DICAS DA LIÇÃO 9 | IDOLATRIA: “Cultuando falsos deuses” | A luta contra o pecado

Veja as dicas da lição com dois vídeos, uma dinâmica e o recurso “Pontos de Destaque”.

 

Dica 1: Vídeo “O que está ocupando o lugar de Deus na sua vida?”

Para começar sua aula, sugerimos que estude antecipadamente, envie aos seus alunos ou utilize, no momento da aula, o vídeo de resumo da lição feito pela Secretaria de Escola Bíblica. O vídeo mostra que o tema da idolatria é abrangente, indo do conceito de imagens de escultura a outros aspectos da vida que também se tornam ídolos. 

Outra forma de utilizar o vídeo-resumo em sala é pausando as cenas e explicando cada assunto abordado nos pontos principais do estudo. Assim, o professor, de maneira interativa, consegue apresentar o ensino da lição com apoio visual das imagens.

 

Dica 2: Dinâmica “Ídolos do coração”
Recorte corações de cartolina rosa ou vermelha e distribua um para cada aluno no início da aula. Disponibilize canetas e, ao ensinar o item 1 — “Qualquer coisa pode se tornar um ídolo” — peça que escrevam um exemplo de ídolo que acreditam estar ocupando o coração das pessoas.

Após o exercício, recolha os corações, coloque-os dentro de uma caixa e vá retirando um a um. Nesse momento, peça que quem escreveu se manifeste e explique como aquele ídolo tem se manifestado na sociedade.

Ao final das participações, leia Ezequiel 14:3 e Livro do Êxodo 20:4-5 e conclua a dinâmica. 

 

Dica 3: Vídeo “Versículos sobre idolatria”

Para ajudar na fixação de textos bíblicos sobre o assunto, apresente o vídeo durante a aula. Você pode utilizar esse recurso ao explicar o item 2 — “Os desejos do coração”. Após a exibição, pergunte como os textos apresentados mostram que a idolatria nasce no coração do homem e como somente o arrependimento pode colocar Deus novamente no centro da vida cristã (Romanos 8:15).

 

Dica 4: Pontos de destaque
Escreva em um cartaz as palavras “Religiosidade” e “Padrões de sucesso”. Exiba o cartaz no momento da aplicação da lição e explique por que essas questões podem se tornar ídolos e como vencê-las à luz da Palavra de Deus.

Texto: Secretaria de Escola Bíblica

Em pré-inauguração do templo da Igreja Adventista da Promessa em Santiago, 10 pessoas se entregaram ao Senhor

Após longos anos, o templo da igreja volta a funcionar na capital chilena.

 

Uma grande festa ao Senhor foi realizada pela Igreja Adventista da Promessa em Santiago, no Chile, na noite de sábado (23), durante a pré-inauguração do templo da cidade, que passou anos desativado, mas agora retorna como lugar de adoração a Deus e proclamação do Evangelho.

A celebração que ocorreu na terra também resultou em festa no céu: oito pessoas se reconciliaram com Jesus e duas se renderam ao Salvador, e como diz o evangelho: há festa celestial quando um pecador se arrepende! (Lc 15:7); durante a programação, 82 pessoas  participaram do culto.

O Pastor do campo, Pr. João Batista, informou que representantes de três igrejas da Promessa do sul do Chile participaram do momento: Nacimiento, Santa Fé e Curanilahue. Ao todo, 22 pessoas desta última comunidade estiveram presentes, incluindo o ministério de louvor responsável pela parte musical, tornando a comemoração um importante momento de comunhão entre os santos.

A celebração foi dirigida pelo Pr. João Batista. A pregação ficou por conta do Pr. Cícero Alves, enquanto a oração final e o apelo foram conduzidos pelo Pr. Adelmilson. Ao final, promessistas e convidados participaram de um momento de confraternização, compartilhando uma refeição e a alegria pelo retorno da igreja.

Em um vídeo compartilhado com o Promessistas.org (assista abaixo), é possível ver as várias mãos envolvidas nesse novo momento da igreja chilena. Um verdadeiro exército de cooperadores ajudou na construção da casa pastoral, visando reduzir custos com aluguel, além da reforma completa do templo.

São 34 anos da igreja no país, mas agora um recomeço simbólico acontece por meio do novo templo e das vidas que se voltaram para Cristo.

Para que esse novo momento fosse possível, houve união entre homens e mulheres locais, além de lideranças do país e de outras nações que, juntos em favor da causa do Evangelho, pelo poder do Espírito Santo e com contribuições financeiras, ajudaram a reerguer o local da obra de Deus.

 

Reunião especial

Na manhã de sábado (23), a Aliança Mundial Promessista (AMP) também realizou uma reunião especial em Santiago. A comitiva reforçou estratégias para o avanço da obra de Cristo na América do Sul. 

O encontro contou com a presença do presidente da Convenção Geral do Brasil e líder da aliança, Pr. Adelmilson, e sua esposa, Angélica; do diretor da Convenção Paulista, Pr. Cícero Alves, e sua esposa, Sônia; do presidente da Convenção Paraguai, Pr. Gilberto Marengo, e sua esposa, Felipa; além da presidente da Convenção Argentina, Missionária Liliana Arruda, e seu esposo, Pr. Eliézer.

Texto: Agência Promessista de Comunicação (APC)