- Início
- Quem somos
Quem somos
A DENOMINAÇÃO
NOSSA HISTÓRIA
DIRETORIA EXECUTIVA
- Ministérios
Ministérios
Secretarias
- Notícias
- Lições Bíblicas
- Downloads
- TV Viva Promessa
O valor de uma mulher
Não está relacionado à sua forma física, ao saldo de sua conta bancária e nem à sua próspera evolução profissional, segundo a Bíblia
Comemoramos o Dia Internacional da Mulher em 8 de março, mas aproveito ainda esses dias para refletir sobre a figura feminina. Nessa data muitas pessoas lembram-se do papel e da importância da mulher para a família, para a sociedade e até mesmo para as igrejas. São muitos os exemplos de mulheres que fizeram a diferença ao longo da história da humanidade e são outras tantas que têm influenciado o mundo em que vivemos.
A Bíblia Sagrada também fala sobre as mulheres. Podemos ler nas páginas sagradas o exemplo de mulheres que desobedeceram a Deus e por isso pagaram um alto preço pela decisão equivocada. No entanto, são vários os exemplos bíblicos de mulheres que temeram ao Senhor e que se dedicaram a ele. Essas mulheres foram alcançadas pela graça e pela misericórdia de Deus, se entregaram a ele, amaram-no de todo o coração e por isso, puderam cumprir o propósito do Senhor para as suas vidas.
Temos visto que, em alguns casos, o valor das mulheres em nossa sociedade está relacionado a sua forma física, ou ainda, naquilo que ela possui. Entretanto, segundo a Palavra de Deus, o valor da mulher não está relacionado à sua forma física, ao saldo de sua conta bancária e nem à sua próspera evolução profissional. “Mas a mulher que teme ao Senhor será elogiada.” (Provérbios 31: 30).
Para a Bíblia, uma mulher valorosa é aquela que encontra no Senhor a sua prioridade de vida e a sua razão para viver, é a que reconhece que necessita desesperadamente da graça e da misericórdia do Senhor, é a que coloca em primeiro lugar a vontade de Deus para a sua vida. É mulher que ama a Cristo a tal ponto que entregou toda a sua vida a ele. É aquela que está disposta a lutar para construir um lar e educar seus filhos conforme os ensinamentos daquele que morreu na cruz para salvá-la e para salvar a todos os que ela ama. É a que ama a Deus, o seu lar, e as pessoas, justamente pelo fato do Senhor a ter amado primeiro.
Ao refletirmos sobre o papel e o valor da mulher, o nosso coração se enche de gratidão a Deus, o Criador dessa tão especial criatura. Deus criou a mulher para ser auxiliadora e companheira do homem. Mas também o Senhor a criou para que, por meio do seu jeito tão particular, de suas palavras e de suas atitudes, a mulher demonstre o cuidado, o amor e a compaixão de Deus através de sua vida. Por isso, se você é um homem, louve a Deus pelas mulheres preciosas que o Senhor tem colocado em sua vida. Se você for mulher, agradeça e adore ao Deus Todo – Poderoso que lhe formou, criou e tem sustentado e fortalecido. Faça isso durante durante todos os dias da sua vida.
Que Deus continue abençoando a todas as mulheres virtuosas que tem construído uma vida alicerçada em Cristo!
Dsa. Claudia Duarte congrega na IAP em Votuporanga (SP) e é diretora do Departamento Infanto Juvenil Regional.
Profissão perigo
Estamos dispostos a suportar tudo por amor a Cristo, como fez o apóstolo Paulo?
Macgyver foi um personagem fictício que, na hora do perigo máximo, sempre tinha uma solução para escapar de forma quase milagrosa: usava um clipe, um palito de dente, um fósforo para se soltar de uma algema que o prendia, por exemplo. O seriado chamava-se Profissão Perigo. Será que existe algum perigo imediato para aqueles que fazem da sua vida uma maneira de servir a Deus?
Paulo chega à exaustão na sua vida pessoal no texto de 2 Coríntios 11:21-31. Ele usa uma expressão grega semelhante a “alucinado ou doido” para expressar figuradamente seu estado hipotético de total descontrole emocional e psíquico, em função de ter que dar provas da verdade transparente e inegável que vivia desde que conheceu a Cristo.
Havia muitos de sua nação, ex-aliados, superiores, ex-subordinados e falsos irmãos da igreja local que se esforçavam para desprestigiar seu valor, colocando suas palavras e seu intenso trabalho como algo sem relevância para o Reino de Deus e para a nação judaica. Ele estava muito aborrecido com tudo isso.
Qual o perigo que você corre em ser honesto hoje? É muito possível que você tenha perdas diversas, ser honesto está fora de moda. E na igreja, existem os desonestos? Sim existe o “dar um jeitinho” para burlar o sistema eclesial e ainda há a justificação: “uso parte do meu dizimo para ajudar aquele irmão carente, compro instrumentos para a igreja. Qual é o problema, pastor?”
Resposta do pastor sério e honesto: “Somos servos de Cristo. E você também está errado, irmão, pois a Bíblia diz: “Nada é nosso: “porque tudo quanto há no céu e na terra a ti pertence, ó, SENHOR. O reino é teu e tu governas soberano sobre tudo e todos!” (I Cr 29.11)
Ser louco por Cristo nos expõe aos perigos reais das tentações, das provocações, das perseguições intensas, externas, internas. “Amados, não estranheis a ardente prova que vem sobre vós para vos tentar, como se coisa estranha vos acontecesse” (1 Pedro 4:12) Saiba que é pela loucura da pregação que Deus salva os seus verdadeiros adoradores.
Por nove vezes, Paulo usa a palavra perigo, cujo significado é: “estar em situação que cause danos físicos”. Trabalhos, açoites, prisões que resumia em perigo de morte constante. Ele apanhou, foi apedrejado, sofreu naufrágio, além da pressão interior. “Além disso, enfrento diariamente uma pressão interior, a saber, a minha preocupação com todas as igrejas”. (2 Cor.11:28).
E você, tem tem morrido em suas vontades que desagradam a Deus?Tem sido um escravo de obediência a Cristo? Sua profissão de fé ainda é valida?
Um dia, querendo ou não, você precisará encerrar a carreira da profissão perigo (2 Tm 4:6-8). E como vai ser?
O Deus bendito de Paulo é o nosso Deus, Ele nos sustentará com sua graça inaudita em qualquer situação.
Pr. Omar Figueiredo dos Santos é responsável pelas IAPs em Jardim Paineira e Itaquera, na Convenção Paulistana Leste.