Skip to content

Dicas da Lição 4 – “Do trono ao pasto”

Uma prova de fogo

  • Para ouvir o podcast desta lição, clique AQUI.
  • Para baixar os slides desta lição, clique AQUI.

Dicas

  • Recurso pré-aula: Para facilitar a familiarização com o estudo, utilize o podcast da lição 04, acessando o link: http://portaliap.org/wp-content/uploads/2019/03/LB327_04.mp3.
  • Abertura: Antes de iniciar a sua aula, lembre-se que o estudo da Bíblia é uma atividade não apenas intelectual, mas, sobretudo, espiritual. Portanto, convoque a classe a orar em favor do estudo.
  • Slides da lição: Baixe o slide da lição 04, acessando o link: http://portaliap.org/licoes-biblicas-327/ e utilize-o no desenvolvimento da sua aula.

Artigo: Inicie a lição dando exemplos de grandes reis, imperadores e impérios que dominaram e foram temidos no mundo, mas que hoje, já não existem, ficando apenas suas histórias de conquistas e derrotas. Acesse antecipadamente o artigo “Os 7 maiores conquistadores da história”, disponível em: https://incrivelhistoria.com.br/7-maiores-conquistadores-historia/, e, com base no mesmo, cite à classe, ao menos, dois exemplos à sua escolha, enfatizando que nenhum reino humano é tão superior que não possa chegar ao fim. Do mesmo modo, esclareça que, o rei Nabucodonosor, mesmo dispondo de muito poder, estava vulnerável diante de Deus.
Quadro comparativo: Ao abordar o item 2 “A revelação”, utilize um quadro comparativo associando os elementos do sonho com seus significados, conforme exposto na figura abaixo. Você pode exibi-lo por meio de um Datashow, ou pode replicá-lo em uma cartolina ou quadro negro.
 width=

Dinâmica

Material: Uma bexiga.
Ao analisar o tópico 2 “Aplicando o texto”, convide um voluntário e lhe entregue uma bexiga vazia. Peça aos demais alunos que citem palavras que caracterizam atitudes de pessoas orgulhosas, gerando uma “chuva de palavras”. A cada palavra dita, a pessoa que estiver com a bexiga deverá enchê-la um pouco mais de modo que esta venha a estourar no final. Explique que, o orgulhoso, assim como a bexiga, se dá bem por um tempo, mas logo se autodestrói. Encerre a dinâmica lendo o texto de Pv 16:18: “A soberba precede a ruína, e a altivez do espírito, a queda”. Em seguida, aborde os itens do tópico aplicativo.
Observação importante: Para realizar as sugestões de dicas deste estudo, é necessário dividir bem o tempo. Como isso nem sempre é possível no decorrer da aula, o ideal é que o (a) professor (a) encontre maneiras de aproveitar melhor tais sugestões. Por exemplo: se não for possível exibir, no momento da aula, o vídeo proposto, este pode ser enviado aos alunos através de uma rede social durante a semana. Use a sua criatividade!

Colaboradora:
Débora de Assis Pereira de Souza Santos serve a Deus na IAP em Cariovaldo, Maringá – PR.
Editor: Jailton Sousa Silva

Notícias