Skip to content

Carnaval: o que você escolhe viver em dias como esses?

O carnaval chega e logo a cidade muda o ritmo, as agendas se enchem e as pessoas parecem ter dois principais tipos de comportamento: os caem na folia e aqueles que fogem dela. Pensando nisso, surge uma pergunta: como viver esse tempo sem renunciar à nossa fé e identidade, sem ser da turma da folia?

Ser jovem cristão não é viver à margem do mundo, mas também não é seguir a multidão sem refletir – É viver na Presença! É entender que nossas escolhas dizem muito sobre quem somos e sobre aquilo que governa o nosso coração. Não a tona, Jesus explicou que é “do coração procedem os maus pensamentos, mortes, adultérios, prostituição, furtos, falsos testemunhos e blasfêmias.” (Mt 15:19)

Enquanto muitos buscam alegria passageira, acreditamos que existe uma alegria mais profunda — aquela que não acaba quando a música para, não depende de excessos e não deixa vazio depois. Uma alegria que vem da comunhão, do descanso da alma, do encontro com Deus e com pessoas que caminham na mesma fé, têm o mesmo propósito. Afinal, está perto de Deus é desfrutar de doses de felicidade real, como cantou Davi: “Em ti me alegrarei e saltarei de prazer; cantarei louvores ao teu nome, ó Altíssimo.” (Sl 9:2)

 

O feriado do carnaval pode ser mais do que apenas fugir da folia. Ele pode ser um tempo de propósito, de fortalecimento espiritual, de cuidado com a mente e o coração. Um tempo para desacelerar, servir, refletir e se RECONECTAR com aquilo que realmente importa. Em dias agitados, até mesmo o Salvador fazia retiros com propósito de estar mais perto do Pai celestial (Lc 5:16), mesmo comportamento que devemos imitar como filhos e filhas de Deus. 

Não é uma questão de cumprir regras, mas de identidade em Cristo. Também não é sobre proibição, mas é sobre fazer boas escolhas, escolhas corretas, saudáveis e conscientes – baseadas na Palavra e na presença daquele que nos deu vida e caminha com a gente em todo o tempo.

Que nesses dias você escolha viver algo que edifique, que gere vida e que deixe marcas eternas no seu coração. Permaneça na PRESENÇA!

Texto: Ministério Jovem Geral

Notícias