Novo templo da Promessa Eduardo Angelim é inaugurado pela Convenção Norte, em Belém

Cerca de 110 irmãos e irmãs estiveram presentes na dedicação e culto de agradecimento. 

A Convenção Norte inaugurou no último sábado, 14 de dezembro, o novo templo da Igreja Adventista da Promessa Eduardo Angelim, com a presença de 110 irmãos na dedicação e culto de agradecimento. O local para cultos a Deus e evangelização das pessoas está localizado no conjunto Eduardo Angelim, na Rua João Leite, número 16, Bairro Parque Guajará, em Belém.

 

Em mensagem ao Promessistas.org, o Vice-Superintendente, Pastor Ary Magalhães, lembrou passagens das Escrituras, como Neemias 6:3: “Não podemos descer, estamos realizando uma grande obra” e Êxodo 35:21, que diz: “E veio todo homem, a quem o seu coração moveu, e todo aquele cujo espírito voluntariamente o impeliu, e trouxeram a oferta alçada ao SENHOR para a obra da tenda da congregação, e para todo o seu serviço, e para as vestes santas.” Para ele, os promessistas estão avançando com a graça de Deus.

“Participar desta inauguração do templo da IAP Eduardo Angelim é ver estas porções das Escrituras acontecendo e se concretizando diante dos nossos olhos. Meus irmãos, verdadeiramente este mover maravilhoso do Espírito no coração de todos os envolvidos foi o grande responsável para que este sonho se tornasse realidade”, disse.

“Um sonho construído com muitas lágrimas, trabalho e investimento de tempo e recursos. Foi bênção estar presente e ver de perto a emoção, a alegria e o sorriso na face destes irmãos”, explicou o Vice-Superintendente.

A programação foi aberta com a canção “O dia glorioso”, a de número 96 do Hinário Brado de Júbilo (HBJ), por volta das 18h. A leitura da Palavra foi feita pelo Pastor Ary Magalhães, no Salmo 92. Logo após, ele conduziu a oração com toda a igreja presente; em seguida, os louvores “Vamos adorar a Deus!”, “Ao que está assentado” e “Vejo Deus”, entoados em louvor ao Senhor pela Dsa. Sandra Magalhães, antecederam o momento de dedicação ao templo.

O Vice-Líder regional leu em 2 Crônicas 6:40, que diz: “Agora, ó meu Deus, que os teus olhos estejam abertos e os teus ouvidos atentos à oração que se fizer neste lugar.” No momento de retirar o laço, o Pr. Ary chamou os pioneiros da obra: o irmão José Roberto Moraes e sua esposa, irmã Maria Moraes; o irmão Manoel Moraes e sua esposa, irmã Aparecida; e o diácono Davi Moraes e sua esposa, diaconisa Elizabeth Moraes.

O Pastor Livaldo Sales, junto com o Pastor Daniel Freitas e o irmão José Roberto Moraes, desataram o laço de inauguração. Em seguida, todos foram convidados a entrar no templo para cultuar ao Senhor.

“A Convenção Norte e a membresia da IAP Angelim foram grandemente abençoadas nesta noite de inauguração por mais um templo inaugurado. Ao nosso Deus toda a honra e louvor. Que a nuvem de glória do Senhor encha esta nova casa de oração, assim como aconteceu nos dias do rei Salomão, quando ele inaugurou o templo de Deus em Israel”, ressaltou o Pastor Ary.

 

Por: Agência Promessista de Comunicação (APC).

 

CONSEJOS DE LA LECCIÓN 12 – El gran trono blanco

Para tu clase del sábado, revisa tres consejos importantes para enseñar con más claridad sobre el Juicio Final.

 

CONSEJO UNO – VIDEO: SENTENCIA
Para comenzar la clase, seleccionamos un video que muestra al juez condenando al conocido narcotraficante Fernandinho Beira-Mar por delitos que suman 300 años de prisión. La idea es iniciar la clase ilustrando que, así como en un juicio humano, en el Gran Trono Blanco, Dios sentenciará a aquellos que no entregaron sus vidas al Cordero, Jesús. (Observación: El profesor puede buscar otro caso o video, incluso algo más relevante para su región).

Enlace sugerido:
https://www.youtube.com/watch?v=wnCk86U3xdA 

Después de la exhibición:
Explique que el estudio de este sábado abordará el juicio de los impíos ante Dios.

 

CONSEJOS DOS – DINÁMICA “LOS LIBROS”
Con el propósito de ilustrar la enseñanza de la lección y explicar la función de los libros mencionados en Apocalipsis 20:12-15 y en el ítem 2, realice la dinámica “los libros” de la siguiente manera:

Preparación:
Materiales: Lleve a clase dos libros (tipo acta) o cuadernos.

  • Libro de las Obras (tapa roja o negra): Escriba en una de las páginas: “Aquí están registradas todas las acciones de una persona, las buenas y las malas. Son los libros de las obras de cada uno. El Juez juzgará de acuerdo con los hechos: según lo que cada uno había hecho (v. 12)”.
  • Libro de la Vida (tapa verde o amarilla): Anote en una página el siguiente texto: “En el libro de la vida está el nombre de todos los que han recibido a Cristo. Estos son los salvos de todas las épocas (Dn 12:1; Flp 4:3). Creer en Dios y en su Hijo es la única manera de tener el nombre en el libro de la vida, también llamado ‘libro de la vida del Cordero’ (Ap 13:8)”.

Ejecución:

  1. Introducción: Explique que, en el Juicio Final, Dios juzgará a las personas con base en sus acciones (Libro de las Obras) y notificará que sus nombres no están en el Libro de la Vida.
  2. Interacción: Pase los libros entre los participantes para que vean el contenido de las páginas con las anotaciones.
  3. Discusión: Dialogue sobre el significado de cada libro y la importancia de nuestras acciones y la fe en el Salvador.
  4. Conclusión:
    • Lectura Bíblica: Lea Apocalipsis 20:12-15 para reforzar la enseñanza. Esta sencilla dinámica ayudará a los participantes a comprender el significado de los libros en el contexto del Juicio Final.

 

CONSEJO TRES – PRESTE ATENCIÓN
Hay dos puntos en la lección que requieren especial atención, y el profesor puede llevar información escrita en un cartel, diapositivas o escribirla durante la clase en una pizarra:

Ítem 3: “La batalla de Gog y Magog”
Explique a los alumnos que esta batalla, mencionada en Apocalipsis 20:7-9, se refiere al momento en que los impíos resucitados y condenados de todas las épocas se reunirán para atacar la Nueva Jerusalén, rebelándose contra su sentencia en el Juicio Final.
Enfatice que esta batalla no debe confundirse con la batalla de Armagedón, que ocurrirá antes del regreso de Cristo e involucrará solo a los impíos vivos en ese período.

Ítem 4: “La aniquilación”
Es fundamental que el profesor presente a los alumnos los argumentos sobre el aniquilacionismo. Explique que el “lago de fuego y azufre” es descrito como la segunda muerte (Ap 20:14; 21:8), lo que sugiere una sentencia definitiva.
Destacar que la expresión “tormento eterno” tiene un carácter simbólico (Ap 20:10). Seres espirituales, como ángeles caídos y el diablo, además de elementos figurados como la “muerte” (muerte física) y el “infierno” (sepulcro), son lanzados al lago de fuego.
De este modo, el término “eterno” se refiere más al resultado definitivo de la sentencia que a un método continuo de sufrimiento, como muchos cristianos suelen interpretar.

Texto: Agencia Promesista de Comunicación (APC) y Editora Promesa.

DICAS DA LIÇÃO 12 – O grande trono branco

Para sua aula de sábado, confira três dicas importantes para ensinar com mais clareza sobre o Juízo Final. 

DICA UM – VÍDEO: SENTENÇA
Para início da aula, escolhemos um vídeo que mostra o juiz condenando o conhecido traficante Fernandinho Beira-Mar por crimes que somam 300 anos de prisão. A ideia é começar a aula ilustrando que, assim como em um julgamento humano, no Grande Trono Branco, Deus sentenciará aqueles que não entregaram suas vidas ao Cordeiro, Jesus. (Observação: O professor pode buscar outro caso ou vídeo, inclusive algo mais relevante para sua região.)

Link sugerido:
https://www.youtube.com/watch?v=wnCk86U3xdA

Após a exibição:
Explique que o estudo deste sábado abordará o julgamento dos ímpios diante de Deus.

 

DICA DOIS – DINÂMICA “OS LIVROS”

Com propósito de ilustrar o ensino da lição e ensinar sobre a função dos livros mencionados em Apocalipse 20:12-15, e no item 2, execute a dinâmica “os livros” da seguinte maneira:

Preparação: 

Materiais: leve para sala dois livros (tipo livro-ata) ou cadernos.

  • Livro das Obras (capa vermelha ou preta): Escreva em uma das páginas: “Aqui estão registradas todas as ações de uma pessoa, as boas e as más. São os livros das obras de cada um. O Juiz julgará de acordo com os fatos: de acordo com o que cada um havia feito (v. 12)”
  • Livro da Vida (capa verde ou amarelo): Anote em uma página o seguinte texto: “No livro da vida está o nome de todos os que receberam a Cristo. Estes são os salvos de todas as épocas (Dn 12:1; Fp 4:3). Crer em Deus e em seu Filho é a única maneira de ter o nome no livro da vida, também chamado “livro da vida do cordeiro” (Ap 13:8)”. 

Execução:

  • Introdução: Explique que, no Juízo Final, Deus julgará as pessoas com base em suas ações (Livro das Obras) e notifica que seus nomes não estão no Livro da Vida.
  • Interação: Passe os livros entre os participantes para que vejam o conteúdo da páginas com as anotações.
  • Discussão: Converse sobre o significado de cada livro e a importância de nossas ações e da fé no Salvador. 

Conclusão:

  • Leitura Bíblica: Leia Apocalipse 20:12-15 para reforçar o ensinamento. Essa abordagem simples ajudará os participantes a compreenderem o significado dos livros no contexto do Juízo Final.

 

DICA TRÊS – FIQUE ATENTO

Há dois pontos na lição que requerem atenção especial, e que o professor pode levar algumas informações escritas em um cartaz, nos slides ou escrever na hora da aula num quadro branco:

O item 3: “A batalha de Gogue e Magogue”
Explique aos alunos que essa batalha, mencionada em Apocalipse 20:7-9, refere-se ao momento em que os ímpios ressuscitados e condenados de todas as épocas se reunirão para atacar a Nova Jerusalém, revoltados por sua sentença no Juízo Final.
Enfatize que esta batalha não deve ser confundida com a batalha do Armagedom, que ocorrerá antes da volta de Cristo e envolverá apenas os ímpios vivos naquele período.

O item 4: “A aniquilação”
É fundamental que o professor apresente aos alunos os argumentos sobre o aniquilacionismo. Explique que o “lago de fogo e enxofre” é descrito como a segunda morte (Ap 20:14; 21:8), o que sugere uma sentença definitiva.
Destaque que a expressão “tormento eterno” tem caráter simbólico (Ap 20:10). Seres espirituais, como anjos caídos e o diabo, além de elementos figurados, como “morte” (morte física) e “inferno” (sepultura), são lançados no lago de fogo.
Assim, o termo “eterno” refere-se mais ao resultado definitivo da sentença do que a um método contínuo de sofrimento, como muitos cristãos costumam interpretar.

Para auxiliar na explicação, o professor pode recorrer ao livro da Editora Promessa “O Apocalipse”, nas páginas 160 a 163. 

Texto: Agência Promessista de Comunicação (APC) e Editora Promessa.