Veja três recursos de aula para sua aula de sábado: dinâmicas especiais que ensinam sobre o serviço.
Dica um – Dinâmica: “A sociedade dos likes” (introdução)
Comece sua aula espalhando pela sala ícones de redes sociais: likes, “gostei”, “compartilhei”, hashtags, logo das mídias sociais (Instagram, WhatsApp, Facebook), entre outros. Você também pode colar esses ícones em palitos de picolé ou churrasco e distribuí-los aos alunos à medida que forem entrando na sala.
Após a distribuição ou após mostrar os símbolos fixados no ambiente, pergunte: “O que a sociedade de hoje busca?” Depois das respostas, diga algo como: “A sociedade da época de Jesus também buscava glórias, assim como a nossa: likes, status, prestígio… Queremos viralizar! Apesar de não haver nada necessariamente errado em ser reconhecido, precisamos enfatizar que nossa vida deve ser pautada pela humildade e pelo serviço ao próximo.”
Explique que, no estudo de hoje, seus alunos verão um pouco sobre como Jesus lidou com esse tipo de comportamento — e como Ele foi verdadeiramente grandioso sem buscar a glória dos homens.
Dica 2 – Dinâmica: “Expectativa x Realidade”
Para ilustrar a “expectativa” dos discípulos em relação a Jesus e a “realidade” do ministério do Senhor, utilize a imagem com a coroa e a cruz em sua aula:
- A coroa real de ouro com pedras preciosas, representa a ideia que os discípulos tinham de que Jesus iria a Jerusalém para tomar posse da cidade e estabelecer um reino terreno;
- A imagem de Jesus crucificado simboliza a verdadeira centralidade de Seu ministério — o meio pelo qual o Pai escolheu salvar o mundo.
Observação: Essas imagens podem ser impressas e distribuídas aos alunos, compartilhadas nos grupos (como WhatsApp), com o pedido para que cada um as abra no momento da lição, ou ainda inseridas em slides para exibição durante a aula.
Como fazer? Antes de explicar o significado de cada imagem, estimule a reflexão: “Quanta decepção os discípulos podem ter sentido, num primeiro momento, até compreenderem a verdadeira obra de Cristo?”
Depois da discussão, aprofunde com a seguinte pergunta: “E você? Qual é a sua expectativa em relação a Jesus: o que Ele pode te dar, ou Ele como seu Salvador e Senhor?”
Dica Três – Dinâmica: “Você está pronto para servir?” (Aplicação da lição)
Para ilustrar a ideia de serviço, utilize duas situações que ensinam a importância de servir ao próximo:
- O lava-pés – Leve para a sala uma bacia e uma toalha. Sugira que voluntários encenem a passagem de João 13:1-17. Essa representação ajuda a refletir sobre o exemplo de humildade e serviço deixado por Jesus.
- A história de Dorcas – Baseada em Atos 9:36-43, Dorcas (ou Tabita) costurava roupas para os pobres, testemunhando sua fé com ações simples. Leve uma agulha e uma linha e pergunte ao grupo: Dorcas fez a diferença com coisas simples. E você, o que tem nas mãos para fazer a diferença?
Texto: Secretaria da Escola Bíblica.