas a viverem bem na sociedade israelita, você pode abrir a aula com a apresentação de um vídeo (2:41 min) sobre um teste de honestidade feito com mecânicos e exibido no Jornal Nacional (link: http://http://www.youtube.com/watch?v=0qptf8o1HfI). Afinal, o respeito ao próximo é o que nos faz viver melhor em sociedade.
2. Critério de escolha: O primeiro tópico da lição, “líderes honestos”, trata sobre as características de um bom líder para estar à frente do povo de Deus. Baseado nesta reflexão da Palavra, estimule seus alunos a se lembrarem em quem votaram na eleição passada. Você pode fazer uma ficha com os seguintes itens: Cadidatos/cargos/critério de escolha. Após o preenchimento, selecione três fichas e leia para a classe; em seguida compare com as características de um bom líder mostradas pela Escritura. Este exercício pode levar uns 6 minutos: 3 para os alunos escreverem sobre os candidatos e 3 para a exposição das fichas.
3. Telefone sem fio: No tópico 2, “o falso testemunho”, faça com a classe a famosa dinâmica do “telefone sem fio”. Enfileirando as pessoas, fale a uma delas uma frase até que chegue à última pessoa da fila. Após a informação ser repassada a todas, peça à última que fale a frase; então, diga que uma informação mal passada prejudica a pessoa de quem se fala e ocasiona “o falso testemunho”.
4. Vídeo sobre dinheiro achado: No tópico 3 da lição, “achado não é roubado”, exiba um vídeo (2:56 min.), do RJTV-TV, da Globo Rio (Link:  http://www.youtube.com/watch?v=vEqzBlvKJvU), que conta a história de um motorista de ônibus que encontrou, em uma poltrona do carro que dirigia, a quantia de 74 mil reais e resolveu devolver ao dono e ainda recusou recompensa. Após a exibição, pergunte à classe que palavras resumem a atitude nobre desse homem.
5. Sobre os juros: Levando uma fatura de cartão de crédito, ou de outra conta qualquer que possibilite pagar o mínimo e o total da fatura, pergunte quantos ali pagam o mínimo ou outro valor. Comente sobre as consequências disso: juros na conta do próximo mês! Conscientize-os a se esforçarem para pagar o valor total, e o que melhor: evitarem dívidas desnecessárias. Pergunte-lhes sobre seus empréstimos: Cobram juros? Ajude-os a viverem de maneira mais solidária.

Dicas da lição 7: “Observe a dieta bíblica”


 Mais conteúdo: baixe os slides desta lição (link:http://portaliap.org/licao-para-viver-bem-slides/). Veja também, os comentários adicionais no Portal IAP (link:http://portaliap.org/wp-content/uploads/2015/07/303-2013-Jan-Mar_COMENTARIOS-ADICIONAIS.pdf) e traga mais conteúdo para sua aula. Nos comentários, você encontrará os seguintes temas: “Abstinência e Palavra”, analisando a questão da dieta bíblica como um sinal de obediência; “Abstinência e abominação 1 e 2”, uma análise no hebraico da palavra “abominação”; “Abstinência e ação de graças”, entenda o significado de agradecer antes das refeições; e em “Diagnóstico alimentar”, saiba mais profundamente sobre algumas outras proibições dietéticas.
2ª Chuva de ideias: Após a introdução da lição, peça aos alunos que fechem suas Bíblias e lições, e em seguida, peça para que eles falem das características dos animais que nos são proibidos e permitidos de se comerem. Pergunte por primeiro dos quadrupedes; em seguida dos peixes; em terceiro, pergunte das aves e insetos voadores e por últimos dos insetos. Após este momento, você percebera como anda o nível de conhecimento de seus alunos.
3ª Vídeo parábola: Separamos uma reportagem do telejornal Repórter Brasil (Link: http://www.youtube.com/watch?v=UzLLhsnGAJ4), da TV Brasil, sobre uma boa alimentação depois dos exageros que cometemos durante períodos de festas.  A reportagem conta com a participação de um nutricionista, que dá as dicas de como se alimentar melhor, para manter uma boa saúde. Isto serve como parábola, para nos ajudar a entender que a dieta bíblica, não é uma questão de saúde, entretanto de alimentação. Por isso professor, não conduza a aula neste viés de saúde, mas apenas explique os alunos que isto é uma parábola. Faça-os entenderem que assim como se der ouvidos ao nutricionista, ajudará a ter uma boa saúde, assim também a vida cristã será muito mais sadia, a vida espiritual, se for alimentada com aquilo que Deus separou para o ser humano, os manjares por Deus criados. Essa dica pode ser usada no tópico 2 “uma questão de santidade.
4ª Visualização do assunto: Professor (a), você pode enriquecer ainda mais as suas aulas, colocando juntamente com os outros slides já disponíveis, os animais descritos em Deuteronômio. Baixe os slides feitos especialmente para aula de abstinência, no link ao lado: http://portaliap.org/slides-para-a-licao-7-observe-a-dieta-biblica/