Skip to content

360 milhões de cristãos são perseguidos no mundo, divulga Missão Portas Abertas

Também foi revelado que, 1 em cada 7 cristãos dos países que mais pontuaram na Lista Mundial da Perseguição, a perseguição é alta, severa ou extrema; em algumas nações deste ranking, há Adventistas da Promessa (não há notícias de perseguição aos promessistas)

A Lista Mundial da Perseguição (LMP) 2023, foi divulgada pela Missão Portas Abertas, na noite desta terça-feira (17). De acordo com a entidade que dá suporte aos que sofrem pela fé em Jesus, há cerca de 360 milhões de  discípulos e discípulas nesta situação no mundo. Também foi revelado que, 1 em cada 7 cristãos dos países que mais pontuaram na LMP, sofre perseguição alta, severa ou extrema; em algumas nações deste ranking, há Adventistas da Promessa (não há notícias de perseguição aos promessistas)

Destacamos as seguintes nações da lista: (1) Coréia do Norte, (6) Nigéria (onde há promessistas), (8) Irã, (11) Índia (onde há promessitas), (16) China, (22) Colômbia (onde há promessistas), (27) Cuba, (32) Moçambique (onde há promessistas), (34) Catar e (38) México. “Desde 2021, todos os 50 países da Lista Mundial da Perseguição têm apresentado níveis extremo e severo de perseguição”, declarou Marco Cruz, Secretário-geral da Portas Abertas. 

 

Números Principais – A coleta de dados feita pela Portas Abertas, abrange o período de 1 de outubro de 2021 a 30 de setembro de 2022, e dentro dos números, a LMP constatou:

Cristãos mortos por questões relacionadas à fé: na lista de 2022, foram 5.898, em 2023, são 5.621

Cristãos presos condenados ou detidos sem julgamento, chegaram a 6.175, em 2022, e tiverem uma queda nesta nova lista, 4.542;

Igrejas atacadas e outras propriedades públicas cristãs, houve uma queda, passou de 5.110 em 2022, para 2.110; 

Cristãos sequestrados ou desaparecidos: em 2022 foram 3.829, e em 2023, houve um aumento, para 5.259

 

A importância da LMP – A Lista Mundial da Perseguição é publicada anualmente, desde 1993, pela Portas Abertas, e se tornou a principal ferramenta para monitorar a perseguição aos cristãos. Ela é definida por um questionário de pesquisa, e seus números coletados são alocados em esferas, que definem o nível de sofrimento cristão: 1. VIOLÊNCIA; e as pressões vividas por cristãos na: 2. VIDA PRIVADA, 3. FAMÍLIA, 4. COMUNIDADE, 5. NAÇÃO e 6. IGREJA, sendo que o preenchimento total dessas esferas, gera as piores posições (vermelho) no ranking. 

A Igreja Adventista da Promessa tem feito o seu papel, e através de publicações nas Lições Bíblicas, usa o espaço do Momento Missionário, para reflexão e apoio aos cristãos que sofrem, e aos projetos da Junta de Missões da Convenção Geral; A tv Viva Promessa tem colaborado e veicula o Programa Igreja Missionária, todas as sextas, 21h, que traz essa reflexão e oração a Igreja perseguida. Assista o último episódio do programa: 

 

Para entender melhor a LMP, confira a publicação aqui: Países da Lista – Portas Abertas

 

Por: APC Jornalismo. 

 

Notícias