Dica da Lição 5 – “O perigo de se exaltar”

O perigo de se exaltar

  • Para ouvir o podcast desta lição, clique AQUI.
  • Para baixar os slides desta lição, clique AQUI.

Dicas

  • Recurso pré-aula: Para facilitar a familiarização com o estudo, utilize o podcast da lição 05, acessando o link: http://portaliap.org/wp-content/uploads/2019/03/LB327_05.mp3.
  • Abertura: Antes de iniciar a sua aula, lembre-se que o estudo da Bíblia é uma atividade não apenas intelectual, mas, sobretudo, espiritual. Portanto, convoque a classe a orar em favor do estudo.
  • Slides da lição: Baixe o slide da lição 05, acessando o link: http://portaliap.org/licoes-biblicas-327/ e utilize-o no desenvolvimento da sua aula.

Dinâmica

Orgulho versus Humildade
Aplique-a após a exposição dos três primeiros itens da lição.

  • Objetivo: Identificar o orgulho para abandoná-lo e a humildade para adotá-la.
  • Participantes: 12 alunos.
  • Tempo estimado: 10 min.
  • Material: Bilhetes com frases e uma caixa.
  • Descrição: São 6 frases que demonstram atitudes orgulhosas, seguidas de 6 atitudes humildes. O Professor deve colocar as 12 frases misturadas numa caixa, e os alunos deverão retirá-las até esgotá-las. Em seguida, deve pedir que um aluno leia uma frase. Depois, em grupo, deve ser discutido qual seria o oposto àquela atitude. Então, quem estiver com a atitude humilde equivalente àquela atitude orgulhosa deverá ler o seu bilhetinho, para que se faça uma comparação. E assim deve ser até que se esgotem os bilhetinhos.

Frases:

  1. Acha que sabe muito e não aceita ser criticado ou corrigido, pois se sente humilhado.
  2. Reconhece que ainda precisa aprender muito e está sempre aberto a novos conhecimentos.
  3. Não admite que errou e procura uma desculpa dizendo assim: “Não foi minha culpa”.
  4. Reconhece quando erra e diz assim: “Desculpe, eu me equivoquei” e procura fazer de novo, e melhor.
  5. Se acha sempre certo e acredita que não precisa mudar, pois tudo que faz é muito bom.
  6. Reconhece que pode fazer melhor e se aperfeiçoa para sempre superar a si mesmo.
  7. Resiste àqueles que são mais velhos e experientes (professores, pais, avós, etc.) e põe defeitos neles.
  8. Respeita aqueles que são mais velhos e experientes e trata de aprender algo com eles.
  9. Faz apenas sua tarefa e ainda diz: “Eu só faço meu trabalho; que outra pessoa faça a outra parte”.
  10. Estão sempre dispostos a fazer sua tarefa e algo a mais além da sua obrigação.
  11. Não aceita as ideias dos outros, pois julga as suas sempre melhores.
  12. Está sempre disposto a ouvir as ideias dos outros, pois acredita que todos são capazes de colaborar.

Para finalizar esta parte, ressalte o que está descrito no último parágrafo da lição (antes das aplicações) sobre a humildade de Nabucodonosor e o orgulho de Belsazar.
Video 1: Para trabalhar a primeira aplicação da lição “Para não correr o perigo de se exaltar, abandone a idolatria”, reproduza o vídeo legendado “ídolos atuais”, onde o Pr. Timothy Keller fala sobre três ídolos que podem ser sustentados no contexto da igreja contemporânea. Destaque a importância de reconhecer o perigo da idolatria em todas as áreas, indagando qual a potencial área idolatrada por cada um. O vídeo está disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=QSyTZmfZRCo.
Video 2: Para trabalhar a segunda aplicação da lição “Para não correr o perigo de se exaltar, adote a humildade”, reproduza o vídeo “O que é ser humilde?”, onde o Bp. Walter McAlister explica a humildade de forma prática, ressaltando sua importância antes que seja tarde demais. Esse vídeo está disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=U5yDLcLoSjQ.
Observação importante: Para realizar as sugestões de dicas deste estudo, é necessário dividir bem o tempo. Como isso nem sempre é possível no decorrer da aula, o ideal é que o (a) professor (a) encontre maneiras de aproveitar melhor tais sugestões. Por exemplo: se não for possível exibir, no momento da aula, o vídeo proposto, este pode ser enviado aos alunos através de uma rede social durante a semana. Use a sua criatividade!

Colaborador: Mateus Silva de Almeida serve a Deus nas IAPs em Itatiba – SP e Bragança Paulista – SP.
Editor: Jailton Sousa Silva

Assembleia na Argentina

Evento ocorreu no sábado (20/04)
 
No último sábado , aconteceu a Assembleia Regional da IAP Argentina na igreja em Temperley, Buenos Aires. Os trabalhos foram liderados pelo pr. Anibal e o evento contou com a presença do pr. Osmar Pedro, vice-presidente da Convenção Geral.
Foram momentos muito edificantes de louvor a Deus pelos irmãos da Argentina.

Convenção Matogrossense

Assembleia conta com participação de orquestra
A Assembleia da Convenção Matogrossense, realizada neste sábado (27.04), em Cuiabá, na IAP CPA, foi um lindo culto ao Senhor, com a participação da orquestra da IAP em Rondonópolis (MT).
Na sequência, foi realizado o Unificado 2019, levando importantes informações aos líderes sobre a implantação dos ministérios na prática.
Participaram dos eventos o pr. Osmar Pedro, vice-presidente da Convenção Geral da IAP, pr. Jailton Souza, integrante do Ministério de Ensino, e Dsa. Margareth Covre, representando o Ministério de Mulheres da Convenção Geral.

Convenção Mineira

Assembleia teve ordenação de cinco pessoas
Aconteceu na IAP em S. Gabriel a Convenção da IAP Mineira, no sábado, dia 27 de abril. Na ocasião, foram ordenados cinco servos de Cristo, um ao pastorado e quatro ao diaconato.
No período da tarde, os presentes receberam o conteúdo do Unificado 2019 – Suporte Prático para a Implementação dos Ministérios. Foram palestrantes o pr. Leonardo Junior, diretor Jurídico da Convenção Geral, Pr. Silvio Gonçalves, da Convenção Paranaense e pr. Aldo de Oliveira, do Ministério de Vida pastoral – Convenção Geral.
No domingo, as famílias pastorais se reuniram em uma chácara, para um delicioso domingo, que contou com momentos de reflexão e lazer.

Convenção da Geral

Assembleia e Unificado reúne lideranças
A Convenção da Geral – envolvendo as IAPs em Vila Maria, Vila Medeiros, Pq. Edu Chaves e Santana – realizou sua Assembleia no sábado, dia 27.04, na IAP em Vila Medeiros. Ao final, pr. Hermes Brito, presidente da Convenção Geral, lembrou que a nossa missão, como igreja, é que cada promessista seja missionário no poder do Espírito Santo. É neste sentido, lembrou ele, que as mudanças estão acontecendo na IAP.
No domingo, cerca de 80 líderes participaram do Unificado 2019, que abordou a implantação dos ministérios nas igrejas locais. O pr. José Lima, segundo secretário da Convenção Geral, analisou a nossa relação com a cultura, lembrando que o desafio da igreja é “unir profundidade bíblica e relevância cultural”.
O discipulado foi o enfoque do pr. Eleilton Freitas, diretor do Centro de Estudos Teológicos da IAP. “Discipular é ajudar alguém a seguir a Jesus. Não existe discipulado sem relacionamentos. Portanto, devemos focar nas pessoas antes das estruturas”, definiu ele.
Pr. Junior Mendes, diretor do Ministério de Jovens da Convenção Geral, encerrou o evento falando sobre o método na implantação dos ministérios,  lembrando que é relevante que a visão ministerial esteja clara para todos os líderes.