Um sábado de benção!

IAP em Vila Maria adora a Deus pelos 84 anos

Durante a semana, os irmãos oraram, jejuaram e convidaram. No sábado, dia 23: vários visitantes, no culto especial em comemoração aos 84 anos da IAP. No culto: Coral e Grupo de Louvor. A Igreja celebrou! Pr. Auriedno: Palavra. No final: poder, renovação! O Espírito Santo esteve entre nós. Aleluia!

Pr. Alessio Gomes, responsável pela IAP em Vila Maria

84 anos

Culto na IAP em Vila Medeiros (SP)

A Igreja Adventista da Promessa em Vila Medeiros (SP) também organizou uma linda festa para agradecer a Deus pelos 84 anos de existência da denominação. O culto aconteceu no dia 24/01, tendo como mensageiro o Pr. Efraim Teixeira, pastor local. O Coral “Vozes de Júbilo” adorou a Deus com suas melodias, bem como o Grupo de Louvor. O nome de Cristo, senhor da Igreja, foi exaltado acima de tudo.

Autorizado traslado do corpo do pr. Celson

Já são dois dias de intensas lutas dos pastores para conseguirem toda a documentação necessária para o translado do corpo do pr. Celson ao Brasil. Graças a Deus, como ele estava legalizado naquele país, nesta tarde, o Consulado da Bolívia concedeu a autorização, bem como o Consulado do Brasil, portanto, na tarde desta quinta-feira estava previsto para se iniciar a remoção do corpo.
Ainda não há previsão do horário em que o corpo deve chegar a Campo Grande (MS) nesta sexta-feira (29/01). Rogamos pela continuidade das orações pois as lutas são demasiadamente pesadas e os nossos pastores que estão lidando diretamente com a situação, sobretudo a família do Pr. Celson, sente com mais intensidade o impacto da tormenta.
Os irmãos da IAP na Bolívia continuaram velando o corpo por mais de 48 horas, ininterruptas, pois desejaram muito se despedir do pastor amado.

Quando a máscara cai

Porque sei que em mim, isto é, na minha carne, não habita bem algum; porque o querer está em mim, mas não consigo realizar o bem. Porque não faço o bem que quero, mas o mal que não quero, esse faço. Ora, se eu faço o que não quero, já não faço eu, mas o pecado que habita em mim.” (Romanos 7: 18-20)
Estive pensando sobre o carnaval. Já é possível ouvir as músicas e ver os comerciais. Para muitos, o ano “começa” somente após este evento que mobiliza o país inteiro. Várias pessoas curtem muito bem o carnaval – dançam, pulam, gritam, outros passam a noite em casa, assistindo o desfile das escolas de samba. Outros passam os cinco dias de carnaval em retiros espirituais, onde se afastam de todo tipo de desagrado a Deus, que esta festa carnal pode oferecer.
Porém, para as pessoas que estiveram no carnaval, chegou o momento de retirarem a máscara e observarem que tudo não passou de pura vaidade. Salomão, em todo seu vigor, no auge de sua mocidade, vivencia momentos prazerosos, tais como o carnaval. Ele se deleita nas bebidas, nas noitadas de festa, na mulherada, e depois de provar tudo isso, conclui, ao final da vida, que tudo é vaidade. Que nada faz sentido. Que tudo é uma grande inutilidade.
Coloquei-me a pensar também na quantidade de “crentes” que procuram o sentido da vida no carnaval. Pessoas que estão na igreja aos sábados de manhã e aos domingos, mas que decidem, vez por outra, reverenciar o inimigo, fazendo sua vontade. O carnaval acaba, mas muitos continuam com suas máscaras.
É neste exato momento que sua máscara cai.
Enquanto você está com a máscara, ninguém te reconhece. Eles olham para você e não conseguem ver sua identidade. É isso mesmo que o inimigo quer: que eu e você percamos nossa identidade de cristão, de cidadãos do “Reino do Filho de seu amor”. O nosso adversário utiliza suas armas contra nós. O apóstolo Paulo já havia nos recomendado que o bem que queremos fazer, este não fazemos, mas sim, o mal que não queremos. Isso se deve ao fato de nossa carne ser uma arma utilizada por nosso adversário contra nós mesmos. A Bíblia já havia dito, também, que, na verdade, o espírito está pronto, mas a carne é fraca (Mt 26:5). Portanto, nossa carne é usada constantemente pelo inimigo para nos atacar.
Minha preocupação também aumenta por saber que a máscara não existe só no carnaval, mas existem muitos cristãos usando máscaras em todos os lugares. A máscara nos impede de mostrarmos ao mundo quem nós realmente somos. Muitos estão usando a máscara do medo, a máscara do ódio, a máscara do “querer ser superior”, a máscara da vergonha, da angústia, da insegurança, da vingança, da traição, do adultério, do abandono, do egoísmo. Muitos sobem nos púlpitos trajados de belos ternos, belos vestidos, mas com máscaras horrendas, que impedem a igreja de ver a glória de Deus.
Por isso, devemos seguir o conselho de Paulo que, inspirado pelo Espírito Santo, diz para retirarmos nossos véus e refletirmos como um espelho a glória do Senhor (2 Co 3: 15-18). Fazendo menção a Moisés, Paulo diz que o véu impedia o povo de ver a face de Moisés, logo após ele ter descido do Monte, ao ter falado com Deus. A glória de Deus estava sendo refletida através da face de Moisés e por isso ele utilizava o véu.
Infelizmente, hoje, muitos estão usando o véu ou a máscara e não estão mais refletindo a glória de Deus. Quando a máscara cair, nós poderemos novamente refletir como um espelho a glória de Deus e, então, seremos transformados na mesma imagem, a Bíblia nos garante. Tiremos as máscaras para nunca mais usá-las. Por que se não a tirarmos, um dia ela cairá por si mesma, e aí já será tarde demais.

Lucas Timóteo Moraes é professor da Escola Bíblica na IAP de Japurá (PR).

Voltar para casa

Portos, aeroportos, rodoviárias, rodovias, estradas, caminhos, “tá na hora!”
Malas, bolsas, mochila nas costas, “vamos?”
Partidas, despedidas, “até logo, eu volto!”
Lágrimas, saudades, esperas, “sempre te amarei!”
“Viajar é bom, mas voltar pra casa é melhor”, ensinou-me a professora Rute Soares
Mas, imagine…
Fazer a viagem mais longa e desafiadora
Deixar o conforto, se rebaixar, humilhar-se, diminuir-se
Entrar no ventre escuro e apertado
Depender de vitaminas e proteínas
Ser matéria, ter pêlo, carne e osso
Sair de dentro do humano untado de sangue e líquido amniótico
Respirar, chorar, mamar
Crescer, aprender, desenvolver
Sentir fome, sede, frio
Trabalhar, produzir, ajudar no orçamento
Esconder-se em seu próprio mundo e admirá-lo
Discernir, entender, compreender-se especial
Convencer-se da dolorosa e gloriosa missão
“Eis o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo”
Deixar as ferramentas, tirar o avental, fechar a oficina
Deixar (de novo?!) pai, família
Agora pregar, ensinar, chamar discípulos
Andar, suar, cansar
Ser rejeitado, ignorado, desprezado, traído
Julgado, condenado, surrado, ferido
Pregado, levantado, furado, em agonia profunda
Respirar ofegante, alma e corpo a dilacerar
Querer desistir, sentir o drama, “Pai, porque me abandonastes?”
O portador do pecado isolado, só
Suportar, perseverar, insistir, ir até o fim
Querer você!
Entregar-se, morrer de amor, salvar
Salvar você!
Ficar gelado, imóvel, inerte
Por você!
Silenciar a terra, o céu, o universo
Satisfazer a ira do Pai
Apavorar demônios, pôr anjos em festa
Perdoar homens, reconcilia-los, fazê-los filhos de Deus
Você?
Descer ao mundo do silêncio, ficar ali no escuro
Mas a morte a Ti nao cabe!
“Onde está ó morte a tua vitória?”
Tumba aberta, corpo quente e brilhante, mulheres ali
“Ressuscitou, ressuscitou, ressuscitou!”
“Avisem a Pedro!”
Aviso você!
Instruções finais, milagres finais, despedida
Hora do guerreiro de Deus voltar pra casa
“E agora glorifica-me tu, ó Pai, junto de ti mesmo, com aquela glória que tinha contigo antes que o mundo existisse.”
“Até breve. Voltarei!”
É com você!
“Não se turbe o vosso coração; credes em Deus, crede também em mim. Na casa de meu Pai há muitas moradas; se não fosse assim, eu vo-lo teria dito. Vou preparar-vos lugar. E quando eu for, e vos preparar lugar, virei outra vez, e vos levarei para mim mesmo, para que onde eu estiver estejais vós também.”
É pra você!
Porque viajar é bom, mas voltar pra casa é melhor!

Pr. José Lima de Farias Filho, segundo secretário da Convenção Geral da IAP

Gratidão a Deus pelos 84 anos

Irmãos da Convenção Norte realizam ação social e culto

A Convenção Norte celebrou os 84 anos da igreja Adventista da Promessa com muita alegria. O evento ocorreu no dia 24 de janeiro na 1ª Igreja em Belém (PA). Pela manhã, houve um delicioso café da manhã ao lado externo do templo, onde foi realizada uma ação social contando com vários especialistas na área da saúde.
Contou com a participação da Diretoria Regional e também do Pr. Guilherme Pinheiro, alcançando aproximadamente 300 pessoas. À noite, o culto de celebração contou com a mensagem do Pr. Thiago Rivoredo Braga (responsável pela IAP Marco), que pregou sobre o tema: “O que Deus espera de sua Igreja”. O Departamento de Música (Demap) liderou os louvores, juntamente com a congregação.
Um momento especial aconteceu no culto da noite, quando foi relembrada a história da IAP no Brasil e na Convenção Norte.

Pr.Thiago Rivoredo Braga

Nota de falecimento

Da. Manoel Gambelim, da IAP em Miracatu (SP), dormiu no Senhor

Hoje, o Senhor recolheu seu servo, diácono Manoel Gambelim, da IAP em Miracatu (SP), aos 85 anos. Foi um cristão fiel, ativo até há poucos dias. Foi através de suas mãos que vários templos da IAP foram erquidos, como o antigo templo em Vila Maria, na rua Magarino Torres, e o templo em Miracatu, além de outros.
No último dia 17 de janeiro, havia completado 64 anos de casado com a Dsa. Ester Lourenço Gambelim, filha do pioneiro da IAP, Manoel Caboclo.
Deixou os filhos Elisabete, Elizete, Eliseu, Eliana, Elvis e Marcia, além de bisnetos e duas irmãs. Oremos pelo consolo de Deus a todos os familiares e que esta trajetória sirva de exemplo a todos nós, promessistas.