DICAS DA LIÇÃO 01 – A Bíblia e o futuro

Confira os primeiros recursos de aula para a nova série de Lições Bíblicas; baixe os materiais de divulgação.  

 

Material de divulgação: https://drive.google.com/drive/folders/1rhnA7WKFPAxa0ZceImkQZFutZWkpHTS6

Slides da lição 01: Clique aqui

DICA UM – VÍDEO O QUE É ESCATOLOGIA

 

Para tornar sua explicação mais dinâmica, sugerimos o vídeo O que é Escatologia? Nele, o teólogo Fábio de Marques explica os termos hebraico e grego para “últimos dias”, aborda a “escatologia geral e individual”, e destaca a importância desse estudo para os dias atuais. Caso não tenha Datashow disponível, envie o vídeo por WhatsApp para que todos possam assisti-lo juntos durante a aula. 

Após a exibição, você pode sugerir algumas questões, como: se os alunos já sabiam o que é escatologia; como o entendimento do conceito influencia no dia a dia; e o que eles esperam do trimestre. Você pode utilizar o vídeo no início da aula ou ao abordar o item 3, “O foco da escatologia”.

(Nota: os vídeos indicados não representam necessariamente a opinião da igreja; as opiniões dos autores dos vídeos não devem ser tomadas como absolutas.)

 

DICA 2 – PLACAS DE ALERTA

Considerando que os crentes tanto do Antigo quanto do Novo Testamento tinham uma fé escatológica, pergunte aos seus alunos o quanto essa doutrina pode impactar o cotidiano deles. Sugira reflexões como: “O que esperar do futuro?”; “De que forma a escatologia pode influenciar na tomada de decisões presentes?”; “Você tem levado os alertas de Jesus como motivação para perseverar?”

Escreva essas perguntas em uma cartolina inteira ou em faixas retangulares. À medida que fizer as perguntas, mostre-as aos alunos. Diga que eles precisarão refletir sobre essas questões ao longo do trimestre, pois são fundamentais para sua jornada de fé. Abra espaço para que os alunos respondam quando se sentirem confortáveis.
Recomendamos usar essa dinâmica na parte prática da lição.

 

DICA 3 – DINÂMICA: A VELA E A PERSEVERANÇA

Para ilustrar o conceito de perseverança, utilize uma vela, um pires e fósforos ou um isqueiro. Após acender a vela, defina um trajeto que um aluno escolhido deverá percorrer. Explique que o objetivo é completar o trajeto com a vela acesa; porém, toda vez que a vela se apagar, ele deverá voltar ao início, reacendê-la e recomeçar o percurso. Após o aluno concluir o trajeto, faça as seguintes perguntas: Qual foi sua estratégia para manter a vela acesa? Quais foram os desafios para chegar até o final? Você precisou ficar atento o tempo todo?

Depois das respostas, explique que, assim como o aluno precisou perseverar para manter a vela acesa, nós também precisamos perseverar até o fim, como Jesus alertou, para enfrentar os desafios dos “últimos dias”. Finalize lendo Mateus 24:4-12. Fonte: Internet (adaptado).

Texto: APC Jornalismo e Editora Promessa. 

 

“O pecado havia nos aprisionado, mas Cristo nos libertou”, afirma Pr. Eleilton Freitas em Moçambique

Pastor destaca a alegria de servir a Cristo e apresenta três formas de experimentar as bênçãos divinas durante o Fórum da Aliança Mundial Promessista.

 

Durante uma das pregações do primeiro dia do Fórum da Aliança Mundial Promessista (AMP), o Vice-Presidente da Convenção Geral, Pr. Eleilton Freitas, pregou a Palavra de Deus. Na transmissão abaixo, a mensagem começa em 2 horas e 10 minutos, o líder abordou o tema: “Alegrem-se os povos em Cristo”, com base em Colossenses 1:9-13, de onde extraiu três formas de experimentar as bênçãos provenientes da alegria de servir a Cristo.

 

EM PRIMEIRO LUGAR, PODEMOS EXPERIMENTAR A VONTADE DE DEUS.
“Por esta razão, também nós, desde o dia em que soubemos disso, não deixamos de orar por vocês e de pedir que transbordem do pleno conhecimento da vontade de Deus, em toda a sabedoria e entendimento espiritual” (Cl 1:9).
No contexto geral, Paulo pede que os cristãos de Colossos sejam cheios de sabedoria espiritual, porque quem está em Cristo pode viver a vontade de Deus. “Como conhecemos a vontade de Deus para nossa vida? A Bíblia nos revela a vontade de Deus, o que Ele deseja que façamos”.
Pr. Eleilton reforçou a oração da comitiva, embasado pela reflexão na Palavra. “Nosso desejo é que toda a igreja de Moçambique conheça a Palavra de Deus, viva a vontade de Deus, em suas famílias e em seus ambientes de trabalho. Que vivamos para Deus.”

O SEGUNDO MOTIVO DA ALEGRIA É QUE, EM CRISTO, RECEBEMOS A FORÇA DE DEUS.
“Assim, vocês serão fortalecidos com todo o poder, segundo a força da sua glória, em toda a perseverança e paciência, com alegria” (Cl 1:11).
Segundo a reflexão do pregador, Paulo pede que Deus capacite Sua igreja para enfrentar adversidades. “Nenhum cristão está isento de passar por dificuldades, mas as Escrituras dizem que podemos receber a força de Deus para enfrentar o sofrimento”, esclareceu.
Mais uma vez, Eleilton levou conforto e uma palavra de esperança. “Nossa oração é para que a igreja em Moçambique receba o poder de Deus para suportar o sofrimento, pois Deus está no controle”.

 

O TERCEIRO MOTIVO É QUE OS POVOS PODEM SE ALEGRAR EM CRISTO PORQUE EXPERIMENTAM A LIBERTAÇÃO DE DEUS:
“Ele nos libertou do poder das trevas e nos transportou para o Reino do Seu Filho amado” (Cl 1:13).
Paulo apresenta aos cristãos a grande novidade gerada pela graça no coração que tem fé. “Fomos trazidos para o Reino de Cristo pelo Filho. Na cruz, Jesus triunfou sobre o império das trevas, sobre Satanás; as pessoas são libertas do império das trevas”, explicou Eleilton. “Cristo Jesus nos comprou com Seu sangue. O pecado havia nos aprisionado, mas Cristo nos libertou.”

Eleilton também reforçou que essas bênçãos são para a igreja africana no presente, assim como para todos os que professam o nome do Senhor. “Você pode caminhar com esperança, crendo num futuro glorioso. Cristo voltará para buscar a igreja de Moçambique, para buscar a igreja de todo o mundo.”

Texto: APC Jornalismo.

Foto: Reprodução.