Dicas da Lição 04 – Um povo: o propósito da unidade

Confira os recursos dinâmicos para sua aula na Escola Bíblica.

 

DICA UM – DINÂMICA QUEBRA-CABEÇA E A UNIDADE

Para o início da aula, faça a dinâmica do quebra-cabeça e a unidade da igreja, cuja referência é a Trindade.

Material: Utilize um quebra-cabeça com muitas peças ou que seja de difícil montagem.

Como fazer: Nesta dinâmica, o professor da Escola Bíblica apresenta as peças do quebra-cabeça desmontado e pergunta aos participantes se é fácil montar as peças sem ter a imagem de referência. Em seguida, deve sugerir que os alunos montem o quebra-cabeça sem a imagem. Após o término, confira as dificuldades para executar a montagem.

Reflexão: Após a montagem, mostre que a vida em comunidade cristã é mais fácil quando conhecemos nosso modelo de vida: a Trindade. Deus é o “espelho” no qual devemos olhar e imitar a forma como as pessoas divinas se relacionam. Assim, viveremos e seremos um testemunho concreto do amor de Deus, conforme sugerem os tópicos 1 e 2 do estudo.

Fonte: Dinâmicas para células/Adaptado.

DICA DOIS – DINÂMICA PARA ORGANIZAR

O item 3 trata sobre “Os obstáculos da unidade”. Por isso, sugerimos a seguinte dinâmica: espalhe objetos diferentes (antes da aula) na sala de aula que causem estranheza nos alunos, como uma cadeira em lugar inadequado, mesa fora do lugar, vassouras e baldes espalhados em bancos ou nas cadeiras, objetos que prejudiquem a visão do professor. 

A sala deve ser devidamente preparada antes da aula. À medida que a aula começar, observe a reação dos alunos e veja se vão sugerir mudanças ou se eles mesmos vão retirar os objetos do lugar errado e organizar o que for necessário. Quando chegar no item 3, explique a dinâmica, diga que a desorganização era para saber se teriam a iniciativa de modificar a sala. Assim, para a igreja ser unida, é necessário que cada pessoa tome iniciativa.

 

DICA TRÊS – VÍDEO “A UNIÃO FAZ A FORÇA”

Uma frase bastante conhecida, “a união faz a força”, pode ser usada na explicação dos itens da sessão aplicando o tema. O vídeo explica como o trabalho de cada pessoa faz a diferença e é importante para que reflitamos a imagem de Deus e para a proclamação do Seu reino. Após a exibição, pergunte aos seus alunos o que podemos fazer para refletir o caráter de Deus no dia a dia.

Assista o vídeo aqui: 

 

Por: APC Jornalismo e Editora Promessa. 

Pastor Brito foi o autor do lema “Que o senhor nos veja e nos guarde enquanto estivermos separados uns dos outros”

Publicado em 23.07.2024 | Atualização 24.07.24

Essa frase icônica foi proposta em um Congresso da Juventude Promessista em 1957.

 

É bem provável que você já tenha proferido estas palavras ao final de uma programação do Ministério Jovem da Igreja Adventista da Promessa: “Que o Senhor nos veja e nos guarde enquanto estivermos separados uns dos outros.” Essa frase icônica, que fala muito à juventude promessista, foi criada pelo Pastor Manoel Pereira Brito, que descansou no Senhor, aos 91 anos, nesta segunda-feira, em São Paulo.

Pr. Brito em uma reunião de pastores e líderes. Foto: Arquivo APC.

Segundo o livro “Marcos que Pontilham o Caminho”, em sua segunda edição de 2002, o lema foi apresentado em julho de 1957, no 8º Congresso da Juventude Promessista. O lema criado é uma provável adaptação de Gênesis 31:49, quando Labão fez uma aliança com Jacó em Galeede, e proferiu as seguintes palavras: “… Atente o Senhor entre mim e ti, quando nós estivermos apartados um do outro”. Unidos nessa convicção, o lema é dito para sacramentar sempre que uma atividade é encerrada, na certeza de que a presença do Senhor continua na vida dos que são salvos em Cristo.

Com certeza, esta foi uma das mais marcantes e influentes contribuições do pastor, dentre muitas que o Senhor usou para que os promessistas fossem abençoados através do ministério do Pr. Brito para a juventude, como: Presidente da Federação das Uniões de Mocidade Adventista da Promessa (FUMAP), em 1958, criador do primeiro Manual para Tesoureiros da instituição e um dos responsáveis pela Revista Oásis, focada no público jovem. 

Pastor Manoel Pereira Brito descansou no Senhor, e o que fica é a certeza de que no Dia do retorno de Cristo, o Senhor, que vê e guarda Seu povo, o despertará do sono dos justos, junto com todos que amam o Senhor, para estar presente inseparavelmente, no novo céu e nova terra: “Então ouvi uma voz forte que vinha do trono e dizia: — Eis o tabernáculo de Deus com os seres humanos. Deus habitará com eles. Eles serão povos de Deus, e Deus mesmo estará com eles e será o Deus deles.” (Apocalipse 21:3)

 

Texto: APC Jornalismo.

Foto em destaque: Arquivo Pessoal/Reprodução.

Descansou no Senhor o Pastor Manoel Pereira Brito

Descansou no Senhor, nesta segunda-feira (22 de julho – Dia do Pastor Promessista), o Pr. Manoel Pereira Brito, aos 91 anos. Ele estava internado no Hospital Santa Maggiore, no Alto da Mooca, na Zona Leste da cidade de São Paulo, e vinha lutando contra as sequelas decorrentes de um Acidente Vascular Cerebral (AVC) sofrido na semana passada.

Manoel Pereira Brito estava jubilado de suas funções ministeriais, mas deu grande colaboração na história da Igreja Adventista da Promessa. Foi uma das principais referências de pastores promessistas, desde os primeiros anos da Igreja Adventista da Promessa, tendo nascido em 10 de setembro de 1932. Ele era formado em Ciências Contábeis, Ciências Econômicas e Magistério; foi consagrado ao pastorado em 31 de julho de 1961; esteve em vários cargos da Convenção Geral e pastoreou igrejas por mais de 50 anos.

Escritor de contos, poemas e sermões, deu contribuições significativas em várias áreas do ministério e na administração da igreja. Em 2021, lançou pela Editora Promessa o livro “A Sombra da Cruz”. Foi casado com a Dsa. Tecla por mais de 60 anos; era pai da Dsa. Sara, do Pr. Hermes, da Dra. Dulce, da Dsa. Glaucia e de Jeferson.

A Convenção Geral da Igreja Adventista da Promessa solidariza-se com a família Brito: a viúva, Dsa. Tecla; os filhos e filhas: Dsa. Sara, Pr. Hermes, Dra. Dulce, Dsa. Glaucia e Jeferson; os netos e bisnetos. Conclama também os promessistas para que orem pelos enlutados, a fim de que o Espírito Santo os console, bem como a todos os promessistas, na esperança do retorno de Cristo, quando os que morreram em Cristo, como o Pr. Brito, ressuscitarão primeiro: “Bem-aventurado e santo é aquele que tem parte na primeira ressurreição. Sobre esses a segunda morte não tem poder; pelo contrário, serão sacerdotes de Deus e de Cristo e reinarão com ele os mil anos.” (Apocalipse 20:6)

 

Informações sobre Velório e Sepultamento

O velório será realizado na Igreja Adventista da Promessa (Rua Guaranésia, 995), nesta terça-feira, 23, das 8h às 14h. O culto fúnebre ocorrerá na mesma igreja e no mesmo dia, das 13h às 14h; o sepultamento será no Cemitério Primavera 1 (Avenida Otávio Braga de Mesquita, 3535 – Taboão, Guarulhos (SP), às 15h30.

Texto: APC Jornalismo.