Espírito Santo derramado

Jovens no RS são batizados

No sábado (16/09), a Rumap Rio Grande do Sul realizou uma Vigília Regional com o tema: “Puro Sangue”, em comemoração ao dia do Unionista, celebrado na Igreja Adventista da Promessa em 15 de setembro.
Participaram a banda Tchê Levitas, de Santa Catarina, e a preletora, Mis. Edilaine Rodrigues, da IAP em Mauá (SP), que falou sobre o poder do sangue de Jesus derramado na Cruz e sobre o derramamento do Espirito Santo, já que toda a IAP está nos 100 Dias de Oração. Cinco jovens foram batizados no Espírito Santo, para glória de Deus!
A presença de Deus continuou entre eles e durante a semana, numa reunião de oração em uma casa, mais cinco jovens / adolescentes foram batizados no Espírito Santo. É o poder de Deus sendo derramado sobre seus filhos e suas filhas!

Dicas da lição 13 – “Exercício da comunhão”

Exercício da comunhão

  • Clique AQUI para acessar os slides da lição.
  • Para ouvir o podcast desta lição, clique AQUI.

 

Dicas

  • Vídeo: Acesse este link: https://www.youtube.com/watch?v=2Z2eX8A4vk8, e mostre a seus alunos o vídeo: Por que eu preciso de outras pessoas se eu já tenho a Jesus? Nele, o pastor americano John Piper, nos fala da importância da comunhão. Relacione o vídeo com o conteúdo da lição e principalmente com o item 1 “Praticar a mutualidade cristã”.
  • Dinâmica: Distribua entre seus alunos folhas de sulfite, canetas e/ou lápis, para fazerem a seguinte dinâmica. Com base nos mandamentos da mutualidade e dos dons espirituais apresentados nos itens 1 e 2, peça que seus alunos façam um desenho, escrevam o trecho de uma música ou façam uma frase/ou poesia que represente o mandamento de mutualidade ou dom espiritual. Peça que os que têm acesso a internet em seus celulares procurem uma imagem que mostre a importância da comunhão.
  • Desafio da semana: Mande para seus alunos e alunas pelo WhatsApp, redes sociais ou exiba em sala, o infográfico com o desafio da semana desta lição.

 

 

Comentários Adicionais

  • A solidão pode prejudicar a sua saúde mental, revela pesquisa:
    Um novo estudo realizado por pesquisadores da Universidade de Tecnologia de Swinburne, na Austrália, indica que a solidão pode levar ao desenvolvimento de ansiedade social, depressão e paranoia.
    A pesquisadora Michelle Lim, do Centro de Pesquisa Psicológica e Cerebral de Swinburne, explica que é fácil confundir solidão e depressão, mas que as duas são coisas diferentes. A solidão é um conjunto de sentimentos negativos que surgem a partir do contraste das relações e cotidiano que uma pessoa tem e as que ela deseja ter. Já a depressão afeta como a pessoa se sente no geral.
    Lim acredita que é necessário prestar atenção na solidão. “Nós não fomos desenvolvidos para sermos solitários. Somos uma espécie social”, afirma ela na divulgação do estudo. “A pessoa solitária tem mais chance de ter depressão, ansiedade social e paranoia. Isso pode se desenvolver em questão de meses.”
    No momento a pesquisadora está desenvolvendo um aplicativo que ajudará a identificar pessoas cujas saúdes mentais correm risco de serem afetadas. Enquanto a ferramenta não é lançada, Lim deixa algumas dicas do que alguém solitário pode fazer: reconheça a solidão e entenda que é um sinal para fazer algo diferente do que você geralmente faz; tente interagir com os outros de forma positiva, incluindo comidas saudáveis, exercícios e ar fresco; mostre linguagem corporal positiva e tente se interessar pelo que os outros falam; consulte um terapeuta ou converse com alguém de confiança, não deixe aquilo que te faz mal te consumir.”
  1. Dons para comunhão:
    “A evidência da presença do Espírito na vida do crente serve ao bem comum da comunidade inteira. O Espírito usa os dons do cristão individual para a edificação da Igreja (comparar com Ef 4.12), um tema que Paulo mais tarde aplica em sua discussão sobre a utilidade de falar em línguas ([1Co] 14.4). A intenção aqui é promover o bem comum e proibir qualquer pessoa de usar um dom em proveito pessoal. Paulo não descarta que o dom em si pode trazer benefício para a pessoa, mas Deus confere dons sobre o seu povo para que todos possam ser edificados (14.26).” (Kistemaker, Simon. Comentário do Novo Testamento: 1 Coríntios. Tradução: Helen Hope Gordon da Silva. São Paulo: Cultura Cristã, 2004, p.582).
  2. Crescer em amor:
    “Visto que o mandamento do mútuo amor é essencialmente ligado com o ensino de Jesus (Jo 13.34), é apropriado que a Ele seja dirigida a petição: vos faça crescer, e aumentar no amor; mas isto pode ser demasiadamente sutil. Os dois verbos são sinônimos, e sua combinação simplesmente reforça a ideia: ‘vos faça abundar grandemente’ é o pensamento.” (Marshall, I. Howard. I e II Tessalonicenses: introdução e comentário. Tradução: Gordon Chown. São Paulo: Vida Nova, 1984, p.126).
  3. “Hyper” amor (2 Ts 1:3):
    “O verbo usado, um composto com hyper, expressa crescimento vigoroso, e é de uma forma que Paulo gosta de usar. A palavra ocorre somente aqui (…). (…) o mútuo amor dos leitores, de uns para com os outros, vai aumentando. Este amor estava sendo demonstrado por todos na igreja, e este também é sinal de maturidade espiritual.” (Ibidem, p.204).
  4. Uma salvação individual/coletiva:
    “O propósito de Deus – que foi concebido em uma eternidade passada, está sendo trabalhado na história e será aperfeiçoado na eternidade por vir – não é salvar almas individuais isoladas uma da outra da outra e assim perpetuar nossa solidão, mas construir uma igreja, congregar um povo se proveniente de toda nação e cultura.” (Stott, John. Como ser cristão: um guia prático para a fé cristã. Tradução de Marcos Davi S. Stuernagel, Silêda S. Steuernagel. Viçosa: Ultimato, 2016, p.157).