Nota de falecimento

Deus recolheu o Pr. Mário, da Convenção Matogrossense

“Alegrem-se com os que se alegram; chorem com os que choram”. (Rm. 12.15)
Comunicamos com pesar que manhã dessa segunda-feira, 02 de outubro de 2017, dormiu no Senhor o Pr. Mario Pereira da Silva. Nascido aos dezoito de dezembro de mil novecentos e sessenta e um (18-12-1961), casado com a diaconisa Sirlene Aparecida Silva Pereira, com quem teve 03 filhos, (Samuel; Augusto e Esther). Atualmente o querido pastor era Diretor de Patrimônio da Convenção Regional Matogrossense, e Pastoreava o rebanho de Cristo nas IAPs de Campo Verde e Planalto da Serra.
O Pr. Mário estava internado na Santa Casa de Misericórdia, na cidade Cuiabá, onde passou por uma cirurgia nos últimos dias, Porém, aprouve ao Senhor recolher o seu servo na manha desta segunda-feira. O Pr. Mário era um homem muito dedicado à família, bem como a obra do Senhor junto à igreja de Cristo e aos serviços do reino de Deus. Um pastor exemplar, Pai amoroso e companheiro de todas as horas. Portanto, trata-se de uma perda irreparável para Convenção Regional Matogrossense, para a família, para a igreja e para os amigos. O velório estará acontecendo na IAP do CPA, Av. Historiador Rubens de Mendonça, Morada da Serra I- Cuiabá/MT. O sepultamento está marcado para amanhã, dia 03/10, às 17 horas.
A Convenção Regional Matogrossense transmite seus sinceros sentimentos pela perda deste importante servo do Senhor, que enquanto pastor da IAP e Diretor de Patrimônio da Convenção, o Pastor Mário foi um exemplo para todos nós, um excelente e dedicado servo de Cristo. Nossas orações a favor desta ilutada família, no sentido de que o nosso Senhor Deus conforte e console os corações neste momento difícil. Sejam consolados com as palavras do Apóstolo Paulo: “Não quero, porém, irmãos, que sejais ignorantes acerca dos que já dormem, para que não vos entristeçais, como os demais, que não têm esperança” (I Tess. 4:13).
Leia mais: http://www.noticiadosmunicipios.com.br/home/noticia/4090/morte-do-pastor-mario-pereira-enluta-adventistas-da-promessa-em-mato-grosso.html

Dicas da lição 1 – “Criados por Deus”

Criados por Deus

  • Clique AQUI para acessar os slides da lição.
  • Para ouvir o podcast desta lição, clique AQUI.

 

Dicas

  • Vídeos: Para os itens 1 e 3, passe aos seus alunos o vídeo “Assinatura da Santíssima Trindade – Prof Adauto Lourenço”. Nele o professor, por sinais encontrados na natureza, temos uma evidência da criação de Deus. Acesse o vídeo aqui: https://www.youtube.com/watch?v=yPXoLyVGdDc.
    Para o item 2, temos outro vídeo do prof. Adauto, onde ele responde a pergunta: “A criação foi feita em 6 dias literais ou não literais?. Acesse aqui: https://www.youtube.com/watch?v=xeOlXsb0g-0.
  • Aula interativa: Separe a sua turma em duplas ou trios, ou em dois grupos, para que falem sobre os três primeiros dias (Gn 1.3-13), e outro grupo, sobre os três últimos dias (Gn 1.14-31). Eles devem fazer uma leitura do texto e depois expor os assuntos. Se puder previamente fazer esta divisão para que na hora da aula exponham de várias maneiras estes assuntos. Esta dinâmica será aplicada no item 3. Separe uns 10 a 15 minutos para as duas apresentações.
  • Desafio da semana: Mande para seus alunos e alunas pelo WhatsApp, redes sociais ou exiba em sala, o infográfico com o desafio da semana desta lição.

 

 

Comentários Adicionais

    1. Começo:
      “No princípio. No termo reschita, começo, unclui rosch: cabeça, dianteira, aquilo que precede uma série ou um processo. Na dianteira da história dos céus e da terra está a criação do mundo. A criação dos céus e a da terra é a base e o começo da História. (BRÄUMER, Hansjörg. Gênesis I: comentário Esperança. Tradução: Doris Köber. Curitiba: Esperança, 2016, p.32).
    2. Bíblia sempre acima:
      “Ainda que existam variantes no conceito de criacionismo, a principal característica desse ponto de vista é que ele tem a Bíblia como sua única base. A ciência pode contribuir para nosso entendimento, mas jamais deve controlar ou mudar nossa interpretação das Escrituras para acomodar suas descobertas.” (RYRIE, Charles Caldwell. Teologia básica ao alcance de todos. Tradução de Jarbas Aragão. São Paulo: Mundo Cristão, 2004p.197).
    3. Adão o primeiro homem:
      “(…) a criação ensina que Deus criou o primeiro homem à sua imagem e semelhança a partir do pó da terra e com seu sopro de vida (Gn 1:27; 2:7). Nunca existiu uma criatura subumana ou um processo de evolução. Os criacionistas possuem pontos de vista diferentes em relação aos dias da criação, mas para alguém ser um criacionista é preciso acreditar que o registro bíblico é historicamente factual e que Adão foi o primeiro homem.” (Idem).
    4. Criação acima de tudo:
      “A doutrina cristã da Criação não depende da confirmação da teoria do design inteligente. O tipo de argumento científico oferecido pelos proponentes do design inteligente realmente apoia e torna mais provável a posição da criação, mas a presença da inteligência não requer o Deus cristão. Por outro lado, ainda que essa teoria se mostre inadequada, a doutrina da Criação não será destruída por isso.” (ERICKSON, Millard J. Introdução à Teologia Sistemática. Tradução de Lucy Yamakami. São Paulo: Vida Nova, 1997, p.379).
    5. Criatividade do nada:
      “O ato criador ex nihilo da parte de Deus foi um ato sem igual, diferente de qualquer ato natural ou humano com que temos familiaridade. O relacionamento entre dois eventos finitos. Por isso, a doutrina teológica da criação não pode ser examinada segundo a moda da ciência contemporânea, que pela sua própria definição trata somente dos relacionamentos dos eventos finitos dentro dos limites e fronteiras.” (ELWEll, Walter A. Enciclopédia histórico-teológica da Igreja Cristã. Tradução de Gordon Chown. São Paulo: Vida Nova, 2009, p.369).

100 dias de Oração

Vigília de encerramento na Convenção Geral

Cerca de 300 pessoas da Convenção Geral participaram de uma noite de vigília com o Senhor, no sábado, dia 30 de setembro. A presença de Deus foi sentida por todos, em meio aos louvores e orações durante toda a noite. Muitos irmãos foram renovados no Espírito Santo. Adolescentes e jovens buscaram ao Senhor intensamente.
O evento foi realizado em uma igreja em Mogi das Cruzes, num local que possibilitou que a vigília se realizasse a noite toda. Foi realmente um derramar da presença de Deus.
O Pr. Hermes Brito, presidente da Convenção Geral, fez a abertura. Ministraram a Palavra o Pr. Alan Rocha, do DEC, Pr. Kassio, da IAP em Edu Chaves, Pr. Efraim, de Vila Medeiros, Pr. Felipe, de Santana e Pr. Alessio, da Vila Maria, todos instrumentos do Senhor.
Deus foi exaltado e a presença do Espírito Santo alcançou a todos.

Tudo em nome da arte

Eventos expõem crianças a prejuízos Emocionais

Ensina o teu filho no caminho em que deve andar…
O Museu de Artes Moderna (MAM) de São Paulo nesta quinta e sexta-feira foi além dos limites artísticos e afrontou a família. O “Espetáculo” mostrou o ator Wagner Schwartz apresentando-se completamente nu ao lado de crianças. Um amargo e infeliz episódio defendido pela cúpula moderna como “arte”. O que estão fazendo com nossas crianças? É o fim da inocência e o desastre de uma infância roubada. Em Porto Alegre, o banco Santander, numa “suposta exposição de artes” colocou diante de alunos de escolas públicas e particulares, quadros e pinturas de nudez, sexo ilícito, imoralidade total, ignorando princípios morais, blasfemando contra a pessoa de Jesus.
A palavra de Deus nos orienta e nos alerta sobre essas questões. O livro de Provérbios é recheado de ensinamentos. Segundo Wilkilson, “a palavra chave em Provérbios é SABEDORIA, a capacidade de viver com habilidades” (Livro: Descobrindo a Bíblia pág 202). É no livro de Provérbios que encontramos uma bela instrução aos pais para nossas crianças: “Eduque a criança no caminho em que deve andar, e até o fim da vida não se desviará dele.” (Pv 22:6 NTLH).
Devemos nos importar sim em instruir nossas crianças e isto deve ser feito com amor e dedicação. Resgatar valores e devolver o sorriso e a inocência de uma criança é papel de todos nós. Não podemos aceitar essa cultura imoral defendida pelo MAM e Santander. Devemos nos posicionar e em favor de nossas crianças, para protegê – las dessa geração má.
O evangelho precisa ser anunciado aos pequenos, Jesus é o nosso maior exemplo de atenção e amor às crianças “Deixem que as crianças venham a mim e não proíbam que elas façam isso, pois o Reino do Céu é das pessoas que são como estas crianças” (Mt 19:14 NTLH).

Pr. Thiago Rivoredo Braga é secretário na Convenção Norte na Igreja Adventista da Promessa.