Dicas da Lição 8 – "Fazendo a própria forca"

Monte sua aula antecipadamente em oração e dependência do Espírito. Faça alterações das dicas conforme a sua realidade e torne sua aula mais dinâmica. Não se esqueça de baixar os slides e de acessar as lições em vídeo com libras, caso precise.
 

Dinâmica 1 – Café da manhã

Para o início da lição, como introdução da aula, você pode montar um café para sua classe ou entre classes, e fazer a seguinte pergunta:

“qual o seu desejo?”

Após as respostas dos alunos, fale sobre a importância de se desejar, sonhar e pedir com sabedoria e na hora certa. Rapidamente, crie uma conexão do café e das respostas com o assunto da lição 8. Ester promoveu banquetes e soube expressar seus desejos na hora certa. Faça deste momento uma chamada especial para entrarem na abordagem da aula.
(Obs.: Essa dinâmica cobre o item 1).
 
Plano “Coração enforcado”
Para o item 2 “Um homem que planeja o mal” (pp. 60-61), mostre os itens abaixo, que pontuam as intenções maldosas do coração de Hamã contra Mardoqueu e os judeus. Pergunte a seus alunos: “Como essas intenções más do coração podem levar a muitas tragédias?”, assim como levaria à morte do próprio Hamã, de acordo com  a narrativa bíblica.
 

Orgulho e vaidade (Et 5:11-12)

Ódio e vingança (Et 5:9, 13)

Forca preparada (Et 5:14)

 
A Morte de Hamã
Para o item 3 “Um Deus que altera planos” (p. 61), exiba em sala de aula ou envie pelo WhatsApp a seus alunos, o vídeo “a morte de Hamã – A Historia de Ester”. Ele mostra o momento do segundo banquete no qual Ester revela que é judia e pede o livramento do seu povo, além, da morte do vilão Hamã. A cena foi retirada da minissérie brasileira “A história de Ester”, da Record TV. O vídeo tem cerca de 5min.
Acesse o vídeo:  https://www.youtube.com/watch?v=HN443ECPaqs
 

IAP em Manaus faz parceria com SBB

  1. Ação viabiliza compra de Bíblias para serem distribuídas aos ribeirinhos

Um lindo testemunho de como a parceria dos irmãos em Cristo pode produzir muito para o Reino de Deus. Em novembro último, o Ministério de Mulheres da Convenção Amazônica realizou seu congresso, com a participação da teóloga Paula Coatti, da IAP em Vila Maria (São Paulo, SP), colaboradora dos  ministérios da Diretoria Geral e diretora estadual da Sociedade Bíblica do Brasil. Em conversa com a Dsa. Erquiane Andrade, líder do MM, e com o Pr. Marcelo Augusto Martins, da Convenção Regional, a representante da SBB soube que existiam irmãos dispostos e preparados a evangelizar a população local de ribeirinhos, mas não tinham recursos para comprar Bíblias. Então, ela se colocou à disposição para contatar a SBB de Manaus (AM) para viabilizar a aquisição ou doação das Bíblias.
Participavam do evento naquele final de semana a Dsa. Deusa de Oliveira (também palestrante) e seu marido, Pr. Efraim, que prontamente, ao saber da necessidade, se prontificou a contatar o Ministério de Homens da IAP em Vila Medeiros , onde eles congregam, para verificar a possibilidade de uma ajuda financeira.
Na segunda-feira, o gerente da Unidade Regional Manaus da SBB, Gibson Santos, recebeu com  muita amabilidade o Pr. Marcelo e o Pr Ezér Gomes (ambos da Convenção Regional), além da Paula Coatti. “Tratamos de muitas coisas, de forma a abrir espaço para unir as instituições em parcerias em Manaus, o que incluiu o cadastramento da IAP na SBB para comprar com valor especial as publicações cristãs”, define Paula. Também foi feito o levantamento da quantidade e o tipo de Bíblia adequado para os ribeirinhos.
O custo das 97 Bíblias foi bancado pelo Ministério de Homens da Vila Medeiros e Ministério de Mulheres da Convenção Geral. Para glória de Deus, as Bíblias já estão sendo distribuídas em várias ações evangelísticas da Convenção.! No culto de 88 anos da IAP, por exemplo, 10 pessoas não cristãs receberam Bíblias de presente. O Projeto de Capelania Prisional também entregou 15 Bíblias para adolescentes que são visitados pelo grupo. Que Deus continue motivando outros  irmãos a firmarem parcerias e espalharem a Palavra de Deus.