Em áudio gravado quando completou 50 anos de conversão, divulgado no Documentário Rota 32, da TV Viva Promessa, o fundador da Igreja Adventista da Promessa e seu filho, Pr. Junílio da Silveira, relatam o impacto de receber as Escrituras naquela manhã de Natal.
No Natal de 25 de dezembro de 1909, João Augusto da Silveira, com 16 anos, recebeu um exemplar das Escrituras Sagradas das mãos de Félix Emiliano do Nascimento Abreu, presbiteriano independente, em São Luís do Maranhão. O episódio é narrado em áudios presentes no documentário Rota 32, da TV Viva Promessa, gravados por ocasião do culto especial que marcou os 50 anos de conversão do fundador da denominação, no ano de 1959. Na celebração, seu filho, Junílio da Silveira, também relembrou o acontecimento.
A voz de João Augusto pode ser ouvida no documentário entre 34min e 42min. No trecho, ele relata como o gesto de receber a Palavra de Deus foi decisivo para um novo momento de sua vida:
“É bem verdade que o valor do que foi feito da parte daquele senhor para mim não pude compreender em toda a sua extensão naquele momento. Nem outras pessoas de maior alcance jamais poderiam compreender tão depressa”, relembrou o líder.
Ele prossegue: “Está reservado para os anos, para o futuro, e felizmente, prezados irmãos, em consequência daqueles primeiros passos que Deus me permitiu dar. Hoje, estou dando, depois de cinquenta anos, esta relação referente ao princípio dos primeiros passos, passos iniciais, que dei nesse caminho”.
Dar Bíblias de presente
No culto que celebrou os 50 anos de conversão do fundador, quem também destacou o episódio foi o Pastor Junílio da Silveira, conhecido como o “pai das missões promessistas” por levar o trabalho da igreja para fora do Brasil. Em sua fala, ele enfatizou a importância do gesto de presentear alguém com a Palavra de Deus e os frutos que isso gerou não apenas na vida de seu pai, mas para toda a denominação, que completa 94 anos de história em 2026.
O áudio com a voz de Junílio pode ser ouvido no documentário Rota 32 no trecho entre 1h 19min e 1h21min. Na celebração, realizada em 1959, ele declarou:
“Eu gostaria de pensar com os irmãos que, se o senhor Félix, que há cinquenta anos doou essa Bíblia ao papai, hoje tivesse a oportunidade de estar conosco aqui, qual seria sua alegria, o seu prazer, em saber que uma Bíblia dada produziu tantos frutos, tantos resultados. O senhor Félix, naturalmente, ficaria maravilhado com o que Deus fez”.
Ele complementou destacando a importância do ato de distribuir exemplares das Escrituras Sagradas: “E por isso nós podemos calcular o prazer que os crentes terão de se abraçarem e ver, no futuro, o resultado de seu trabalho. Seu Félix, naturalmente, ficaria maravilhado com o que Deus fez”.
Junílio concluiu com um apelo: “E por essa razão, irmãos, continuemos dando Bíblias para as pessoas que estiverem ao nosso alcance, dentro das nossas possibilidades. Para que, como essa que produziu tantos frutos, outras façam o mesmo”.
Para ouvir os áudios dos pioneiros e conhecer mais da história promessista, assista ao documentário Rota 32, disponível no canal da TV Viva Promessa no YouTube, no link abaixo:
Colabore
Os internautas podem colaborar com a Comunicação Promessista por meio do Amigos da Missão, programa de manutenção sustentado por ofertas destinadas à comunicação da Igreja Adventista da Promessa. As doações podem ser feitas em: Pix: sou@amigosdamissao.org ou Bradesco: Ag. 99 | C/C: 24226-8.
Agende
Uma live comemorativa dos 94 anos da igreja será transmitida pela TV Viva Promessa no dia 23 de janeiro de 2026.
Texto: Agência Promessista de Comunicação (APC)/Andrei Sampaio









