Sheila Penetuci foi livre de cair em depressão, e o pastor Abel foi curado de câncer no sangue.
Durante a live da Gratidão 2025 da TV Viva Promessa, dois testemunhos exaltaram o nome do Senhor e evidenciaram como Deus tem usado o canal para ensinar, edificar vidas e manifestar Suas bênçãos. Sheila Penetuci, da Promessa Santo Amaro, em São Paulo, testemunhou que foi livre de cair em depressão por meio dos estudos da Palavra de Deus apresentados no programa Texto e Contexto. Já o pastor Abel Matos, da Convenção Meio Norte, relatou ter sido curado de leucemia — um tipo de câncer no sangue — após um período de oração, incluindo intercessões realizadas no programa Aliança de Oração.
Sheila contou que permaneceu afastada dos caminhos do Senhor por 23 anos e retornou à fé em dezembro de 2018. Dois anos depois, em fevereiro de 2020, perdeu o pai. Quinze dias após o falecimento, veio o início da quarentena da Covid-19. “Eu quase entrei em depressão por conta da tristeza, de ter perdido meu pai e daquela loucura toda que nós vivemos”, relatou.
Foi nesse período, quando a TV Viva Promessa ainda dava seus primeiros passos, que Sheila conheceu o programa Texto e Contexto, apresentado pelo Pastor Eleilton Freitas. “De lá para cá eu não perdi um episódio sequer e comecei a amar a TV ainda mais, porque a cada programa eu aprendi um pouco mais da Palavra do Senhor”, testemunhou. “Comecei a relembrar tudo o que eu perdi naqueles anos em que fiquei afastada. Isso me manteve firme todo o tempo e afastou aquela tristeza que eu estava sentindo”, declarou, emocionada.
Além do programa teológico semanal, Sheila afirmou que a Escola Bíblica Especial e outras atrações do canal edificaram sua vida e fortaleceram sua fé. “Eu agradeço a cada pastor, às irmãs e missionárias também, nos programas femininos, pela dedicação e pelo ensino através desse canal que eu amo”, destacou.
LEIA MAIS: 94 anos de Promessa: conheça o selo comemorativo e baixe os materiais criados pela APC
Rede de oração
Já o pastor Abel Matos relatou que recebeu, no dia 18 de agosto, o diagnóstico de leucemia. Segundo ele, apesar da notícia impactante, não ficou abalado, embora sua esposa tenha sofrido com o momento. Uma rede de oração foi formada, enquanto ele pedia a Deus forças para suportar a provação. “Graças a Deus, pela misericórdia de Cristo, no dia 15 de outubro foi feito o exame e já não tinha mais câncer no sangue”, testemunhou.
O pastor também expressou gratidão pelas orações recebidas. “Graças a Deus, os irmãos tiraram campanha de oração, o Aliança de Oração orou por mim, e toda a igreja está orando por mim”, afirmou. O programa mencionado é exibido de segunda a sexta-feira, às 8h30.
Amigos da Missão
Durante a transmissão, os apresentadores convidaram os internautas a colaborarem com a Comunicação Promessista por meio do Amigos da Missão, programa de manutenção sustentado por ofertas destinadas à comunicação da Igreja Adventista da Promessa. As doações podem ser feitas em: Pix: sou@amigosdamissao.org ou Bradesco: Ag. 99 | C/C: 24226-8.
O diretor da Agência Promessista de Comunicação (APC), pastor Edmilson Mendes, destacou a relevância do projeto. “A gente não deve desprezar os pequenos começos. O nosso pequeno começo da TV, quando pensamos na audiência, é tão relevante, tão significativo e tão edificante para as pessoas que estão recebendo, absorvendo e usufruindo de tudo isso”, concluiu.
Os testemunhos podem ser assistidos a partir dos 43 minutos da transmissão.









